Óleo de jojoba: descubra as maravilhas desse “ouro do deserto”

Escrito por
Em 02.01.19 (Atualizado em 20.12.18)

iStock

Extraído de uma planta nativa da América do Norte, o óleo de jojoba é composto pelas vitaminas A, B1, B2, E e ceramidas. Considerando isso, seus nutrientes servem para muitas finalidades e essa versatilidade é refletida na criação de diversos produtos. Ou seja, são hidratantes, shampoos e sabonetes que, principalmente, ajudam a controlar a produção de sebo da nossa pele.

Continua após o anúncio

Usado tanto para fins medicinais quanto para tratamentos estéticos, o produto traz inúmeros benefícios à nossa saúde e beleza. Isso porque suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias fazem do óleo de jojoba uma boa escolha para tratar ferimentos, regenerar a pele e retardar o envelhecimento. Ficou curiosa? Então, conheça mais sobre a atuação dessa substância!

4 benefícios incríveis do óleo de jojoba

iStock


Confira quais os principais benefícios que o óleo de jojoba pode te oferecer:

1. Combate a acne

Segundo a fitoterapeuta Renata Camargo, o óleo de jojoba não é gorduroso. Dessa forma, “ele apresenta propriedades antibacterianas que dissolvem os elementos que obstruem os poros, dificultando o aparecimento de espinhas”.

2. Ajuda no crescimento do cabelo

O acúmulo de poluição e sujeira impede o crescimento saudável dos fios, no entanto, “o óleo de jojoba também desobstrui os folículos capilares, normalizando o crescimento das madeixas”, complementa a especialista.

Leia também: Como acabar com as espinhas: dicas e receitas para deixar sua pele lisinha

3. Colabora com a hidratação da pele

Para a fitoterapeuta, seus elementos antioxidantes, assim como suas vitaminas, ajudam tanto na regeneração quanto no rejuvenescimento das células. “Ele é a garantia para uma pele mais firme, com menos rugas e linhas de expressão”.

4. Trata lesões na pele

”Graças a sua grande quantidade de vitamina E, ajuda desde a conter queimaduras solares, até diminuir as cicatrizes de estrias, tudo isso devido ao seu alto poder regenerativo”, comenta Renata Camargo.

Ou seja, na prática o produto é um óleo excelente para diversas situações e sua forma de usar também muda conforme os resultados desejados. Para cada um dos benefícios citados, uma aplicação diferente é necessária.

Continua após o anúncio

Como usar óleo de jojoba

iStock


Manter a pele macia e os cabelos hidratados não é uma tarefa simples. Ainda mais quando não temos ideia de quais produtos usar. Entretanto, as substâncias naturais são uma boa pedida, pois são mais fáceis de se encontrar e proporcionam resultados igualmente satisfatórios. Para aprender a usar o óleo de jojoba, acompanhe as dicas da fitoterapeuta Renata Camargo:

  • Na pele com acne: o óleo de jojoba é excelente para equilibrar a produção de sebo na epiderme. “Portanto, aplique diretamente na zona T (testa, nariz e queixo), massageando suavemente até que o óleo penetre bem”, recomenda a especialista.
  • Nos cabelos: “O óleo é uma boa alternativa para tratar cabelos danificados e revigorá-los completamente”, comenta Renata. Misture algumas gotas no seu shampoo favorito, que ficará enriquecido de todos os seus componentes.
  • Para hidratar a pele: segundo a especialista, para efeitos de hidratação, basta aplicar o óleo de jojoba puro de 2 a 3 vezes por semana na pele. “Com massagem, estimulando assim a região que estará recebendo a hidratação”.
  • Na pele lesionada: para que a substância atue como um verdadeiro anti-inflamatório, misture o óleo de jojoba com um creme hidratante. “Passe nas lesões, deixando agir por cerca de 20 a 30 minutos e enxágue com água corrente”, recomenda a fitoterapeuta.

Portanto, suas propriedades aumentam não apenas a hidratação da pele e dos cabelos, como também recuperam e regeneram em situações mais maduras. Outra forma bastante comum para seu uso é como um poderoso demaquilante, sendo usado com o auxílio de um algodão.

Leia também: 10 receitas de hidratação com azeite para devolver a vida dos seus cabelos

Contraindicações e efeitos colaterais

iStock

Seguro para a grande maioria das pessoas, o óleo de jojoba faz sucesso inclusive com mulheres grávidas ou em processo de amamentação. Segundo a especialista, os efeitos colaterais que podem surgir são as mencionadas reações alérgicas:

  • Urticárias e erupções cutâneas: para Renata Camargo, é necessário fazer um teste de aplicação na pele, a fim de parar imediatamente em sinais de reações alérgicas. “Use uma ou duas gotas do produto sobre a pele e aguarde 24 horas”.
  • Dores gastrointestinais: “isso porque a substância não é feita, em hipótese alguma, para ser consumida, apenas aplicada externamente”, alerta a especialista.
  • Regiões mucosas: a região da mucosa é altamente sensível, podendo acarretar em reações alérgicas mais intensas do que quando aplicado sobre a pele comum. “É preciso ler atentamente os rótulos dos produtos, especialmente para aplicações projetadas em torno de mucosas”.

Com as orientações da profissional, você consegue usufruir dos benefícios deste óleo sem preocupações. Inclusive, Renata ressalta que o óleo de jojoba não pode ser ingerido, pois contém ácido erúcico, que pode causar danos ao coração.

5 produtos com óleo de jojoba para você comprar

Agora que você conhece os benefícios, formas de aplicação e contraindicações do óleo de jojoba, que tal alguns produtos com a substância em sua composição? Seja para renovar os cabelos ou a pele, as opções são inúmeras, garantindo assim um arsenal completo para uma beleza ainda mais reluzente!

Imagem: Dicas de Mulher

  1. Desert Essence, na Loja Lucky Vitamin
  2. Óleo de Jojoba, na Loja Naturenet
  3. Óleo de Jojoba Creme, na Loja Eficácia Farmácia de Manipulação
  4. Protetor Labial Avon Care, na Loja Extra
  5. Shampoo de Jojoba, na Loja Piping Rock

Em síntese, o óleo de jojoba é rico em substâncias interessantes não apenas para a saúde e beleza da pele, como também dos cabelos. Suas altas concentrações de cera líquida não são encontradas em nenhum outro tipo de produto natural, sendo isso que faz dele um composto tão especial: único, bastante completo e sem igual!

Continua após o anúncio

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Leia também: Silício orgânico: veja os benefícios da nova “fórmula da juventude”

Assuntos: Pele

Para você