4 causas de rachadura nos pés e dicas de como tratar o ressecamento

Escrito por
Atualizado em 27.09.21

iStock

Por
Atualizado em 27.09.21

Andar descalça é uma delícia, mas é preciso lidar com as consequências desse hábito. A rachadura nos pés está presente em muitos calcanhares mundo afora. Mas você sabe porque isso acontece? Qual a melhor forma de tratar? A dermatologista Drª Helga Clementino (CRM-BA 19436 | RQE 7443) e a podóloga Sandra Paz esclarecem algumas dúvidas sobre o assunto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que causa rachadura nos pés?

“Nós calçamos sandálias abertas, chinelos, rasteirinhas e tudo isso deixa os pés expostos à poluição, clima, poeira e vento, isso faz com que o nosso pé sofra demais. Ele resseca e forma as rachaduras nos calcanhares. Elas são dolorosas e precisam ser tratadas”, esclareceu a Drª Helga Clementino.

Outros hábitos, pouco saudáveis, contribuem para que as fissuras desconfortáveis apareçam. Conheça as principais causas da rachadura nos pés:

  • Beber pouca água: a hidratação começa de dentro para fora. O hábito de beber bastante água durante o dia é importante para os rins e para a pele. Pois ela também se beneficia da hidratação;
  • Andar descalça: o atrito do pé descalço com o chão engrossa a pele dessa área, em especial a do calcanhar. Essa exposição causa ressecamento e consequentemente, rachaduras nos pés;
  • Falhar na rotina com creme hidratante: o uso diário de cremes específicos para os pés, são importantes para evitar rachaduras. A Drª. Helga explicou que o “hidratante que usamos no corpo não atende as necessidades da pele do pé. Essa região precisa de cremes mais consistentes”. Ou seja, é importante apostar em cremes específicos para essa região;
  • Lixar os pés: a dermatologista alertou: “nunca use lixa nos pés. O organismo entende isso como uma situação de perigo e produz mais pele naquele local que foi lixado”.

Se você já tem rachaduras nos pés, procure por um profissional e siga todas as orientações durante o tratamento. As fissuras abertas facilitam a entrada de vírus e bactérias, podendo causar infecções sérias.

Como tratar de rachadura nos pés

É preciso disciplina para o tratamento das rachaduras nos pés. Acompanhe as dicas das especialistas de como tratar seus pés da forma como eles merecem:

Hidratação diária

O uso diário de creme específico para os pés é muito importante, já que essa área possui necessidades diferentes do restante do corpo. Por isso, é preciso manter a pele hidratada para evitar as rachaduras, além de separar um tempo para o autocuidado e garantir pés lindos e macios.

Esfoliação semanal

Esfoliar os pés é essencial para uma hidratação mais intensa. Isso acontece porque os cremes esfoliantes retiram as células mortas, permitindo que a hidratação seja absorvida pela pele saudável. A Drª Helga recomenda a esfoliação dos pés semanalmente.

A podóloga Sandra Paz ensinou uma receitinha de esfoliação caseira. Você vai precisar de: 1 e ½ xícara de chá de açúcar cristal, 5 gotas de óleo essencial de laranja e 4 colheres de sopa de azeite de oliva. “Aplique o esfoliante sob a pele, sempre em movimentos circulares e precisos, removendo, assim, as células mortas.” recomendou Sandra.

Use meias durante a hidratação

“Sempre que usar um tênis ou uma bota, aplique o seu hidratante para os pés antes de colocar uma meia, assim o seu pé vai ficar mais horas em contato com o hidratante e mais tempo sob o efeito da hidratação”, sugeriu a Drª Helga.

Publicidade

Se mesmo seguindo essas orientações as rachaduras persistirem, procure um profissional de confiança. Ele vai saber indicar o melhor tratamento para o seu caso. Vale lembrar que em hipótese alguma, você deve cortar calos ou excessos de pele, isso é perigoso e pode causar infecções.

