10 opções de desodorante vegano e como fazer o seu

Escrito por
Atualizado em 29.07.21

iStock

Por
Atualizado em 29.07.21

O veganismo tem crescido muito no Brasil e ganhado novos adeptos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais produtos usar em sua rotina sem exploração animal. Por isso, saiba o que é um desodorante vegano, conheça boas opções para comprar e também aprenda a fazer o seu em casa!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o desodorante vegano e por que usá-lo?

Desodorante vegano é todo aquele que não possui, em sua composição, ingredientes de origem animal e também não é testado em animais. Outro critério para um produto ser considerado vegano é não apoiar a exploração animal em todos os seus processos. Por isso, antes de comprar qualquer produto, muitas vezes, é preciso ir além dos selos veganos no rótulo e pesquisar se, de fato, a marca é vegana.

Usar um desodorante vegano pode fazer sentido para você, ainda que não seja uma pessoa vegana. Começar cortando produtos de higiene e beleza que são testados em animais ou que possuem derivados animais em sua composição já faz grande diferença.

Muitos desodorantes veganos são naturais, mas nem todos. Talvez seja interessante para você optar por utilizar produtos mais naturais, sem alumínio e outros compostos, mas não é uma regra. Existem diversos tipos de desodorante vegano no mercado e, se possível, vale a pena considerar e pensar na causa animal – e também no seu bem-estar, caso opte por um natural.

Os melhores desodorantes veganos

Para quem procura um desodorante vegano com a praticidade de comprar pronto, é possível encontrar boas opções. Existem produtos de todos os preços, formatos e com diferentes formulações. Confira a seguir:

1. Desodorante Skala – $

Dentre as marcas veganas, a Skala possui muito destaque por seu valor acessível e por ser fácil de encontrar. O desodorante da marca vem no topo da lista por ter um bom preço, por ser encontrado em boa parte do país com facilidade e também por sua durabilidade.

“É um produto extremamente acessível, é fácil de encontrar, você acha em supermercados, em farmácias e perfumarias. Ele é um produto bem democrático. […] Fiz o teste e ele dura 24h sem problemas!” – Diana Quintino

2. Desodorante Davene – $

Publicidade

A Davene também é uma boa opção de marca com preço acessível e fácil de encontrar em farmácias, perfumarias e supermercados. Além da versão roll-on, também possui opção em aerosol.

“Além do roll-on, todos eles têm a opção em aerosol também. […] Ele é um produto bem fácil de encontrar e a fragrância é supersuave.” – Diana Quintino

3. Desodorante aerosol Giovanna Baby – $

Para quem não abre mão do aerosol, o desodorante Giovanna Baby é uma boa opção. A marca possui diversas opções de fragrância, todas bem marcantes, e é fácil de encontrar, além de ter um bom preço. Os desodorantes também possuem versões roll-on.

“Para o pessoal do aerosol é uma opção. […] Acho que segura bem durante 8h e tem o cheiro forte, para quem gosta. É bem sequinho e fácil de achar.” – Diana Quintino

4. Desodorante spray Boni Natural – $$

A marca Boni Natural produz apenas produtos naturais. Esse desodorante promete 24h de proteção contra os odores, sem barrar a transpiração. É livre de alumínio, de parabenos e de triclosan. A ação antisséptica é realizada por óleos essenciais.

“É uma ótima opção de desodorante natural, amigo dos animais e que não tem um custo tão elevado. […] Basta duas borrifadas em cada axila que ele protege bastante tempo.” – A Fabi por aí

5. Desodorante spray Live Aloe – $$

A marca possui duas opções de desodorantes com óleos essenciais diferentes – pesquise sobre cada uma delas para decidir qual a melhor. O gel de aloe vera é abundante na composição e, por isso, o produto mantém as axilas hidratadas.

Publicidade

“O principal ingrediente deles é gel de aloe vera e cada um possui óleos essenciais específicos. […] Gosto muito dos dois e, por conter aloe vera, deixa a axila muito hidratada.” – Patrícia de Michelis

6. Desodorante em bastão Unevie – $$$

Quem tem problema com a sudorese em excesso e com o odor, muitas vezes, não se adapta bem aos desodorantes naturais. No entanto, essa opção da Unevie apresenta boas avaliações sobre esse aspecto e é 100% natural, além de ser livre de alumínio. Seu formato em bastão rende bastante e o custo-benefício vale a pena.

