Mesa posta: dicas e inspirações para receber com charme

Escrito por Nicole Dias

Vamos Receber

Os itens necessários, quais pratos escolher, qual a ordem dos talheres: chegou a hora de saber tudo sobre o mundo da mesa posta. Talvez você não saiba, mas a organização dos itens na mesa tem se tornado uma verdadeira arte! Isso não é à toa: a hora de comer pode ficar ainda mais especial se for em um espaço planejado com cuidado.

De um jantar refinado até um café da manhã solo, são diversas as ocasiões que combinam com uma linda mesa posta. Abaixo você confere todos os artigos e truques que você precisa para fazer bonito, além de inspirações dignas de capa de revista.

Itens para a mesa posta

Tão bom quanto receber amigos em casa é ter a certeza de que todos estão felizes. Uma forma legal de demonstrar carinho é através de uma mesa posta caprichada. Descubra o que é essencial para a hora da refeição e prepare-se para os elogios!

Pratos

Entre os pratos que são frequentemente utilizados em mesas postas estão pratos rasos, fundos e de sobremesa. Em ocasiões mais elegantes, um prato para pão também pode ser acrescentado, sempre no canto esquerdo. O sousplat (“prato de baixo”) fica sempre embaixo de todos os pratos e não é usado para comer, e sim para proteger a toalha. Um segredo para quem está começando a montar suas primeiras mesas é investir primeiramente em peças claras, que combinam com tudo.

Leia também: 90 sousplats de crochê para a sua mesa e modelos com passo a passo

Talheres

A quantidade de talheres a ser usada na sua mesa posta varia conforme o estilo do evento. O bom é ter em casa pelo menos o básico: facas, garfos e colheres. Na hora de organizar tudo, lembre-se de que a faca fica no lado direito do prato e o garfo à esquerda. Os talheres para a sobremesa ficam na parte superior. Um truque é sempre colocar os talheres na ordem que serão usados, de fora para dentro: sopa, salada, prato principal, etc.

Copos

Precisa realmente ter um copo para cada bebida? Depende do cardápio que será servido. O recomendado é ter pelo menos um copo específico para água e taças para vinho. Quanto à disposição, os copos ficam ao lado direito, acima da faca. Se o restante da composição da mesa já for colorido ou com muitos detalhes, aposte na simplicidade dos copos transparentes. Não tem erro.

Toalha e jogo americano

Eis um assunto que gera bastante dúvidas. Quando usar cada um desses elementos? Sem mistério! A toalha é uma boa aposta quando você receberá muitos convidados ou quando a comida é servida no centro da mesa, como foundue ou um café da manhã. Já o jogo americano é muito bem-vindo no dia a dia devido à sua praticidade.

Guardanapos

Se a ideia é fazer uma mesa posta de respeito, deixe os guardanapos de papel para outra ocasião. Os de tecido fazem uma diferença enorme no visual. E para quem deseja elevar a produção a um outro nível, vale dobrar o guardanapo de forma diferente ou prendê-lo com um acessório. Há quem deixe o guardanapo em cima dos pratos, enquanto há quem prefira colocá-lo ao lado do garfo.

Decoração

Embora não sejam essenciais, as decorações com certeza trazem um charme extra à sua mesa posta. Nesse sentido, vale usar a sua imaginação. Arranjos de flores são bastante comuns, assim como velas e castiçais. Um cuidado importante, porém, é com a altura dos objetos que você escolher para decorar. Eles não podem dificultar o bate papo ou impedir que uma pessoa enxergue a outra!

Leia também: Cantinho do café: dicas e inspirações para você fazer o seu

Em mesas superformais, diversos outros itens podem aparecer: de facas especiais para comer peixe até descansos para talheres. Para refeições do cotidiano, porém, não é necessário tanto luxo para organizar algo bem legal.

Mesa posta: como montar

Agora que você já conferiu todos os itens que precisa para criar a sua mesa posta, é hora de começar as suas próprias criações. Não se preocupe: os vídeos abaixo mostram dicas práticas que fazem toda a diferença.

Mesa posta para iniciantes

Você não precisa ter dezenas de louças e acessórios diferentes para começar suas composições, sabia? O vídeo acima apresenta ideias simples e acessíveis para quem está iniciando na arte da mesa posta, desde porta-guardanapo utilizando arranjo de flores artificiais até jogo americano feito de EVA.

