12 dicas de como dormir bem para uma noite de sono merecida

Escrito por
Em 08.10.20

iStock

Muitas pessoas não sabem como dormir bem e isso traz malefícios de uma maneira geral. Uma noite mal dormida pode causar estresse, dores no corpo, na cabeça e ainda atrapalha nossa rotina. Por isso, você vai conferir algumas dicas que podem te ajudar nessa batalha contra a insônia. Bons sonhos!

Continua após o anúncio

12 dicas de como dormir bem

Pequenas ações podem contribuir para uma noite de sono plena e confortável. Veja algumas delas:

1. Praticar atividades físicas

iStock

Sim, é clichê, mas, realmente, a prática de exercícios físicos só traz benefícios para nossa vida – inclusive para a hora de dormir.

Isso porque, com o nosso corpo mais cansado, é mais fácil relaxarmos e “desligarmos” a mente na hora de deitar. Sem contar que os exercícios são ótimos aliados na redução de estresse e ansiedade, como confirma esse estudo, e isso com certeza vai melhorar a qualidade do sono.

2. Ingerir alimentos leves e descafeinados à noite

A maioria já sabe que cafeína e sono são inimigos, certo? Mesmo que você sinta que o café não tira seu sono, ele pode acelerar seu metabolismo, dificultando o descanso e relaxamento do corpo.

Além disso, ingerir alimentos pesados e gordurosos atrasa a digestão, processo que demanda um alto nível de trabalho do organismo. Nesses casos, é mais difícil relaxar. Por isso, prefira aquele alimento mais leve e saudável no jantar, ok?

3. Deixar o celular de lado

iStock

Um estudo que analisou a relação entre o uso do celular antes de dormir e a qualidade do sono trouxe uma má notícia àquelas pessoas que possuem esse hábito. Há dois motivos pra isso:

  1. A luz que o aparelho emite inibe a produção de melatonina, um hormônio que também é responsável por regular o sono;
  2. O smartphone pode ser agente de estresse, visto que com ele vem a demanda de estarmos sempre online, disponíveis e antenados. Qualquer notificação, mesmo que silenciosa, pode despertar nosso cérebro, que exige a checagem imediata da “novidade”.

Por isso, é indicado que o celular fique distante, num balcão longe da cama, por exemplo, para que nosso cérebro se desligue do mundo digital também.

Continua após o anúncio

4. Seguir uma rotina de horários

Estabelecer horários para deitar e levantar é uma ótima ideia para regular nosso sono, já que isso ajuda nosso corpo a se acostumar com uma rotina. Ainda, o cérebro passa a exigir que o corpo descanse.

Além do mais, é válido levantar cedo – mesmo que não tenhamos nenhum compromisso – para aproveitarmos bem o dia. Assim, à noite, estaremos cansadas e ansiosas por uma noite bem dormida!

5. Criar um ambiente confortável

iStock

Essa é uma dica muito relativa, pois cada uma sabe o que traz conforto para si mesma. Há quem prefira dormir à meia-luz e quem precise de total escuro; músicas relaxantes ou silêncio absoluto; a sós ou com companhia… cabe a você definir o que melhor contribui para que seu ambiente de sono fique confortável.

Dito isso, invista no seu quarto! Ele é o seu lugar de descanso e plenitude. Decore-o de uma maneira que te satisfaça e procure os elementos que ajudem seu sono a durar a noite inteira.

6. Tomar chás calmantes

Antes de se deitar, um chá quentinho e calmante pode te ajudar a relaxar. Mas tome MUITO cuidado, pois muitos chás possuem cafeína, o que resultará num efeito contrário do desejado. Um chá de camomila, por exemplo, é uma ótima opção, já que possui efeito calmante.

7. Ler

iStock

A leitura pode te ajudar a cair no sono rapidinho, já que seu corpo entende que é hora de relaxar. Os batimentos cardíacos diminuem e as preocupações vão se esvaindo. Entretanto, é preferível que você escolha livros com enredos mais suaves e menos agressivos. Uma história de suspense ou ação, por exemplo, pode causar mais estresse que relaxamento.

8. Deixar as preocupações pra amanhã

Sabemos que não é simples assim, mas pensar nos afazeres do dia seguinte podem – e vão – atrapalhar seu sono. Para evitar que isso aconteça, vale listar todas as tarefas da semana previamente. Assim, você vai dormir já com tudo planejado.

9. Usar óleos essenciais ou cremes

iStock

Continua após o anúncio

Os óleos essenciais vêm ganhando espaço na medicina natural e eles podem ser aliados da sua noite de sono. O óleo de lavanda, camomila, e bergamota são alguns que possuem efeito calmante, diminuindo a ansiedade e o estresse do dia.

E se você for adepta ao skincare, um bom banho de creme hidratante pode ser o que você precisa para ter uma noite de sono de rainha. Ah, e é claro: se possível, peça uma massagem pro companheiro ou companheira, ou faça uma automassagem!

10. Evitar dormir durante o dia

Aquela cochilada inofensiva pode ser o motivo da sua noite mal dormida. Parece óbvio, mas quanto mais cansado seu corpo estiver, mais a fim de repousar ele vai ficar. Por isso, procure não dormir durante o dia e, aos poucos, crie sua rotina de horários.

11. Meditar

iStock

A meditação para dormir pode ser exatamente o que você precisa! Além de auxiliar na manutenção do sono, a prática promove bem-estar, combate depressão, desenvolve concentração e ajuda a regular a respiração.

12. Fazer sexo

É isso mesmo! O sexo e, até mesmo, a masturbação induzem um sono profundo e relaxante, já que estimulam a produção da ocitocina – o famoso “hormônio do amor” – e da dopamina – o hormônio do prazer.

Sem contar que a prática sexual faz o corpo inteiro trabalhar, e, por isso, ele vai procurar pelo descanso merecido em seguida. Então aproveite!

Já estamos relaxadas por aqui! Agora só falta colocar as dicas em práticas e cair no sono, né?

Vídeos e relatos sobre como dormir bem

Nada como ouvir a voz da experiência, não é? Abaixo, você vai conferir alguns relatos e dicas de como dormir bem vindo de quem entende bem do assunto:

11 truques para dormir mais rápido

Continua após o anúncio

A Morgana Santana relata sua experiência com a falta de sono e dá 11 dicas que a ajudaram a regular sua rotina ao dormir. Muitos dos truques já foram listados acima, mas é bom saber que são dicas que funcionam com outras pessoas, né?

Combater a insônia com controle de ansiedade

A psicóloga Priscila Silveira expõe algumas práticas que podem combater a insônia que envolvem “rituais” antes de dormir. Eles consistem em desacelerar o corpo quando a noite chega, diminuir as luzes e procurar se acalmar. Ela ensina uma técnica de respiração que pode te ajudar também. Vale conferir!

Como reprogramar o sono

A Dra. Roberta Rocco, além de expor algumas causas da insônia, traz uma técnica de reprogramação do sono. Ela consiste em relaxar e contar de 10 a 0 várias vezes. Ela explica direitinho como fazer e por que tal prática pode te ajudar. Não perca!

Agora sim! Depois de tantas dicas, só falta colocá-las em prática para que sua noite de sono não seja menos do que você merece. E se você gostou das nossas dicas, não deixe de conferir receitas de chás para dormir melhor.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.