Strogonoff vegano: receitas práticas e que vão te saciar por completo

Escrito por
Em 09.07.19

iStock

Se engana quem acha que não é possível preparar pratos saborosos e bem elaborados sem utilizar carne. Strogonoff vegano é uma receita simples de fazer e que é uma ótima pedida para aquele almoço de domingo junto com a família, sabe?

Continua após o anúncio

O segredo está na escolha dos ingredientes, tanto para o creme quanto para os pedacinhos que fazem parte do preparo. De leites vegetais a cogumelos, são muitas as alternativas. Quer conferir como fazer essa delícia em casa? Basta continuar lendo esse post. Você descobrirá que strogonoff vegano é mais fácil e acessível do que você imagina!

Receita de strogonoff vegano

iStock

Ingredientes

  • 2 xícaras de proteína de soja escura
  • Um sachê de molho de tomate
  • Uma caixinha de creme de leite de soja
  • Meia cebola
  • Sal
  • Açúcar
  • Pimenta
  • Molho shoyu
  • Azeite para refogar

Passo a passo

  1. Cozinhe a proteína de soja por alguns minutos, até inchar e ficar macia;
  2. Refogue-a com a cebola, temperando com sal e pimenta. Acrescente uma colher de sopa de molho shoyu para dar mais cor e sabor;
  3. Acrescente o molho de tomate e uma pitada de açúcar;
  4. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite;
  5. Sirva com arroz e batata palha ou com os complementos da sua preferência.

Essa é apenas uma das maneiras de se preparar o strogonoff vegano, mas também vale acrescentar cogumelos e outros ingredientes para incrementá-la. Tudo vai depender do seu gosto! Que tal experimentar temperos diferentes e dar um sabor todo seu?

Outras receitas de strogonoff vegano

Com simples substituições de ingredientes você prepara um strogonoff vegano totalmente diferente. Vale trocar a proteína animal por palmito ou grão-de-bico, por exemplo. Delicie-se com as sugestões abaixo.

1. Strogonoff vegano de palmito

Leia também: 15 canais do Youtube para aprender receitas veganas

Esse strogonoff não tem mistério nenhum para ser preparado. O molho é composto por leite de aveia, molho de tomate e uma pitada de mostarda. O bacana é que o vídeo mostra como fazer em casa o leite de aveia – e é bem simples.

2. Strogonoff vegano de grão-de-bico

iStock

Além de vegano, esse strogonoff é baratinho: todos os ingredientes são acessíveis. O grão-de-bico já cozido é combinado com uma saborosa junção de cebola, alho e alho-poró, e o leite de amendoim garante a cremosidade. Dá água na boca só de pensar. Veja o passo a passo aqui.

Continua após o anúncio

3. Strogonoff vegano de cogumelo

O primeiro passo para preparar esse strogonoff é fazer o creme de leite de castanhas de caju, deixando as castanhas de molho e depois batendo com água no liquidificador. A textura do cogumelo fica perfeita nesse prato livre de crueldade animal.

4. Strogonoff vegano de shimeji

Leia também: 26 receitas veganas deliciosas para o seu cardápio do dia a dia

Com creme feito com tofu, esse strogonoff sem carne é bem cremoso e irresistível. Os cogumelos refogados na cebola ficam maravilhosos, enquanto o milho em conserva e a batata em cubinhos dão um toque todo especial. Faça em casa!

5. Strogonoff vegano de soja e cogumelos

Você não precisa usar apenas um ingrediente para substituir a carne do seu strogonoff. A receita do vídeo acima, por exemplo, faz uma bela combinação de champignon e proteína de soja. O creme de leite de soja utilizado pode ser encontrado em facilidade em grandes supermercados. Sem mistério!

6. Strogonoff vegano de PTS e champignon

Suave, essa versão do strogonoff ganha um toque de leite de coco delicioso. Proteína de soja e champignon fatiado são os astros da receita, que ainda leva um pouquinho de ketchup e mostarda para saborizar. Vale a pena tentar em casa!

Leia também: 35 receitas de sobremesa vegana para você experimentar

Continua após o anúncio

7. Strogonoff vegano de proteína de soja e leite de amendoim

Já pensou em preparar um strogonoff vegano por menos de 10 reais? É possível! Basta apostar em itens acessíveis, como alho, tomate e proteína de soja. O leite vegetal de amendoim pode ser feito em casa mesmo, é bem fácil.

Procurando outros pratos sem carne? Confira 31 receitas de hambúrguer vegano para você se surpreender!

Assuntos: Alimentação

Para você