Dicas de Mulher Dicas de Saúde

12 maneiras de preparar arroz que você provavelmente nunca tentou

Fazer o arroz básico todo dia? Nunca mais! Essas formas incríveis de fazer esse prato ajudarão você a sair da rotina e aproveitar possíveis sobras

em 12/06/2017

Foto: iStock

No dia a dia, nem sempre temos tempo e criatividade para inovar na cozinha e preparar um prato diferente em cada dia.

Por conta disso, acabamos apostando nas combinações tradicionais, que fazemos de olhos fechados todas as vezes, sem nem pestanejar.

Por exemplo, o arroz. Se você está na cozinha todos os dias já deve até estar enjoada de como fazê-lo, não é? Afinal, é sempre o mesmo jeitinho.

Isso sem contar que até o sabor, com o tempo, acaba dando um pouco de cansaço e você nem vê tanta graça assim nele mais.

Então que tal aprender a cozinhar arroz de maneiras que você nunca imaginou? Saia da rotina e teste essas 12 formas de preparar esse prato.

1. Arroz tufado

Foto: Reprodução / Cozinha sem avental

Que tal experimentar um arroz que fique mais crocante e mais inchadinho, tal como daquelas barrinhas doces que encontramos? Basta que você fritá-lo rapidamente após ser cozido. Simples, não?

2. Arroz-waffle

Foto: Reprodução / Probably this

Para deixar o fundo consistente é utilizada uma técnica persa feita com arroz frio, óleo, leite, panela quente e pano de prato. Aprenda como fazê-lo.

4. Bolo de arroz toscano

Foto: Reprodução / Food 52

Já pensou em fazer um bolo de arroz toscano para você? Sim, um bolo doce! Feito com metade arroz especial para risoto (ou arbóreo) e metade de creme, fica imperdível! Ah, e é feito com poucos ingredientes!

5. Mingau cremoso de arroz

Foto: Reprodução / ChowhoundI

Que tal fazer uma receita chinesa diferente para preparar seu arroz? Essa receita leva caldo de galinha, pedaços de frango e ainda pode levar temperos e acompanhamentos diversos como alho, vegetais picados, shoyu, ovo cozido, salsinha, etc. Para preparar basta cozinhar o arroz em água fria na proporção de 6:1 (6 xícaras de caldo de galinha para 1 de arroz).

6. Biscoito crocante de arroz

Foto: Reprodução / Live Strong

Sabe quando você cozinha demais o seu arroz? Então, que tal você transformá-lo em biscoito tipo cracker? Basta passar um rolo de macarrão para torná-lo uma massa, cortá-lo no formato que desejar, colocar rapidamente no forno para secar e fritá-lo em óleo quente.

7. Arancini (ou bolinha de arroz com queijo)

Foto: Reprodução / Just taste

Bolinho de arroz é sempre sensacional, com queijo então, fica excelente! Pode ser feito com qualquer tipo de arroz. Ele leva arroz, ovo, queijo e temperos. Basta enrolar, colocar um pedacinho de mussarela no meio e fritar. Simples, não é mesmo?

8. Panqueca de arroz

Foto: Reprodução / Budget byte

Use o arroz para fazer a base de sua panqueca. Ela serve tanto para a versão doce quanto salgada. Aprenda a receita aqui.

9. Bolinho de arroz grelhado

Foto: Reprodução / Washoku Guide

Faça bolinhos de arroz que serão grelhados (ou seja, mais saudáveis do que os fritos). São os clássicos bolinhos que você vê em filmes e animações japonesas em formato triangular. Ainda leva molho teryaki, que dá um up a mais na receita. Aprenda como fazer aqui.

10. Arroz na cerveja

Foto: Reprodução / Plain Chicken

E quem disse que a cerveja só acompanha a comida? Faça o seu arroz com uma cerveja light e experimente um sabor diferente e único. É só acrescentar uma garrafa da bebida junto com a água na hora de cozinhar. Lembre-se que, nesse caso, a proporção de água e cerveja será 1:1 (1 xícara de água levará 1 xícara de cerveja).

11. Bolinho de arroz recheado

Foto: Reprodução / China Sichuan Food

Semelhante a um roll oriental, essa receita é supergostosa e você pode rechear seu bolinho com o que quiser! Basta usar arroz empapado e água. Coloque o arroz em uma das esteiras utilizadas para fazer sushi. Coloque o recheio no centro e enrole. Pronto! Você ainda pode salpicar com gergelim.

12. Farinha de arroz

Foto: Reprodução / Maangchi

Faça farinha de arroz torrado para servir como acompanhamento ou até mesmo como ingrediente para receitas mais saudáveis, substituindo a de trigo por esta.

Quanta coisa diferente pode ser feita com arroz, não é mesmo? Ou seja, não faltam opções para fazer com as suas sobras ou até mesmo para preparar algo diferente para suas visitas ou família!

Comentários
Dicas relacionadas