Chá de sene: conheça seus benefícios, efeito emagrecedor e contraindicações

Escrito por Nicole Broetto

Foto: iStock

Nativa de regiões semiáridas do Oriente Médio, África e Ásia, a planta sene é utilizada desde a antiguidade como remédio medicinal pelos povos antigos.

De fato, ela possui propriedades fitoterápicas, e seu chá, de cor amarronzada, com aroma fraco e sabor amargo, é muito procurado nos dias de hoje por seu efeito laxante e emagrecedor, devido à presença de senoides.

Para que serve o chá de sene?

Foto: iStock

E além do efeito laxativo do chá de sene, será que existem outros benefícios no consumo da bebida? Confira abaixo.

Combate a prisão de ventre

Um dos maiores motivos de ser tão procurado é devido o poder laxativo do chá de sene, como já dito. A planta não só ajuda a estimular o músculo do cólon, como também possui derivados antraquinônicos, que aliviam a constipação. Isso ocorre devido aos compostos químicos chamados senosídeos A e B, que estimulam o funcionamento do intestino.

Apresenta antioxidantes naturais

Além dos senosídeos, as folhas de sene também são ricas em flavonóides e glicosídeos, entre outros ingredientes ativos, que funcionam como antioxidantes. Os antioxidantes são de extrema importância no nosso corpo, pois são eles que evitam a ocorrência de doenças crônicas no organismo.

Leia também: 5 chás superpotentes pra ajudar a acabar de vez com a gordura abdominal

Possui função detox

Esse chá também é ótimo para ser utilizado como bebida detox, que limpa o organismo de toxinas e resíduos. Já que ele age como diurético, o chá de sene estimula a liberação de líquidos, retirando o excesso de sais, gorduras e acúmulo de água, que causa inchaços no corpo.

Evita inflamações

Um aspecto interessante é que esse chá é usado por muitos como tratamento alternativo de problemas inflamatórios, como dores de cabeça e inflamações nas articulações e tecidos.

Atua como vermífugo

Outro uso para o chá de sene é como vermicida, já que determinados compostos encontrados no chá possuem efeitos antiparasitário, facilitando a eliminação de parasitas e vermes intestinais.

Os benefícios desse chá não contribuem somente para o equilíbrio da flora intestinal. Ele pode ocasionar qualidades muito favoráveis para outras funções variadas do organismo, também. Vale muito a pena!

Chá de sene emagrece?

Foto: iStock

Enfim, um dos pontos que mais chamam a atenção daquelas que estão em busca de perder uns quilinhos: o chá de sene realmente emagrece?

Leia também: Chá de hibisco: veja os benefícios e sua relação com o emagrecimento

Esse chá elimina a absorção de água e gordura pelo intestino, evitando o acúmulo de gordura e diminuindo o inchaço de mulheres que retêm muitos líquidos.

Ele também possui glicosídeos, substâncias que melhoram a função intestinal e reduz a absorção de gorduras e calorias. A explicação está no fato de que o chá de sene faz com que o intestino funcione de maneira mais intensiva, processando mais rapidamente os alimentos.

Como fazer e tomar chá de sene

Foto: iStock

Agora que você já sabe seus benefícios, já pensou em fazer seu próprio chá de sene? Basta seguir a receita abaixo.

Ingredientes

  • Folhas secas de sene
  • Água
  • Açúcar ou adoçante (opcional)

Modo de preparo

  1. Você precisará, antes de tudo, colocar cerca de uma colher das folhas secas em 200 ml de água;
  2. Após a fervura da água, aguardar 5 minutos e então desligar o fogo;
  3. Em seguida, abafe a infusão por mais 5 minutos e, após esse tempo, coe o líquido;
  4. Adoce com o açúcar ou adoçante de sua preferência, se achar necessário, e o chá já estará pronto para beber.

Lembre-se de que o chá de sene possui fortes propriedades laxativas e diuréticas, não sendo recomendado ingeri-lo por muitos dias seguidos. Além disso, é válido consumi-lo logo antes de dormir, já que seus efeitos demoram de 6 a 12 horas para se manifestarem, aparecendo logo ao acordar.

Alertas sobre o consumo

Foto: iStock

Apesar de tudo que foi dito, o consumo do chá de sene requer alguns cuidados.

Leia também: 20 receitas de chás gelados energizantes e refrescantes

Essa bebida não é indicada para certos grupos de pessoas, justamente por influenciar no funcionamento intenso do intestino. Portanto, grávidas e mulheres em períodos de menstruação devem evitá-la, pois pode resultar em cólicas.

Pessoas com problemas de apendicite ou insuficiência renal, hepática ou cardíaca também devem ter precauções, já que o uso excessivo do chá pode causar baixos níveis de potássio e cálcio no sangue, resultando em fraquezas, arritmias cardíacas e diarreia. Menores de 14 anos, idosos e pessoas com sensibilidade intestinal também devem evitar o uso.

Lembre-se de sempre consultar um médico ou nutricionista antes de fazer o uso de substâncias pela primeira vez. Mas tomando os devidos cuidados e não exagerando, o chá de sene pode ser um aliado da vida saudável.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web