Chá de camomila combate a ansiedade? Esclareça essa e outras dúvidas

Escrito por
Em 13.07.19

iStock

Se você nunca tomou, certamente conhece alguém que já recorreu a uma boa xícara de chá de camomila para garantir uma noite de sono melhor. Isso porque o efeito calmante das flores da camomila (utilizadas para fazer o chá) é bastante conhecido e apreciado.

Continua após o anúncio

Ana Paula Moura (CRN 95100221), nutricionista clínica, fitoterapeuta e coaching nutricional, comenta que as flores da camomila são utilizadas desde a antiguidade na medicina popular. Saiba como fazer o chá, esclareça suas dúvidas e confira os principais benefícios do consumo.

8 benefícios do chá de camomila

Saiba porque o chá de camomila é tão apreciado na medicina popular e é, inclusive, indicado por profissionais da área da saúde tais como médicos, fitoterapeutas e nutricionistas.

  1. Efeito calmante: Ana Paula explica que o chá de camomila destaca-se especialmente pelo seu efeito calmante, que trata a ansiedade, hiperatividade, reduz o estresse e auxilia no sono.
  2. Atividade antiespasmódica: o chá é ainda considerado um antiespasmódico natural, podendo ajudar no tratamento dos espasmos musculares.
  3. Melhor digestão: o chá de camomila contribui para uma melhor digestão e ajuda a aliviar as náuseas, conforma destaca Ana Paula.

  4. Controle da dismenorreia: devido à sua ação anti-inflamatória, o chá ajuda a aliviar as cólicas no baixo ventre e outros desconfortos que atingem as mulheres durante a menstruação.
  5. Combate à retenção de líquido: como muitos outros chás, o de camomila é diurético e ajuda a diminuir a retenção de líquido no organismo.
  6. Ajuda na perda de peso: devido ao seu efeito calmante, o chá de camomila reduz a ansiedade, o que pode ser muito importante para quem deseja emagrecer. Além disso, sua ação anti-inflamatória e diurética ajuda no processo de “desinchar”.
  7. Ação antioxidante: o chá de camomila também possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e prevenindo doenças crônicas e o envelhecimento precoce.
  8. Alívio de dores de cabeça: em casos em que a dor de cabeça ou enxaqueca está relacionada à ansiedade, o chá de camomila pode contribuir para o alívio do problema.

O chá de camomila não é popular por acaso: ele pode, sim, trazer muitos benefícios para a saúde!

Como fazer chá de camomila

iStock

Agora que você já conhece os benefícios do chá de camomila, certamente quer aprender a fazê-lo, né? Confira o passo a passo, que é bastante simples.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de flores secas de camomila
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Levar a água em uma panela ou leiteira para ferver;
  2. Quando ferver, desligue o fogo e adicione as flores secas de camomila;
  3. Abafe com uma tampa por cinco minutos;
  4. Coe e beba o chá.

O recomendado é consumir esse e outros chás sem adoçar. Mas, caso você sinta a necessidade de fazer isso, converse com seu nutricionista para saber qual é o adoçante mais indicado.

Continua após o anúncio

Especialista esclarece dúvidas sobre o chá de camomila

iStock

Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas acerca do consumo do chá de camomila.

Chá de camomila emagrece? Indiretamente, sim. Como controla a ansiedade (sendo a ansiedade um dos gatilhos para compulsão e ingestão descontrolada de alimentos), quando prescrito na dose correta, o chá de camomila pode ser um bom aliado no tratamento da perda de peso.

Chá de camomila dá sono? Com sua ação calmante, a camomila trata a ansiedade e estimula um sono restaurador. Porém, Ana Paula explica que a individualidade é fator importante no uso deste chá, e algumas pessoas sentirão mais sono que outras. Desta forma, observar como você responde à ingestão do chá é fundamental, bem como relatar qualquer efeito adverso ao seu fitoterapeuta.

Chá de camomila tem cafeína? Não, pois está na classe dos chás calmantes. “São os chás estimulantes que possuem cafeína”, ressalta a fitoterapeuta.

Chá de camomila pode ser consumido por grávidas? Nenhum chá, exceto o de gengibre e quando prescrito por fitoterapeuta, deve ser utilizado por grávidas sem que o obstetra tenha conhecimento.

Chá de camomila atua em casos de gripe? Pode ser um bom aliado no tratamento da gripe, principalmente por sua ação calmante e anti-inflamatória, responde a fitoterapeuta.

Chá de camomila pode ser dado para bebês? Apesar de ser comum na sabedoria popular este tipo de ação, o chá não deve ser utilizado por bebês sem que o pediatra saiba.

Chá de camomila com gengibre pode ajudar no emagrecimento? “A camomila pode diminuir a compulsão, pelo controle da ansiedade. Já o gengibre, com sua ação termogênica e anti-inflamatória, também age indiretamente e beneficamente no tratamento da obesidade. Sendo assim, a associação das duas plantas é interessante na perda de peso”, explica a médica.

Existem contraindicações para o chá de camomila? Este é um chá muito bem tolerado, salvo alguma predisposição alérgica do indivíduo a esta planta. Ele só não deve ser consumido por grávidas e crianças sem acompanhamento do obstetra ou pediatra.

Continua após o anúncio

Chá de camomila nos cabelos: quais os benefícios? A cultura popular descreve um clareamento dos cabelos com o uso tópico do chá. Porém, este efeito pode variar de uma pessoa para outra, não sendo possível afirmar que isto realmente ocorrerá.

Apesar de ser um chá com poucas contraindicações, é sempre interessante incluí-lo em sua alimentação seguindo as orientações de seu médio. Desta forma, o profissional indicará as quantidades necessárias e a melhor forma de consumo levando em conta as particularidades do seu caso.

Mais informações sobre chá de camomila

Confira o que algumas pessoas dizem sobre o uso de chá de camomila:

Chá de camomila no cabelo funciona?

Fê Resende mostra o resultado do uso de chá de camomila nos cabelos com o objetivo de clarear um pouco seus fios (que já são naturalmente claros). Além dele, ela usou shampoo e condicionador de camomila. Ela declara que percebeu uma iluminação maior no cabelo após um mês de uso. Confira o relato completo no vídeo.

Chá de camomila para combater a ansiedade

Dedessa dá a dica de utilizar o chá de camomila para aliviar a ansiedade e o estresse do dia a dia. No vídeo, ela conta que toma cerca de um litro do chá quando, por algum motivo, fica mais nervosa, o que a ajuda muito.

Como oferece poucas contraindicações, é possível dizer que vale a pena incluir o chá de camomila na rotina diária e conferir os benefícios que ele pode oferecer, especialmente no que diz respeito ao controle da ansiedade e melhora do sono.

Para oferecer vantagens para a saúde, vale destacar que o chá de camomila deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Aproveite e conheça também os benefícios do chá de manjericão.

Continua após o anúncio

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar