38 receitas de salada de macarrão perfeitas para servir nos dias quentes

Com muitas possibilidades de preparo, a salada de macarrão pode se tornar uma refeição completa, além de deliciosa

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

Tem comidas que, de tão bonitas, encantam à primeira vista! E um ótimo exemplo disso é a salada de macarrão… Geralmente bastante colorida, ela costuma dar água na boca em adultos e crianças – sendo, inclusive, uma boa maneira de introduzir legumes na rotina dos pequenos, sem que eles fiquem reparando nos ingredientes que não gostam ou não conhecem.

Versátil, a salada de macarrão agrada por poder ser feita de infinitas maneiras, usando seus ingredientes preferidos e/ou o que você tem na geladeira naquele momento. Isso sem falar que, de forma geral, tem preparo bem simples!

Opção leve e deliciosa, a salada de macarrão é ótima para ser servida em dias quentes. Pode, inclusive, ser feita com antecedência e ficar na geladeira, sendo servida depois, bem geladinha.

Outra característica que agrada muito é o fato de poder se tornar um prato único, já que a salada de macarrão, de forma geral, reúne carboidrato (do macarrão), vitaminas e sais minerais (dos legumes e verduras) e proteína (que pode ser, por exemplo, do frango, do atum, de cogumelos).

Então, se você adora refeições completas, saborosas e práticas, prepare-se para anotar as receitas!

Leia também: 10 alimentos saudáveis que deixam você satisfeita

Saladas de macarrão com frango e embutidos

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Salada de macarrão com frango e molho pesto: uma salada de macarrão simples, mas que, combinada com um incrível pesto de manjericão, ganha um sabor único e delicioso.

2. Salada de macarrão com frango, repolho roxo e agrião: feita com macarrão de arroz, traz uma combinação de ingredientes saudáveis e saborosos! Mas, quem preferir pode fazer também com macarrão comum.

3. Salada de macarrão com peito de peru, queijo prato e pimentão: receita feita com macarrão integral, mas você pode também usar o tradicional no formato que quiser. Também pode adicionar atum, cenoura, vagem cozida, tomate cereja e o que mais sua imaginação permitir!

4. Salada de presunto, queijo e legumes: boa pedida para servir para as crianças. A receita usa macarrão farfalline, mas você pode usar a massa que quiser (mas dê preferência a massas curtas). Outra dica é usar ingredientes que não estraguem com facilidade se ficarem fora da geladeira, principalmente no calor.

5. Salada de macarrão com presunto de peru, queijo minas, chicória e berinjela : boa opção para quando a vontade de comer massa é grande, mas a temperatura não combina com molhos quentes e pesados. Você usará, basicamente, fusilli, cebola roxa, berinjela, tomate cereja, chicória, cenoura, queijo minas, presunto de peru defumado e uva passa.

Leia também: 11 benefícios incríveis do aipo e receitas deliciosas para o dia a dia

6. Salada de macarrão com presunto azeitona e tomate: uma receita prática e rápida, sem falar que é o acompanhamento ideal para o seu churrasco de fim de semana! Ou ainda, opção para aqueles dias quentes em que você não quer perder muito tempo na cozinha!

7. Salada de macarrão com presunto, mussarela, pimentão e cenoura: uma entradinha que é garantia de sucesso! Você precisará de macarrão parafuso cozido al dente, pimentão vermelho, pimentão amarelo, mussarela, presunto, cenoura, azeitonas, maioneses, sal, pimenta e ovos.

Saladas de macarrão com peixe e frutos do mar

Foto: Reprodução / Gordelícias

8. Salada de macarrão com atum e brócolis: além de saborosa, é uma receita prática, afinal, tendo a lata de atum em casa, você só precisará colocar a massa para cozinhar, o brócolis para cozinhar no vapor, e, depois, é só misturar tudo!

9. Salada de macarrão com atum e passas: uma refeição de único prato que fará o maior sucesso. Você pode também, sempre que desejar, variar os ingredientes, trocando, por exemplo, o atum por frango desfiado, presunto picadinho ou peito de peru.

