Óleo de argan: conheça os benefícios deste “ouro marroquino”

Escrito por Carol Romani

iStock

Conhecido também como óleo marroquino, o óleo de argan é obtido da extração da Argânia, árvore encontrada apenas no sul do Marrocos, daí vem o nome. Por isso, este é um óleo raro, e como já é de se imaginar, suas propriedades são superespeciais e benéficas.

Atualmente, este óleo tem sido muito usado para tratamentos do cabelo e da pele. Com auxílio da fitoterapeuta Eliza Harada, conheça um pouco mais dos benefícios e das formas de consumo do óleo de argan.

Benefícios do óleo de argan

iStock

Rico em nutrientes, com alta propriedade hidratante e antioxidante, o óleo de argan possui vários benefícios para os cabelos, pele e até para os lábios e unhas. Além disso, seu uso interno também pode propiciar outros efeitos benéficos para nosso organismo. Veja só:

1. Benefícios para a pele

Por sua alta capacidade antioxidante, o óleo de argan estimula a regeneração celular, o que contribui para o tratamento da pele na prevenção do envelhecimento precoce. Atua na cicatrização e melhora a saúde e a aparência da pele, proporcionando uma hidratação profunda.

2. Benefícios para os cabelos

Rico em vitamina E, este óleo tem o poder de rejuvenescer os cabelos, protegendo os folículos capilares e aumentando o brilho. A fitoterapeuta Eliza ressalta que o óleo de argan revitaliza o couro cabeludo e é um ótimo aliado para tratar as indesejáveis pontas duplas, evitando o ressecamento dos fios.

Leia também: 11 coisas que só quem tem cabelo oleoso vai entender

3. Benefícios para as unhas e lábios

O óleo de argan possui propriedades antibacterianas, o que auxilia na proteção de infecções. Além de melhorar sua aparência e coloração, ajuda no fortalecimento da unha. Pode ser usado também como hidratante labial, pois suas propriedades emolientes evitam o ressecamento.

4. Benefícios para o organismo

De acordo com Eliza, o óleo de argan também pode ser ingerido, trazendo diversos benefícios como o controle do colesterol ruim e melhora o sistema digestivo. Ele pode ser ingerido em cápsulas ou em sua forma líquida.

Para extrair todos estes benefícios do óleo de argan, é ideal que ele se apresente na forma pura, extravirgem, preferencialmente. Nos cosméticos, ele geralmente vem acompanhado de outros elementos e nem sempre de forma pura, mas ainda assim é possível obter um pouco dos seus benefícios. Vejamos qual é a melhor forma de consumi-lo conforme cada finalidade.

Como usar o óleo de argan?

iStock

Como o óleo de argan possui benefícios tanto se usados interna ou externamente, suas formas de consumo variam para cada objetivo. Eliza comenta que o processo de extração do óleo comestível é diferente daquele usado para finalidades cosméticas. Por isso, devemos saber qual forma consumir de acordo com cada especificidade.

  • Óleo extravirgem: pode ser utilizado na pele, junto a algum hidratante ou apenas ele. Nas unhas e nos lábios, poucas gotas já fazem um efeito ótimo. Nos cabelos pode ser utilizado junto a máscaras de hidratação.
  • Via oral: encontrado em cápsulas manipuladas, conforme recomendação médica, ou na sua forma extravirgem, encontrada em lojas de produtos naturais. Geralmente recomenda-se duas colheres de café diariamente, para se obter os benefícios para o nosso organismo.
  • Em cosméticos: nos cosméticos, o óleo de argan faz parte da composição do produto, e as recomendações de uso já vem contidas no rótulo. Existe uma variedade de produtos com óleo de argan no mercado, para agradar a gostos e também objetivos.

A fitoterapeuta ressalta a importância dos cuidados da utilização do óleo de argan. Cada forma de consumo visa uma finalidade, e para alguns organismos, pode não funcionar. Vejamos as contraindicações:

Leia também: Como usar óleo de limpeza facial e os benefícios que essa técnica oferece

Contraindicações

iStock

Por se tratar de um óleo natural, não existem efeitos colaterais muitos danosos. Porém, o seu uso não é recomendado em casos de cabelos e pele muito oleosos, conforme explica Eliza, pois o excesso de oleosidade pode obstruir os poros.

