23 receitas de fondue para aquecer as noites frias

De queijo, carne, chocolate... Fondue é sempre aposta certa para os dias frios, e melhor ainda quando feito em casa, do jeitinho que você mais gosta

Escrito por
Atualizado em 12.05.22

Foto: iStock

Publicidade

Poucas coisas combinam tão bem com o frio quanto um delicioso fondue! Afinal, o que pode ser mais gostoso que, numa noite gelada, reunir os amigos ao redor de uma panela fumegante para comer muito bem?!

Melhor ainda se a ideia for proporcionar um “rodízio de fondue completo”, com direito a fondue de queijo, fondue de carne e, finalmente, de chocolate (assim como os bons restaurantes oferecem, especialmente em cidades frias).

Além do quesito “conforto”, fazer fondue em casa é sinônimo de economia e, claro, de inúmeras possibilidades: afinal, você pode fazer as receitas do jeitinho que mais gostar, variando, por exemplo, os tipos de queijos utilizados, os molhos que acompanharão o fondue de carne, as frutas que serão mergulhadas no chocolate e muito mais!

Inspire-se com as receitas abaixo e veja que fazer fondue em casa tem muitas vantagens! Depois, é só aguardar uma noite propícia e chamar os amigos!

Fondues salgados

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

1. Fondue de carne sem óleo: também chamado de chinoise, esse tipo de fondue, além de ser uma opção mais light, por não usar óleo, tem a grande vantagem de não deixar o ambiente com cheiro de gordura.

2. Fondue de tomate: um tipo de fondue que não se come com pão e, sim, com batatas cozidas. Delicioso, é fácil de preparar. Você usará apenas pacote de fondue de queijo, alho, tomates pelados, azeite, pimenta-do-reino, sal, tomilho, orégano fresco e batatas pequenas.

3. Fondue de gorgonzola e requeijão no pão: além de ser uma receita fácil, é extremamente gostosa… Pra amante de queijo nenhum botar defeito! Só não é “um fondue de verdade” porque não é feito no rechaud, então o creme de queijo não se mantém na mesma temperatura o tempo todo, mas fica delicioso e quentinho.

4. Fondue universitário de queijo: uma alternativa fácil e barata para se fazer fondue em casa. Você usará apenas creme de queijo, leite, farinha de trigo, mussarela ralada, requeijão cremoso e alho.

Publicidade

5. Fondue de queijo com vinho branco: ótima pedida para uma noite especial. Você precisará de queijo Gruyère, queijo Estepe, Maasdam, noz-moscada, pimenta-do-reino, vinho branco seco, amido de milho e alho.

6. Fondue de queijo gruyere e edam: fácil de preparar, é ótima pedida para quando for receber os amigos em casa. Você precisará de queijo gruyere, queijo do reino (queijo edam), alho, vinho branco seco, farinha de trigo e, claro, deliciosos pães para acompanhar!

7. Fondue de queijo gruyere e emmental: para acompanhar este delicioso fondue, você pode optar por pães, batatinhas (dos tipos röesti, sauté e noisette) ou ainda, por um mix de brócolis, cenourinhas, batatinhas e cogumelos.

8. Fondue de gorgonzola, mussarela e requeijão: um fondue cremoso e cheio de sabor. Afinal, quem gosta sabe o quanto o gorgonzola proporciona um sabor marcante às receitas! Além dos queijos, você precisará de creme de leite e pedacinhos de pão italiano e batatas chips para acompanhar.

9. Fondue 2 queijos com kirsch: uma receita que mostra que fondue caseiro fica muito mais gostoso que o feito com mistura pronta de supermercado, e, ao mesmo tempo, não dá muito trabalho. Vale a pena anotar!

10. Fondue de cheddar e cerveja: você precisará apenas de queijo Ementhal, queijo Cheddar de boa qualidade, cerveja tipo Lager, Kirsh (se não tiver, use cachaça) e amido de milho. Para acompanhar, pães cortados em cubos.

11. Fondue de queijo gruyere, gouda e emmental : além dos queijos gruyere, gouda e emmental, você precisará de alho, cerveja tipo Ale (escolha uma clara), amido de milho, noz-moscada e cubos de pão italiano para acompanhar.

12. Fondue de carne ao vinho: ótima maneira de espantar o frio! Você precisará de cebola, vinho tinto seco, alho, caldo knorr e filé mignon. A dica é fazer dois molhos para acompanhar, um rosê e um de queijo.

Fondues doces

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

13. Fondue de doce de leite fácil: uma maneira de variar, substituindo o conhecido fondue de chocolate. O rendimento é de cinco porções e você precisará de doce de leite, creme de leite, bananas, maçãs e limão.

Publicidade

14. Fondue gelado de Nutella: uma receita deliciosa e que leva somente dois ingredientes. Por ser um fondue gelado, você nem precisa esperar o inverno para fazê-lo! Outra vantagem é que rende bastante, então fica ótimo para servir de sobremesa em um almocinho, com várias frutas coloridas.

15. Fondue de chocolate branco: uma ótima sobremesa para os dias mais frios. A receita, se é que assim pode ser chamada, é muito simples… É só misturar tudo e aquecer. O rendimento é de seis porções.

16. Fondue de doce de leite com conhaque: uma receita simples, que leva poucos ingredientes, mas fica deliciosa… Pra amante de doce nenhum botar defeito! Um detalhe é que o fondue não fica enjoativo.

17. Fondue de chocolate com Nutella: para dar aquele toque especial ao conhecido fondue de chocolate! Para acompanhar, bananas e morangos cortados em rodelas. Você pode também colocar um pouquinho de licor de Amarula para dar um gostinho diferente.

18. Fondue de chocolate com licor de cereja: receita para oito pessoas, ótima pedida para quando se vai receber os amigos em casa! Você precisará de chocolate ao leite ou blend (20% amargo/ 80% ao leite) picado, creme de leite, licor de cereja (ou conhaque) e frutas frescas.

19. Fondue de chocolate com conhaque: uma receita fácil e rápida, para você aproveitar da melhor maneira os dias frios do ano! Você precisará de chocolate meio amargo, creme de leite sem soro, conhaque e frutas.

20. Fondue Romeu e Julieta: para fazer esta diferente e deliciosa sobremesa, você usará leite condensado, creme de leite fresco, cream cheese, goiabada, água, biscoito ao leite, café e palitos de sorvete.

21. Fondue de chocolate rápido: receita prática e que agrada a todos. Ideal para ser servida após o fondue de queijo e carne. Você precisará de creme de leite fresco, chocolate meio amargo, bananas e morangos.

22. Fondue de chocolate light: nada melhor do que comer fondue de chocolate sem culpa! Com baixas calorias e sem adição de açúcar, esta receita também pode ser utilizada como cobertura para tortas ou sobremesas variadas, matando aquela vontade de doce.

23. Fondue de chocolate vegano: você precisará apenas de chocolate meio amargo picado, aveia em flocos, água e leite de coco. Existem chocolates meio amargo veganos, mas é importante ficar atento à lista de ingredientes. Se preferir, você pode usar creme de soja no lugar do leite de aveia.

Publicidade

Com tantas ideias, agora é só preparar uma boa bebida e chamar os amigos para uma noite deliciosa, com direito a fondues salgados e doces, para comer bem e ainda espantar o frio com grande estilo!

Assuntos: Inverno