7 dicas que vão te ajudar a desenvolver o controle emocional

Escrito por
Em 01.11.21

iStock

Por                                
Em 01.11.21

Ter controle emocional diante de algumas situações parece bastante difícil. No entanto, é muito importante não resolver tudo impulsivamente, se dando um tempo para pensar. Para te ajudar na tarefa de trabalhar o controle das emoções, confira as dicas da psicóloga Thalita Cavalcante Freire (CRP 06/117972), da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, sobre esse tema.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o controle emocional

Segundo Thalita, “controle emocional é a capacidade de uma pessoa entender suas próprias reações emocionais e se esforçar para ver a realidade da situação, não permitindo que as mesmas afetem sua vida de forma negativa”. Ou seja, envolve uma prática para evitar aquele turbilhão de sentimentos, entender o que te afeta e evitar as emoções negativas.

Como desenvolver controle emocional

A psicóloga deu algumas dicas, que podem ser aplicadas no seu dia a dia, para te ajudar a desenvolver o controle emocional. Confira abaixo:

1. Respeitar seus limites

iStock

Para a psicóloga Thalita, “para ter mais controle emocional, você precisa conhecer os limites de cada uma de suas ações”.

2. Entender que todos têm problemas

A psicóloga comentou que “é importante pensar que todos têm problemas e dificuldades. A vida é uma caixa de surpresas, por isso às vezes é difícil controlar as emoções”. O objetivo é perceber que você não está sozinho e não é o único a enfrentar as situações do dia a dia.

3. Evitar tomar decisões no calor do momento

iStock

Thalita citou que no calor do momento você está mais propenso a agir pelas emoções e deixar a razão de lado. “Quando você sente que não consegue lidar com uma determinada situação, procure novas possibilidades de ação e pense: o que posso fazer de diferente?”, recomendou a profissional.

4. Trabalhar a respiração

Técnicas de respiração estão diretamente relacionadas com a dica anterior. Para não tomar decisões no calor do momento, é melhor respirar para se acalmar. Thalita explicou que isso envolve trabalhar a respiração baixa, enchendo completamente os pulmões. “Você pode inspirar, contando até quatro e depois expirar, também contando até quatro”, indicou.

Publicidade

5. Aprender com os problemas e com os erros

iStock

A psicóloga comentou que os erros e problemas podem ser vistos de forma positiva, como um aprendizado. Para ela, “é possível experimentar, refletir e criar novos significados. É preciso olhar para as emoções, porque elas fornecem pistas sobre o que está acontecendo e o que realmente importa”.

6. Praticar exercícios físicos

Os exercícios físicos também podem ajudar a trabalhar o controle emocional, pois relaxam a mente. Thalita comentou que você pode apostar em algo que gosta e usar o momento da atividade física para refletir. Novamente ela ressaltou o questionamento: “o que você pode fazer de diferente? Esta pergunta simples pode ajudá-la a encontrar novas habilidades e uma melhor solução para o problema, consequentemente você agirá da melhor maneira possível”.

7. Procurar acompanhamento psicológico

iStock

Segundo Thalita, o acompanhamento psicológico ajuda a identificar as dificuldades e o que mais incomoda, deixando as emoções te dominarem. Ela também citou que “é preciso evitar sentimentos excessivos sobre os acontecimentos, pessoas ou o ambiente, principalmente as emoções negativas. Afinal, essas atitudes apenas tornarão o problema difícil de ser resolvido e também levarão ao desequilíbrio emocional”.

A psicóloga explicou que “o emocional é importante para a sobrevivência de um organismo, sendo uma resposta direta, útil e de curta duração, que o prepara para a ação e ajuda a lidar com a situação rapidamente”. No entanto, ao contrário de outras espécies, você não precisa se deixar dominar pelas emoções e pode aprender a controlá-las.

Vídeos sobre controle emocional para te ajudar a entender suas emoções

Confira abaixo alguns vídeos sobre controle emocional que vão te ajudar a entender como não deixar as emoções te dominarem e usá-las ao seu favor:

Como lidar com as emoções sem fugir delas

O vídeo explica o que é o controle emocional, além de relembrar que não é possível fugir das emoções. Entre as recomendações estão os exercícios físicos, não focar nas situações negativas, meditar e respirar. Assista!

O primeiro passo para desenvolver o controle emocional

Publicidade

Com foco em não agir no calor do momento, o vídeo cita algumas situações e reações possíveis, ajudando a diferenciar quando há o controle das emoções e quando você apenas as ignora.

Dicas para controle emocional nos relacionamentos

Nesse vídeo, você confere quatro dicas para trabalhar o controle emocional nos relacionamentos, inclusive sobre a questão dos erros, de parar de se culpar e tirar aprendizados deles. Além disso, entenda a importância do amor-próprio e ter um tempo para si.

Como você pode ver, o controle emocional é algo que precisa ser exercitado todos os dias. Agora, aproveite e confira também a matéria sobre maturidade emocional.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

Assuntos: Bem-Estar