10. Salada de macarrão com atum, milho, ervilha e nozes: um prato leve, refrescante, bem gostoso e que não pesa tanto na consciência de quem está de dieta. Uma pedida para um jantarzinho rápido durante a semana.

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

11. Salada de macarrão com atum, milho, azeitona e tomate: para fazer esta salada de macarrão que se torna uma refeição completa, você usará macarrão massa curta, sal, atum, creme de leite, maionese, limão, milho verde em conserva, tomates, azeitona picada sem caroço e pimenta-do-reino.

12. Salada de macarrão oriental com atum: uma receita que usa um macarrão especial, que tem como matéria-prima o amido do feijão verde, é leve e totalmente neutro. Mas, caso prefira, você pode usar macarrão tradicional para deixar sua receita mais prática.

13. Salada picante de macarrão com atum, vagem e couve-flor: uma receita prática para a qual você só precisará de macarrão (penne, concha, parafuso etc.), vagem, couve-flor, atum, queijo provolone, sal, pimenta-do-reino, azeite, salsa picadinha e molho de pimenta.

14. Salada de macarrão com atum, palmito, cenoura e cottage: uma receita leve, para a qual você precisará apenas de cenoura, cottage, palmitos, atum, macarrão, pimenta-do-reino, azeite e alface. Além de ser uma refeição completa deliciosa, é bem prática.

15. Salada picante de macarrão com sardinha: boa pedida para quem adora sardinha! Você deve usar sardinhas em lata com azeite, pois a conserva será também o molho da salada de macarrão.

Leia também: 13 receitas com molho madeira para um jantar caprichado

16. Salada de macarrão com bacalhau: um prato muito saboroso e bem tranquilo de se fazer. Isso sem falar que cai muito bem para os dias mais quentes! Além do bacalhau e da massa, você usará iogurte natural, tomatinhos, azeitonas pretas, alho, molho de mostarda, azeite, sal e ervas finas.

17. Salada de macarrão com salmão e pimenta biquinho: uma receita leve e refrescante, para a qual você só precisará de filé de salmão, limão, tomates, salsa picada, macarrão tipo penne, pimenta biquinho, sal, pimenta e azeite a gosto.

18. Salada de macarrão com salmão e abobrinha: feita com macarrão integral. Além da massa, você usará salmão defumado, abobrinha, alho, limão, azeite extravirgem, iogurte natural, cream cheese, ervas (manjericão, hortelã, cheiro-verde), sal e pimenta-do-reino.

19. Salada de macarrão com anchova e tomate: exemplo de alimentação fria, saudável e rápida de preparar. O tempo de preparo é basicamente o do cozimento da massa, e os ingredientes combinam o carboidrato do macarrão, as excelentes propriedades do tomate e a proteína (e o sabor!) da anchova.

20. Salada de macarrão de arroz com camarões e legumes: um prato gostoso, diferente e com toque oriental. A receita é feita com bifum (macarrão de arroz), camarões e uma variedade interessante de legumes.

Saladas de macarrão sem carne

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

21. Salada de macarrão grega: além de ser bonita, é prática, você pode fazer com antecedência e manter na geladeira até o momento de servir. Você pode também customizar com os ingredientes que tiver em casa e deixar o prato do seu jeito!

22. Salada de macarrão de alho-poró, pepino, milho e ervilha: nesta receita, você fará inclusive a maionese. Para isso, precisará, basicamente, de castanha de caju, água, alho, limão, azeite e sal.

23. Salada de macarrão com cenoura e milho: uma receita muito prática e fácil. Você precisará apenas de macarrão gravata (ou outro de sua preferência), maionese, cenoura ralada, milho verde e cebolinha e salsa a gosto.

24. Salada de macarrão com milho, ervilha e cenoura: uma maneira de variar o consumo de salada. É uma receita leve, refrescante e extremamente convidativa (colorida), inclusive para as crianças.