No caso da ingestão do óleo, é ideal que seja recomendado por um médico ou profissional capacitado, para que se verifique se o organismo realmente pode ingerir tal substância.

Para os cosméticos, é preciso que os demais componentes contidos neste produto sejam compatíveis com o tipo de pele, para que não surjam irritações.

11 produtos com óleo de argan para você comprar

Por ser mais utilizado na área de cosméticos, tanto para pele como cabelos e unhas, elencamos 11 produtos com óleo de argan e onde você poderá encontrá-los. São bem variados e as dicas das blogueiras irão te ajudar a escolher o ideal conforme o seu objetivo.

Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Spray de Brilho Argan Charming Cless, na Americanas
  2. “A promessa são fios brilhantes, reparados e com menos frizz, graças ao óleo de Argan (essa febre!) na composição.” – Thais Marques

    Leia também: Óleo de copaíba: saiba mais sobre ele e suas incríveis propriedades

  3. Shampoo Argan Oil Triskle, na Halfi Cosméticos
  4. “O shampoo impressiona, pois sozinho já é capaz de desembaraçar o cabelo. Não costumo sentir isso em todo produto que uso, por isso fiquei feliz com o resultado logo na primeira aplicação.” – Camila Nunes

  5. Óleo Puro de Argan Mix Use
  6. “Já usei tanto neles molhados (demoram mais para secar ao natural) e secos. Os resultados são bons: fios mais selados e brilhantes!” – Thais Marques

  7. Fluido Reparador Nutrição Argan Vita Derm
  8. “Ele deixa o cabelo macio, com um brilho lindo, as pontas ficam maravilhosas e sem aquele peso de óleo.” – Isabela Barboza

  9. Avon Advance Techniques Shampoo com Óleo de Argan
  10. “Ele não deixou meu cabelo “emplastado”, fato que eu amei, já que a maioria dos shampoos para cabelo tingido/danificado dão esse efeito” – Bruna Tavares

  11. Avon Advance Techniques Condicionador com Óleo de Argan, da Avon
  12. “O condicionador é bem denso e com pouco produto você já consegue sentir a maciez e desembaraçar os fios.” – Bruna Tavares

  13. Avon Advance Techniques Nutrição Completa Tratamento Nutritivo Argain Oil
  14. “O óleo também quebra um super galho! Com certeza um excelente BBB e o produto mais legal de toda a linha.” – Bruna Tavares

  15. Nativa SPA Argan e Quinoa Óleo Desodorante Corporal Hidratante – O Boticário
  16. “O cheiro é uma delícia, é suave mas marcante. Ele deixa a pele linda, em especial quando você passa nas pernas. Dá brilho, mas não fica escorrendo.” – Babye Munhoz

  17. Kit Inoar Argan Oil System Salon Trio, na Beleza na Web
  18. “A linha está aprovada! O que mais se nota é a redução de volume e a diminuição do frizz” – Bia Munstein

  19. Moroccan Argan Oil 100% Puro – The Ordinary, na Beauty Bay
  20. “A textura é de um óleo leve, fácil de espalhar. Amei real esse produto!” – Marina Fabri

  21. Oro Argan Bioderm
  22. “O melhor resultado que encontrei com ele, foi usando com o cabelo seco, passando bastante óleo no comprimento dos fios e lavando normalmente depois. Assim, o excesso sai todo com o shampoo e o resultado final é um cabelo leve, soltinho, macio e brilhante. Adorei!” – Sabrina Olivetti

Realmente este “ouro marroquino” é muito precioso, não é mesmo? São diversos produtos para atender a todas as necessidades. Por se tratar de um óleo natural, é excelente para um tratamento eficaz e duradouro. Encontre o ideal para a sua finalidade e experimente os efeitos deste óleo incrível.

Assuntos: Cabelos, Pele

Para você