“Não tem alumínio e tem vários óleos essenciais e vegetais. […] Ele segura muito, muito bem o cheirinho. Eu consigo suar de forma cheirosa. Uso bastante para ir à academia. Dura em torno de 3 meses.” – Hamburguesinha

7. Desodorante spray aloe vera Cativa – $$$

É uma opção de desodorante vegano e natural a ser considerada por quem tem sudorese excessiva. Além disso, também é indicado para peles sensíveis, por ter ação calmante e regeneradora. O cheirinho é bem avaliado.

“Seu cheiro é herbal floral muito, mas muito suave, nada enjoado, da combinação da sálvia com ylang ylang. Em mim, secou rápido, o que já é um ponto bastante positivo, e não manchou minha roupa.” – Yumi

8. Desodorante em pedra Crystal – $$$

É feito com um cristal de alúmen de potássio, um composto naturalmente adstringente e antisséptico. Possui embalagem com versão de 40 g que dura entre 6 e 11 meses – ideal para quem deseja testar esse tipo de desodorante em pedra.

“Tem 4 meses que estou usando e ainda está inteiro! Surreal, durabilidade incrível. […] Ele é feito de um tipo de alumínio que não causa danos ao organismo como o alumínio dos antitranspirantes.” – Lu Ferreira

Publicidade

9. Desodorante em pedra natural OSMA – $$$$

O preço desse produto pode até te assustar, mas vale a pena, pois ele pode durar por mais de um ano. Também é feito com alúmen de potássio e, por isso, não bloqueia a transpiração. Outra opção de marca bem avaliada para você testar.

“Esse cristal funcionou muito bem pra mim. De todas as vezes que eu usei, parecia que nunca ia acabar, parecia que eu não ‘tava’ passando nada. Ele é um dos melhores que já usei.” – Karen Bachini

10. Desodorante bastão Lavanilla – $$$$

Essa não é uma opção muito acessível, mas pode ser considerada por suas características. Possui tecnologia para defesa contra os odores, sem ressecar a pele e com componentes naturais. É livre de alumínio, de parabenos e de derivados do petróleo.

“Ele tem uma fórmula que foi premiada como melhor desodorante. Eu acho ele muito bom, faz um bom trabalho em camuflar o cheiro. E que é uma opção legal.” – Karen Bachini

Existem opções diversas de desodorante vegano em todas as faixas de preço e composições. Avalie as opções e escolha o seu!

Como fazer desodorante vegano caseiro

Uma alternativa aos desodorantes industrializados é fazer o seu em casa. Assim, você consegue um produto natural e economiza também. Confira receitas a seguir!

Desodorante spray de leite de magnésia

Esse desodorante é muito simples de fazer. Você vai precisar de leite de magnésia, água e um óleo essencial de sua preferência. Para guardar, você pode reutilizar um frasco spray que já tenha em casa.

Desodorante cremoso com óleo de coco

Para essa receita, você vai precisar de amido de milho, manteiga vegetal de sua preferência, óleo de coco e bicarbonato de sódio. Você também pode usar óleos essenciais, se desejar. Assista ao vídeo para ver o preparo!

Desodorante cremoso de leite de magnésia e óleo de coco

Outra opção de desodorante com leite de magnésia, mas que também leva o óleo de coco. Esse óleo ajuda a manter a pele da axila nutrida e também deixa a textura do desodorante ideal para usar como roll-on. Veja o vídeo para preparar!

Desodorante cremoso de capim-limão

Para fazer esse desodorante, você vai precisar de óleo de coco, cera de carnaúba, bicarbonato de sódio, manteiga de karité, bicarbonato de sódio e óleo essencial de capim-limão. O preparo é realizado no banho-maria. Confira o vídeo para aprender!

Existem muitas formas de utilizar um desodorante vegano. É possível comprar ou preparar o seu em casa: escolha o que for melhor para você. E se você se interessa por veganismo, confira também dicas de maquiagem vegana e informe-se sobre o assunto!

Assuntos: Bem-Estar, Cosméticos