Os melhores cremes para rachaduras nos pés

Basta uma rápida busca pela internet, para encontrar diversos tipos de cremes para rachadura nos pés. Confira a lista abaixo os melhores cremes para pés lisinhos e sem rachaduras, segundo relatos de criadoras de conteúdo:

1. Creme hidratante noturno para os pés Footworks Avon – $

O produto é enriquecido com extrato de chá-verde que que suaviza e hidrata a pele áspera e ressecada, em especial o calcanhar. Sua fórmula contém microesferas que criam uma barreira protetora para os pés, além de rápida absorção e propriedade desodorante. Aplique antes de dormir e use uma meia para potencializar a hidratação.

“Esses produtos são sensacionais! […] O hidratante realmente hidrata, você percebe muito, muito, muito, a diferença é gritante. Então, no meu caso eu não tenho pé rachado. Mas os meus pés às vezes ficam muito ressecados, embaixo chega a ficar áspero, bem áspero mesmo. E depois que eu passei a usar esses produtinhos, eles não ficam mais.” – Janete Nobre

2. Esfoliante de Pedra Pomes Granado – $$

O esfoliante é um essencial para remover células mortas e calosidades da pele, esse processo garante que os hidratantes cheguem até a pele saudável. Esse produto da Granado possui em sua fórmula óleo de palma, glicerina vegetal e cera natural de abelha que garantem um toque suave e macio aos seus pés.

“Ele é um creminho bem grossinho, mas as partículas esfoliantes deles são bem fininhas. […] Isso aqui é um negócio que você consegue ver resultado com uso contínuo, não é a primeira vez que você usa que vai ver um resultado. Você sente sim o pé mais limpinho, uma sensação de limpeza, mais macio, mas as áreas críticas mesmo ele não resolve de primeira. […] Eu pude notar que com o uso contínuo você vê um resultado.” – Dicas da Tia

3. Creme hidratante para os pés Mani & Pedi Boticário – $$$

Esse produto oferece hidratação intensa para pés ressecados e áspero. Ele é de fácil absorção e em sua fórmula contém 10% de ureia, uma substância que quebra as conexões das células mortas, melhorando o aspecto e suavidade dos pés.

Publicidade

“Ele é bem molinho, tem textura de máscara de cabelo. […] Então, esse aqui eu gostei muito para usar nos meus pés. Realmente ele deixa meus pés bem hidratados, bem macios, então é bem gostoso de usar. E não precisa passar muita quantidade, porque como ele é bem hidratante, pouca coisa já resolve.” – Laiane Lira

4. Creme para os pés Bacuri Loccitane au Brésil – $$$$

O creme para pés da Loccitane au Brésil é enriquecido com manteiga de Bacuri, uma fruta com propriedades anti-inflamatória e cicatrizante. Além disso é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitamina C, deixando os pés nutridos e livre de ressecamentos e rachaduras.

“O creme tem uma consistência mais cremosa, bem firme e o seu cheiro é delicado e suave, gostei bastante do resultado que proporciona, ou seja, está aprovadíssimo!” – Luana Rodrigues

5. Eucerin Creme para os pés 10% Ureia – $$$$$

O creme para pés 10% ureia da Eucerin, proporciona tratamento intensivo aos pés ásperos e extremamente secos. A textura do creme é mais grossa, ideal para aplicar nos pés antes de dormir. Para potencializar os resultados, use o produto diariamente e conte com a ajuda de uma meia, assim como Drª Helga recomendou anteriormente.

“Nunca havia usado um cuidado específico para os pés, pesquisei bastante antes de comprar e optei pelo Eucerin por não ter nenhuma função esfoliante, já que meu problema não era relacionado ao espessamento da pele, era somente uma (grande) falta de hidratação. Estou AMANDO! Nem pretendo experimentar outro, foi um tiro certo e eu não poderia estar mais satisfeita!” – Vitória H.

Viu como é possível ter pés lisinhos sem gastar muito? Hidrate os pés diariamente e beba bastante água, afinal, o cuidado começa de dentro para fora. E se quiser relaxar e curtir ainda mais esse momento de autocuidado, veja como fazer um escalda-pés.