Itens básicos para mesa posta

Leia também: Caminho de mesa de crochê: 35 peças para te inspirar e modelos passo a passo

Quais são os itens essenciais para montar uma mesa posta? Quais as dicas para acertar na compra das louças? E as quantidades certas, como saber? Essas e outras perguntas são respondidas no vídeo acima. Entre as dicas, Pollyana Mendes explica que é importante que as peças estejam em sintonia entre si.

Mesa posta: regras de etiqueta

Desde a lista do que você precisa para montar uma mesa linda até qual a ordem de empilhar souplats e pratos, esse vídeo traz bem explicadinho o que você deve saber para ser uma anfitriã de sucesso. Vale prestar atenção aos detalhes: além de ficar no lado direito, a faca deve ficar com a serrinha virada para o prato. Já sabia disso? Play para conferir mais.

Mesa posta para jantar

Um bom conselho para começar a sua mesa posta é separar tudo que você pretende usar nela, como os pratos, copos e decorações. No vídeo acima a proposta é um jantar bem elegante. À mesa, jogo americano, sousplat, prato raso e prato de sobremesa. A combinação do azul marinho com coral é surpreendente.

Em caso de dúvidas, conte com o YouTube para ajudar. O que não faltam por lá são ótimos dicas para arrasar nas confraternizações em casa.

45 inspirações para mesa posta para sair do lugar comum

E vamos à parte mais divertida do mundo da mesa posta: inspirações! Se você procurar pela hashtag #mesaposta no Instagram, encontrará muitas ideias lindas e sugestões para copiar em casa. Abaixo, algumas das mais belas.

1. Você não precisa ter uma ocasião especial para montar uma mesa caprichada

2. Pode ser um café da manhã no final de semana

3. Ou um descontraído lanche da tarde

4. Até o misto-quente de todo dia pode ser servido com charme

5. É possível se divertir com a paleta de cores da sua mesa posta

6. Fazendo combinações entre as louças e acessórios

7. Seja tudo nos mesmos tons

8. Ou algo bem colorido

9. Há quem prefira a dupla preto e branco

10. Enquanto algumas meseiras criam propostas diferenciadas

11. Verde militar + rosa: super em harmonia

12. Laranja e amarelo para uma mesa em clima tropical

13. E vermelho, azul e dourado para uma pegada navy

14. Sua mesa posta pode ser temática

15. Com a decor de Natal mais tradicional

16. Algo bem lúdico para a Páscoa

17. Ou algo bem divertido para o Carnaval

18. Um jogo americano bonito já faz uma grande diferença

19. Olha que festa!

20. Uma sugestão descolada é um jogo americano de cada cor

21. O sousplat é opcional quando há jogo americano, mas sempre traz um toque especial

22. Dá pra deixar tudo combinadinho

23. O sousplat de crochê rosinha garante um visual delicado

24. Enquanto o mais neutro traz um efeito chiquérrimo

25. Outro elemento que agrega ao visual: guardanapos de pano

26. A beleza da simplicidade

27. O porta-guardanapos é um acessório elegante

28. Pode ser super-refinado

29. Ou mais divertido

30. Na sua mesa posta também não podem faltar tábuas e potinhos para servir

31. Como tigelas e bowls

32. E até mesmo os menores recipientes

33. Uma tábua bonita ajuda a organizar os temperos

34. E é ótima opção para servir queijos e petiscos

35. Objetos decorativos trazem um diferencial à mesa

36. Como um vasinho de flores

37. Ou galhos secos bem charmosos

38. E vale usar a criatividade

39. Que tal pães, tomates e uvas para ornamentar a mesa de um jantar italiano?

40. Ou fotos para algo mais romântico?

41. Um singelo recadinho no guardanapo é uma fofura

42. A dica para fazer bonito é organizar a mesa com carinho e atenção

43. Uma coisa é certa: a arte da mesa posta é um caminho sem volta

44. Você vai descobrir que arrumar tudo para você mesma pode ser uma delícia

45. E vai desfrutar ao máximo esses momentos tão saborosos

Vai dizer que não bateu aquela vontade de sair arrumando tudo?

Já sabe como fazer bonito na mesa? Perfeito, agora é hora de servir algo bem gostoso. Confira uma lista de sugestões de almoço de domingo, com 25 receitas incríveis para comer rezando!

Assuntos: Decoração

Para você