Chá detox: conheça suas funções e saiba como preparar

Escrito por
Em 17.04.19

iStock

O termo “detox” está em alta e a maioria das pessoas já ouviu falar que consumir chá detox regularmente traz benefícios incríveis para a saúde. Porém, nem todo mundo sabe como esse tipo de chá age, quais são os chás realmente considerados “detox”, entre outros pontos.

Continua após o anúncio

Ana Paula Moura (CRN 95100221), nutricionista clínica, fitoterapeuta e coaching nutricional, explica que o chá detox, devido à presença de antioxidantes importantes contidos nos ingredientes utilizados, elimina substâncias nocivas ao organismo, geralmente depositadas no fígado, e que são capazes de causar doenças graves (como o câncer, por exemplo). Saiba mais sobre a função deste tipo de chá, onde comprar e como prepará-lo em casa.

Índice do conteúdo:

Qual a função do chá detox?

iStock

Ana Paula explica que, para se entender o que é um chá detox, é preciso saber, primeiramente, o que é considerada uma dieta detox, ou o processo de destoxificação do organismo. “Este processo elimina substâncias tóxicas (xenobióticos) do nosso corpo, que vêm pelo próprio organismo, ou pela poluição, pelo consumo de corantes, conservantes, agrotóxicos e medicamentos, pelo contato com produtos químicos domésticos etc.”, comenta.

Determinados chás podem ajudar nesse processo por serem, conforme explica Ana Paula, ricos em antioxidantes e fitoquímicos, que eliminam as toxinas do organismo.

Leia também: Chá de hibisco: veja os benefícios e sua relação com o emagrecimento

“Vale destacar, porém, que a destoxificação ou detox não é atingida apenas com um alimento. A eliminação de xenobióticos é realizada com uma diversidade de alimentos ricos em fitoquímicos que, agindo em conjunto, retiram as toxinas corporais. O chá detox, portanto, terá o efeito esperado quando associado a uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, fibras, entre outros”, alerta Ana Paula.

Com a destoxificação do organismo, são inúmeros os benefícios sentidos (além da prevenção contra doenças mais sérias): redução do inchaço, diminuição da celulite, melhora na aparência da pele, fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no processo de emagrecimento e no bom funcionamento do intestino etc.

Receitas de chá detox

iStock

Continua após o anúncio

Ana Paula destaca que as principais ervas utilizadas para o preparo de chás destoxificante são: chá verde, cavalinha, hibiscos, gengibre, dente-de-leão, hortelã e capim-limão. Confira algumas receitas abaixo:

1. Chá de cavalinha com limão e canela

Ingredientes:

Leia também: Desinchá: conheça o chá que promete desinchar e reduzir medidas

  • 1 colher (sopa rasa) de cavalinha;
  • 250 ml de água;
  • 1 rodela de limão com casca (limpar bem a casca);
  • 1 pedaço pequeno de canela em pau.

Modo de preparo: “coloque a água para ferver. Coloque os ingredientes (cavalinha, limão, canela em pau) em uma xícara. Ao levantar fervura, apagar o fogo e colocar a água fervente na xícara e tampar por 5 minutos. Coar e tomar. Caso prefira gelado, colocar em garrafinhas fechadas e levar à refrigeração”, orienta Ana Paula.

2. Chá de hibisco e cavalinha

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de cavalinha;
  • 1 colher (sopa) de hibisco;
  • 1 canela em pau.

Modo de preparo: colocar a água para ferver, quando levantar fervura, desligar o fogo e adicionar os demais ingredientes, tampar e aguardar cerca de 5 minutos. Coar e tomar.

3. Chá detox de dente-de-leão

Ingredientes:

Leia também: 9 coisas que você pode fazer com sachê de chá usado e nem fazia ideia

Continua após o anúncio

  • 1 litro de água;
  • 4 colheres (sopa) de dente-de-leão desidratado.

Modo de preparo: ferver a água. Quando levantar fervura, desligar o fogo, adicionar a erva, abafar (com uma tampa de panela) e aguardar por cerca de 5 minutos antes de coar e tomar.

4. Chá detox de capim-limão com hortelã

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (sopa) de folhas de capim-limão;
  • 1 colher (sopa) de folhinhas hortelã.

Modo de preparo: leve a água para ferver. Quando levantar fervura, desligue fogo e adicione as folhas de capim-limão e hortelã. Abafe por cerca de 5 minutos. Depois, coe e tome.

5. Chá detox de hibisco, canela e gengibre

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 4 colheres (sopa) de hibisco desidratado;
  • 1 pedacinho de gengibre;
  • 1 pedaço de canela em pau.

Modo de preparo: coloque a água para ferver e, quando levantar fervura, desligue o fogo. Adicione todos os ingredientes, abafe e espere cerca de 5 minutos. Coe e tome. Se desejar, espere amornar e leve à geladeira.

Essas são apenas algumas sugestões, dá para usar a criatividade e fazer os chás que mais te agradam em relação ao sabor.

Chá detox: onde comprar

iStock

Continua após o anúncio

Atualmente, você encontra chá detox à venda na forma de ervas, de sachês ou, em alguns casos, em pó ou em cápsulas. Confira algumas opções:

  1. Chá de Cavalinha, na Relva Verde
  2. Chá detox em cápsulas Upnutri, na Natue
  3. Chá verde limão Nutraway, na Natue
  4. Hibiscus Fruit Limão, na Natue
  5. Chá de gengibre e limão, na Chá e Cia
  6. Chá de capim limão, na Chá e Cia

Ana Paula comenta que o ideal é fazer o chá da erva fresca ou seca, com a técnica correta, para que todos os fitoquímicos sejam preservados. “No entanto, na falta da erva, utilizar o chá de sachê é uma alternativa, pois desta forma não deixaremos de tomá-lo naquele dia”, explica.

Agora você já conhece a função do chá detox e tem boas dicas para prepará-lo com seus ingredientes preferidos. Aproveite e conheça também os benefícios do chá de manjericão

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação

Para você