Como fazer tomate seco para turbinar suas refeições com um sabor incrível

Escrito por
Em 21.01.20

iStock

Se você já se perguntou como fazer tomate seco em casa, saiba que essa é uma tarefa simples, mas que requer paciência para remover a água do fruto. Seja no forno, na Airfryer e até mesmo no micro-ondas, fica fácil encontrar uma opção para você chamar de sua. Confira:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como fazer tomate seco

iStock

Ingredientes

  • 1 ½ kg de tomates maduros
  • ½ xícara de chá de sal
  • 1 colher de sopa de sal
  • Orégano a gosto
  • Azeite a gosto

Como fazer

  1. Lave bem os tomates, corte-os em quatro pedaços e remova a polpa;
  2. Misture os tomates com o sal, o açúcar, um fio generoso de azeite e orégano a gosto;
  3. Forre o fundo de uma assadeira com papel-alumínio e adicione os tomates deixando a cavidade para o lado de baixo;
  4. Leve ao forno por 40 minutos. Depois, vire os tomates e leve ao fogo por mais 50 minutos;
  5. Vire novamente os tomates e leve ao forno por 20 minutos;
  6. Em uma forma limpa, adicione os tomates e tempere-os com orégano e azeite;
  7. Armazene em um pote de vidro.

Além de agregar sabor, o azeite ainda ajuda a conservar seus tomates secos por mais tempo. Então, pode caprichar na quantidade desse ingrediente no final da receita, beleza?

Outras formas de fazer tomate seco

Além da maneira descrita acima, há outros jeitos de fazer o tomate seco em casa. Com as receitas abaixo, você pode escolher a que mais te agrada para testar.

Tomate seco na Airfryer

Receitas feitas na Airfryer são sinônimo de praticidade. Aqui, você confere desde a escolha do tomate até como finalizar o tomate seco. De uma maneira econômica e simples você consegue um resultado de sucesso. Confira todas as dicas no vídeo.

Tomate seco no micro-ondas

O micro-ondas também pode ser um grande aliado na hora de preparar o tomate seco. Tomate, sal, açúcar, orégano, alho e azeite de oliva. A lista de ingredientes é curta, o modo de preparo é fácil de ser seguido e o resultado fica surpreendente. Vale a pena experimentar.

Tomate seco em conserva

Continua após o anúncio

Nessa opção, os tomates vão ao forno salpicados com sal, açúcar e orégano. Quando eles estiverem secos, são colocados em um pote com uma quantidade generosa de azeite. Veja no vídeo as quantidades e o tempo de preparo para conseguir um resultado delicioso.

Tomate seco fit

Para fazer uma versão fit do tomate seco, o açúcar é deixado de lado. Em seu lugar, o xilitol entra em cena. Além desse adoçante e dos tomates, você ainda vai precisar de vinagre balsâmico, vinagre de maçã e sal. A lista de ingredientes é curta, mas o sabor fica muito bom.

Viu só como é simples fazer tomate seco em casa? Com os ingredientes certos e com uma pitada de paciência, dá tudo certo! E se você adora esse tipo de alimento, confira receitas de conserva de pimenta que são perfeitas para temperar suas refeições.

Assuntos: Alimentação