10 benefícios do chá de malva, um aliado contra resfriados e infecções

Escrito por
Em 21.05.21

iStock

Por                                
Em 21.05.21

O chá de malva é feito com uma planta de poderes medicinais, proporcionando benefícios à saúde. Conversamos com a médica nutróloga Katiana Cruz (CRM: 5251213-5), diretora científica da ABMO, docente do curso de especialização em medicina ortomolecular da ABMO, coordenadora do Centro de Estudos ABMO e membro da equipe multidisciplinar da Clínica Joana D’Arc Diniz. Confira!

Publicidade

O que é o chá de malva

iStock

De acordo com Katiana, o chá de malva é feito com folhas secas da Malva Sylvestris, uma planta com poderes medicinais. Outros nomes dessa planta são: malva-cheirosa, malva-dos-boticas, malva-silvestre, malva-de-costa, malva-rosa ou rosa cheirosa.

Veja, a seguir, os principais benefícios!

Benefícios do chá de malva, um excelente antioxidante

”O chá de malva serve para infecções, aftas, gastrite ou esofagite, dor de garganta, rouquidão, tosse e infecções respiratórias em geral, além de problemas de constipação”, aponta. Esse chá também colabora para o emagrecimento, problemas de pele, tensão e é diurético, bem como um excelente antioxidante.

Na sequência, a nutróloga deu mais detalhes sobre cada um dos benefícios!

  • Ação laxativa: de acordo com Katiana, a ação laxativa colabora no alívio da constipação, já que o chá de malva facilita a formação do bolo fecal, ajudando a regular o intestino, principalmente se consumido após as refeições.
  • Atua na melhora das infecções respiratórias: “diminui a inflamação, ajuda a desobstruir as vias respiratórias, alivia sintomas de tosse e dor de garganta, pela ação anti-inflamatória, bactericida e fluidificante”, aponta.
  • Ajuda a aliviar as tensões musculares: a nutróloga explica que o chá de malva tem efeito de relaxar a musculatura devido à ação miorrelaxante e calmante.
  • Melhora a má digestão: além de melhorar a má digestão, ele equilibra o pH estomacal e alivia a azia, bem como evita vômito e refluxo.
  • Ação anti-inflamatória: sua capacidade anti-inflamatória age também contra as aftas, com ação antibactericida, além de conter vitaminas do complexo B.
  • Auxilia no emagrecimento: “ajuda a acelerar o metabolismo corporal, a diminuir a gordura corporal, tem efeito lipolítico e também diminui a fome e compulsão alimentar”, esclarece.
  • Colabora no combate à infecção urinária: pois age como anti-inflamatório, bactericida e diurético, aliviando assim a cistite e colaborando no combate à infecção.
  • Reduz a ansiedade: isso porque esse chá é um aliado no alcance do equilíbrio emocional. Essa ação é originada do seu efeito anti ansiolítico, o qual equilibra os neurotransmissores.
  • Auxilia na desinflamação da acne e na elasticidade da pele: “na acne e problemas de pele, coopera para desinflamar, através de sua ação antibactericida e ainda estimula a produção de colágeno, pela sua ação pró vitamina A”, conta.
  • Possui propriedades diuréticas: “eliminando as toxinas do organismo, aumentando o fluxo urinário e, com isso, ocasionando efeitos na hipertensão e também no edema (inchaço) corporal e facial”, ressalta.

Como fazer chá de malva

A receitinha da nutróloga é bem fácil e rápida: você vai precisar de 2 colheres de sopa rasas de folhas secas de malva para 1 xícara de água fervente.

  1. Primeiro, ferva a água e adicione as folhas secas de malva;
  2. Deixe em infusão, coberto por cerca de 15 minutos;
  3. Coe e beba! Quanto à periodicidade, a nutróloga dá uma dica: “para maior benefício, beber 1 xícara 3 vezes ao dia”.

Para incrementar o chá, você pode usar limão, erva-doce, canela, cravo, gengibre, hortelã ou mel. O gostinho fica incrível com um desses ingredientes, seja o limão ou hortelã para um chá refrescante ou a canela e gengibre para mais termogênico.

Contraindicações e cuidados com o chá de malva

Segundo Katiana, o chá de malva é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, além de não ser recomendado para quem tem pressão alta. Em relação aos cuidados, fique de olho na quantidade, pois pode ocorrer efeito colateral ao ingerir grandes a bebida em grandes doses.

Publicidade

Outro chá com propriedades maravilhosas para a saúde é o chá de camomila. Apesar de ser superfamoso, há muitas dúvidas a respeito dele, e você pode conferir todas as respostas na matéria!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.