Óleo de argan: conheça os benefícios deste “ouro marroquino”

Escrito por                    
Atualizado em 27.05.22

iStock

Por
Atualizado em 27.05.22

Conhecido também como óleo marroquino, o óleo de argan é obtido da extração da Argânia, árvore encontrada apenas no sul do Marrocos, daí vem o nome. Por isso, este é um óleo raro, e como já é de se imaginar, suas propriedades são superespeciais e benéficas.

Publicidade

Atualmente, este óleo tem sido muito usado para tratamentos do cabelo e da pele. Com auxílio da fitoterapeuta Eliza Harada, conheça um pouco mais dos benefícios e das formas de consumo do óleo de argan.

Benefícios do óleo de argan

iStock

Rico em nutrientes, com alta propriedade hidratante e antioxidante, o óleo de argan possui vários benefícios para os cabelos, pele e até para os lábios e unhas. Além disso, seu uso interno também pode propiciar outros efeitos benéficos para nosso organismo. Veja só:

1. Benefícios para a pele

Por sua alta capacidade antioxidante, o óleo de argan estimula a regeneração celular, o que contribui para o tratamento da pele na prevenção do envelhecimento precoce. Atua na cicatrização e melhora a saúde e a aparência da pele, proporcionando uma hidratação profunda.

2. Benefícios para os cabelos

Rico em vitamina E, este óleo tem o poder de rejuvenescer os cabelos, protegendo os folículos capilares e aumentando o brilho. A fitoterapeuta Eliza ressalta que o óleo de argan revitaliza o couro cabeludo e é um ótimo aliado para tratar as indesejáveis pontas duplas, evitando o ressecamento dos fios.

3. Benefícios para as unhas e lábios

O óleo de argan possui propriedades antibacterianas, o que auxilia na proteção de infecções. Além de melhorar sua aparência e coloração, ajuda no fortalecimento da unha. Pode ser usado também como hidratante labial, pois suas propriedades emolientes evitam o ressecamento.

4. Benefícios para o organismo

De acordo com Eliza, o óleo de argan também pode ser ingerido, trazendo diversos benefícios como o controle do colesterol ruim e melhora o sistema digestivo. Ele pode ser ingerido em cápsulas ou em sua forma líquida.

Para extrair todos estes benefícios do óleo de argan, é ideal que ele se apresente na forma pura, extravirgem, preferencialmente. Nos cosméticos, ele geralmente vem acompanhado de outros elementos e nem sempre de forma pura, mas ainda assim é possível obter um pouco dos seus benefícios. Vejamos qual é a melhor forma de consumi-lo conforme cada finalidade.

Como usar o óleo de argan?

iStock

Publicidade

Como o óleo de argan possui benefícios tanto se usados interna ou externamente, suas formas de consumo variam para cada objetivo. Eliza comenta que o processo de extração do óleo comestível é diferente daquele usado para finalidades cosméticas. Por isso, devemos saber qual forma consumir de acordo com cada especificidade.

  • Óleo extravirgem: pode ser utilizado na pele, junto a algum hidratante ou apenas ele. Nas unhas e nos lábios, poucas gotas já fazem um efeito ótimo. Nos cabelos pode ser utilizado junto a máscaras de hidratação.
  • Via oral: encontrado em cápsulas manipuladas, conforme recomendação médica, ou na sua forma extravirgem, encontrada em lojas de produtos naturais. Geralmente recomenda-se duas colheres de café diariamente, para se obter os benefícios para o nosso organismo.
  • Em cosméticos: nos cosméticos, o óleo de argan faz parte da composição do produto, e as recomendações de uso já vem contidas no rótulo. Existe uma variedade de produtos com óleo de argan no mercado, para agradar a gostos e também objetivos.

A fitoterapeuta ressalta a importância dos cuidados da utilização do óleo de argan. Cada forma de consumo visa uma finalidade, e para alguns organismos, pode não funcionar. Vejamos as contraindicações:

Contraindicações

iStock

Por se tratar de um óleo natural, não existem efeitos colaterais muitos danosos. Porém, o seu uso não é recomendado em casos de cabelos e pele muito oleosos, conforme explica Eliza, pois o excesso de oleosidade pode obstruir os poros.

No caso da ingestão do óleo, é ideal que seja recomendado por um médico ou profissional capacitado, para que se verifique se o organismo realmente pode ingerir tal substância.

Para os cosméticos, é preciso que os demais componentes contidos neste produto sejam compatíveis com o tipo de pele, para que não surjam irritações.

11 produtos com óleo de argan para você comprar

Por ser mais utilizado na área de cosméticos, tanto para pele como cabelos e unhas, elencamos 11 produtos com óleo de argan e onde você poderá encontrá-los. São bem variados e as dicas das blogueiras irão te ajudar a escolher o ideal conforme o seu objetivo.

Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Spray de Brilho Argan Charming Cless, na Americanas
  2. “A promessa são fios brilhantes, reparados e com menos frizz, graças ao óleo de Argan (essa febre!) na composição.” – Thais Marques

  3. Shampoo Argan Oil Triskle, na Halfi Cosméticos
  4. “O shampoo impressiona, pois sozinho já é capaz de desembaraçar o cabelo. Não costumo sentir isso em todo produto que uso, por isso fiquei feliz com o resultado logo na primeira aplicação.” – Camila Nunes

    Publicidade

  5. Óleo Puro de Argan Mix Use
  6. “Já usei tanto neles molhados (demoram mais para secar ao natural) e secos. Os resultados são bons: fios mais selados e brilhantes!” – Thais Marques

  7. Fluido Reparador Nutrição Argan Vita Derm
  8. “Ele deixa o cabelo macio, com um brilho lindo, as pontas ficam maravilhosas e sem aquele peso de óleo.” – Isabela Barboza

  9. Avon Advance Techniques Shampoo com Óleo de Argan
  10. Avon Advance Techniques Condicionador com Óleo de Argan, da Avon
  11. Avon Advance Techniques Nutrição Completa Tratamento Nutritivo Argain Oil
  12. Nativa SPA Argan e Quinoa Óleo Desodorante Corporal Hidratante – O Boticário
  13. “O cheiro é uma delícia, é suave mas marcante. Ele deixa a pele linda, em especial quando você passa nas pernas. Dá brilho, mas não fica escorrendo.” – Babye Munhoz

  14. Kit Inoar Argan Oil System Salon Trio, na Beleza na Web
  15. “A linha está aprovada! O que mais se nota é a redução de volume e a diminuição do frizz” – Bia Munstein

  16. Moroccan Argan Oil 100% Puro – The Ordinary, na Beauty Bay
  17. “A textura é de um óleo leve, fácil de espalhar. Amei real esse produto!” – Marina Fabri

  18. Oro Argan Bioderm
  19. “O melhor resultado que encontrei com ele, foi usando com o cabelo seco, passando bastante óleo no comprimento dos fios e lavando normalmente depois. Assim, o excesso sai todo com o shampoo e o resultado final é um cabelo leve, soltinho, macio e brilhante. Adorei!” – Sabrina Olivetti

Realmente este “ouro marroquino” é muito precioso, não é mesmo? São diversos produtos para atender a todas as necessidades. Por se tratar de um óleo natural, é excelente para um tratamento eficaz e duradouro. Encontre o ideal para a sua finalidade e experimente os efeitos deste óleo incrível.

Assuntos: Cabelos, Pele