25. Salada de macarrão com grão de bico: você pode servir esta deliciosa salada como prato principal ou, se preferir, como acompanhamento de um prato principal leve. A dica é abusar das ervas frescas como salsa, cebolinha, orégano ou manjericão neste tipo de salada!

26. Salada de macarrão com ricota, ovo e tomate: uma salada de macarrão deliciosa e levinha. Você precisará apenas de macarrão parafuso, tomates, ovos cozidos, ricota esfarelada, salsa ou coentro, sal, pimenta-do-reino e azeite.

27. Salada de macarrão com rabanete: boa dica para os dias quentes. Esta salada de macarrão, que é vegana, pode acompanhar, por exemplo, hambúrguer de lentilha e salada de legumes, entre outras opções. Para um almoço completo e saboroso!

28. Salada de macarrão com agrião, mussarela e abacate: uma salada de massa bastante colorida e completa! Ideal para acompanhar um franguinho ou encher a barriga daqueles que não consomem carne. Boa pedida especialmente para os dias quentes!

29. Salada de macarrão com abobrinha, cenoura e tomate: sobrou macarrão? Você pode reaproveitá-lo na hora de fazer esta deliciosa salada. É uma receita simples e rápida! Além do macarrão, você usará cenoura, abobrinha, repolho, beterraba, brócolis, iogurte natural, páprica, sal, pimenta-do-reino, azeite, cheiro-verde e tomate.

30. Salada de macarrão com abobrinha, tomate e curry: bonita, deliciosa, com texturas e sabores surpreendentes. A receita rende para duas pessoas e é a dica perfeita para um almoço de fim de semana, quando o dia está bem quente!

31. Salada de macarrão com tomate, mussarela de búfala e cogumelo paris: uma salada de macarrão mais light, já que não leva maionese nem creme de leite. O tempero é feito refogando em azeite cebola, alho e ervinhas. Para uma refeição supercompleta, saborosa e prática.

Saladas de macarrão elaboradas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

32. Salada de macarrão com aspargo, shitake e abobrinha: um prato gostoso, bonito e refrescante, boa pedida para dias quentes… Isso sem falar que é prático de fazer. Os cogumelos dão o toque especial!

33. Salada de macarrão com tomate cereja, gorgonzola e nozes: uma receita rápida e deliciosa, sem deixar de ser elegante! Você precisará apenas de fusilli, queijo gorgonzola, tomate cereja, nozes e azeite.

34. Salada de macarrão com salsão, tomate, cenoura e vinho branco: boa pedida para acompanhar o churrasquinho do fim de semana. Você usará massa integral, salsão picado, tomate cereja, cenoura, cebola roxa, azeite, vinho branco seco, mostarda, sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha.

35. Salada de macarrão com tomate cereja e hortelã: uma salada diferente, de risoni (aquele macarrão que parece um grão de arroz), leve e refrescante, que utiliza ainda iogurte e hortelã.

36. Salada de macarrão com kani, brócolis, cenoura e ervilha: uma salada refrescante, feita com macarrão parafuso, kani, brócolis, cenoura, pimentão vermelho, ervilha, cheiro-verde, alho, maionese, iogurte natural, vinagre, azeite, orégano, salsinha, cebolinha e sal.

37. Salada de macarrão de arroz com pepino e cenoura: uma salada oriental deliciosa, levinha e refrescante. O bifum é um macarrão feito à base de arroz, sem glúten, e muito usado em preparações japonesas. É ainda um ingrediente fácil de trabalhar.

38. Salada de macarrão de arroz com pepino, cenoura e kani: para uma salada diferente, refrescante e saborosa. A receita rende umas oito porções. E a dica de molho para temperar é vinagre branco, água, sal e gergelim preto.

Com muitas possibilidades de preparação, a salada de macarrão é ótima pedida para os dias mais quentes, podendo transformar-se numa refeição completa ou, quem sabe, sendo acompanhamento de uma boa carne ou churrasco.

Dicas pela Web
Comentários