12 maneiras de preparar arroz que você provavelmente nunca tentou

Fazer o arroz básico todo dia? Nunca mais! Essas formas incríveis de fazer esse prato ajudarão você a sair da rotina e aproveitar possíveis sobras

Escrito por

Foto: iStock

Continua após o anúncio

No dia a dia, nem sempre temos tempo e criatividade para inovar na cozinha e preparar um prato diferente em cada dia.

Por conta disso, acabamos apostando nas combinações tradicionais, que fazemos de olhos fechados todas as vezes, sem nem pestanejar.

Por exemplo, o arroz. Se você está na cozinha todos os dias já deve até estar enjoada de como fazê-lo, não é? Afinal, é sempre o mesmo jeitinho.

Isso sem contar que até o sabor, com o tempo, acaba dando um pouco de cansaço e você nem vê tanta graça assim nele mais.

Então que tal aprender a cozinhar arroz de maneiras que você nunca imaginou? Saia da rotina e teste essas 12 formas de preparar esse prato.

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

1. Arroz tufado

Foto: Reprodução / Cozinha sem avental

Que tal experimentar um arroz que fique mais crocante e mais inchadinho, tal como daquelas barrinhas doces que encontramos? Basta que você fritá-lo rapidamente após ser cozido. Simples, não?

2. Arroz-waffle

Foto: Reprodução / Probably this

Continua após o anúncio

Para deixar o fundo consistente é utilizada uma técnica persa feita com arroz frio, óleo, leite, panela quente e pano de prato. Aprenda como fazê-lo.

4. Bolo de arroz toscano

Foto: Reprodução / Food 52

Já pensou em fazer um bolo de arroz toscano para você? Sim, um bolo doce! Feito com metade arroz especial para risoto (ou arbóreo) e metade de creme, fica imperdível! Ah, e é feito com poucos ingredientes!

5. Mingau cremoso de arroz

Foto: Reprodução / ChowhoundI

Que tal fazer uma receita chinesa diferente para preparar seu arroz? Essa receita leva caldo de galinha, pedaços de frango e ainda pode levar temperos e acompanhamentos diversos como alho, vegetais picados, shoyu, ovo cozido, salsinha, etc. Para preparar basta cozinhar o arroz em água fria na proporção de 6:1 (6 xícaras de caldo de galinha para 1 de arroz).

6. Biscoito crocante de arroz

Foto: Reprodução / Live Strong

Sabe quando você cozinha demais o seu arroz? Então, que tal você transformá-lo em biscoito tipo cracker? Basta passar um rolo de macarrão para torná-lo uma massa, cortá-lo no formato que desejar, colocar rapidamente no forno para secar e fritá-lo em óleo quente.

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

7. Arancini (ou bolinha de arroz com queijo)

Foto: Reprodução / Just taste

Bolinho de arroz é sempre sensacional, com queijo então, fica excelente! Pode ser feito com qualquer tipo de arroz. Ele leva arroz, ovo, queijo e temperos. Basta enrolar, colocar um pedacinho de mussarela no meio e fritar. Simples, não é mesmo?

Continua após o anúncio

8. Panqueca de arroz

Foto: Reprodução / Budget byte

Use o arroz para fazer a base de sua panqueca. Ela serve tanto para a versão doce quanto salgada. Aprenda a receita aqui.

9. Bolinho de arroz grelhado

Foto: Reprodução / Washoku Guide

Faça bolinhos de arroz que serão grelhados (ou seja, mais saudáveis do que os fritos). São os clássicos bolinhos que você vê em filmes e animações japonesas em formato triangular. Ainda leva molho teryaki, que dá um up a mais na receita. Aprenda como fazer aqui.

10. Arroz na cerveja

Foto: Reprodução / Plain Chicken

E quem disse que a cerveja só acompanha a comida? Faça o seu arroz com uma cerveja light e experimente um sabor diferente e único. É só acrescentar uma garrafa da bebida junto com a água na hora de cozinhar. Lembre-se que, nesse caso, a proporção de água e cerveja será 1:1 (1 xícara de água levará 1 xícara de cerveja).

11. Bolinho de arroz recheado

Foto: Reprodução / China Sichuan Food

Semelhante a um roll oriental, essa receita é supergostosa e você pode rechear seu bolinho com o que quiser! Basta usar arroz empapado e água. Coloque o arroz em uma das esteiras utilizadas para fazer sushi. Coloque o recheio no centro e enrole. Pronto! Você ainda pode salpicar com gergelim.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

12. Farinha de arroz

Foto: Reprodução / Maangchi

Continua após o anúncio

Faça farinha de arroz torrado para servir como acompanhamento ou até mesmo como ingrediente para receitas mais saudáveis, substituindo a de trigo por esta.

Quanta coisa diferente pode ser feita com arroz, não é mesmo? Ou seja, não faltam opções para fazer com as suas sobras ou até mesmo para preparar algo diferente para suas visitas ou família!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação

Para você