Tie-dye: aprenda a técnica ancestral que deixa toda peça mais estilosa

Escrito por
Em 02.06.19

Ashley

Tie-dye significa “amarrar-pintar” e consiste em uma técnica de tingimento que cria roupas tão incríveis que conquistam o coração de qualquer um. As peças tie-dye dão nota 10 em estilo e são mega descoladas, com aquela pegada moderninha.

Continua após o anúncio

O processo é feito com amarrações e dobras de tecido onde a tinta não deve ser aplicada. Dessa forma, as estampas tie-dye possuem uma aparência de mescla de cores, com seções em branco das partes sem tinta. Essa combinação entrega lindos resultados, veja mais abaixo.

30 peças tie-dye para se encantar com essa técnica

Se você já é fã do estilo ou está cheia de curiosidade para conhecer a técnica, não perca os lindos exemplos de roupas tie-dye a seguir.

1. O tie-dye pode ser utilizado de muitas maneiras

2. Estilizando roupas de uma maneira bem original

3. Deixando-as com um ar interessante

Compre na c&a

4. E até aquela peça mais sem graça pode ficar atrativa

5. A técnica pode ser utilizada de muitos modos

6. E com o uso de tintas diversas

7. Permitindo uma verdadeira variedade de estilizações

iskra

Continua após o anúncio

8. Seja pelo modo de pintar

9. Que pode trazer um efeito marmorizado

10. Ou visual em espiral

11. Ou, quem sabe, pelas cores utilizadas

Compre na riachuelo

12. Algumas peças podem ficar bem neutras

13. Criando um padrão versátil que facilita a combinação da peça com outras roupas

14. Enquanto outras misturas já são mais chamativas

15. Se destacando pelo mix de tons fortes

Compre na riachuelo

16. Que podem acentuar o look quando combinadas em um conjunto mais escuro

17. Se engana quem acredita que a técnica não pode ser utilizada em vestimentas formais

storets

Continua após o anúncio

18. O que não é verdade, como pode ser visto nesta foto

19. Apesar da técnica normalmente ser mais vista em camisetas

20. Ou moletons

21. O tie-dye também pode render uma linda estampa de terninho

22. Ou de macacão

23. E até de uma saia bem elegante

24. Afinal, o tie-dye não se restringe há apenas um modelo de roupa

Compre na c&a

25. Já que pode ser visto em saias

26. Shorts

27. Vestidos

Elle Lynn Boutique

Continua após o anúncio

28. Entre outros itens

29. Deixando todos muito divertidos

Compre na riachuelo

30. E com aquela carinha de visual moderno que a gente ama!

O tie-dye é tão versátil que não possui limitações, podendo ser utilizado em todo tipo de roupas ou acessório. Basta apenas bom gosto e estilo para arrasar com a técnica!

História e técnicas do tie-dye

Acredita-se que o tie-dye possui origem no Japão do século VIII, onde a técnica de amarração e tingimento era conhecida como Shibori. Entretanto, em muitas partes do mundo processos similares ao tie-dye foram surgindo. Na Índia, por exemplo, existia um antigo procedimento denominado Bandhani que consistia em criar nós na peça para aplicar a tinta.

Leia também: Customização de camiseta: 95 ideais para te inspirar e como transformar suas peças

Além dessas raízes, houveram técnicas bem parecidas na África e na Tailândia, conhecidas como Batik e Mudmee. Apesar da bagagem histórica, a popularidade do tie-dye veio mesmo nos anos 70, quando o movimento hippie adotou a técnica como queridinha.

A partir daí, o tie-dye veio ganhando fãs por todos os lugares. Atualmente, existem muitas maneiras de atingir um lindo resultado com esse tingimento. Pode-se ver o tie-dye espiralado, que dá aquele efeito “caracol”, o ice dye, que usa de cores frias para trazer a aparência de gelo, o tie-dye marmorizado, que se aproxima da textura do mármore, entre outros.

Como fazer tie-dye

Para toda boa fã de DIY, o tie-dye é uma das técnicas mais fáceis de serem replicadas em casa, sendo facilmente reproduzida com poucos materiais.

Fazendo camiseta tie-dye espiral

A youtuber ensina a fazer um dos modelos mais populares de camisetas tie-dye. Segundo ela, seguir uma paleta próxima na hora de escolher as tintas de tecido pode render um ótimo resultado. Ela opta por criar uma estampa com as cores amarelo, vermelho, laranja e rosa. Além disso, ela dá uma dica de como adaptar uma garrafinha em bisnaga para facilitar a aplicação das tintas. Não perca!

Leia também: Looks tumblr: 70 looks e ideias para você se vestir de maneira estilosa

Customização tie-dye com amarrações

Para uma blusa mega elegante, Jessica mostra como customizar de maneira econômica aquela peça que está lá paradinha no seu armpario. Ela faz dobras em sua blusa e cria divisões de amarrações com elásticos. Em seguida, Jessica dilui o corante para tecido em água quente e mergulha a roupa na mistura. O próximo passo é lavar o resíduo, retirar os elásticos e estrear uma linda blusa.

Como fazer tie-dye degradê com Amanda Britto

Ideal para o carnaval, festas ou até para o dia a dia, Amanda cria uma linda camiseta tie-dye com efeito degradê. Ela começa fazendo duas amarrações no centro da peça, dilui o corante rosa e mergulha parte da camiseta. Em seguida, ela tira a roupa do recipiente e mergulha a parte inferior da camiseta em outra mistura com corante verde, sempre mantendo o centro da peça de fora. Retira os elásticos e leva a camiseta para secar.

Tutorial para camisetas tie-dye

Leia também: Vestido de moletom: 70 modelos para arrasar sem abrir mão do conforto

Você é daquelas pessoas que têm roupas guardadas do armário que nem usa mais, mas mesmo assim não consegue jogá-las fora? Se a resposta for sim, esse vídeo oferece a solução para transformar suas peças com lindas estampas tie-dye. O youtuber utiliza um balde, sal, jornal, borrachas e tinta em pó para fazer duas camisetas que utilizam técnicas distintas. Você vai amar!

Possuindo criatividade e os materiais adequados, nada mais é necessário para produzir uma linda peça tie-dye. É mais fácil do que você pensava, não é?

Assim fica fácil compreender porque o tie-dye é tão amado por muitos. A técnica gera resultados incríveis e cheios de originalidade. Então não perca tempo e inclua logo mais peças tie-dye ao seu guarda-roupa, você não irá se arrepender!

Assuntos: Como usar

Para você