Grão-de-bico: 8 receitas saudáveis com esse rico e versátil alimento

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Em 17.09.19

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Você tem o hábito de comer grão-de-bico? Se não tem, depois de nossas receitas e dicas, certamente vai incluí-lo na sua dieta. Trata-se de uma leguminosa poderosa que conta com nutrientes essenciais para a saúde e que não pode faltar em uma alimentação saudável. Por isso, aprenda conosco como fazer grão-de-bico.

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Como fazer grão-de-bico fácil

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O grão-de-bico requer alguns cuidados que demandam um tempo maior no seu preparo. Por isso, uma boa dica é cozinhar uma quantidade razoável. Dessa forma, será possível congelá-lo e sempre que precisar já o terá prontinho para ser consumido na receita que desejar. Confira como fazer:

Ingredientes

  • 1 kg de grão-de-bico cru;
  • Água para deixar de molho e para cozinhar;
  • 3 colheres de sopa de vinagre.

Como fazer

Antes de iniciar a explicação é importante saber que o processo de deixar o grão-de-bico de molho algumas vezes é essencial, pois vai livrar o alimento de substâncias que geralmente atrapalham a digestibilidade. Vamos lá?

  1. Coloque os grãos de molho em uma bacia grande com água em temperatura ambiente, cobrindo-os em média três dedos;
  2. Adicione 1 colher de sopa de vinagre ou limão;
  3. Após 4 horas troque a água. Escorra bem os grãos, cubra-os novamente com água limpa e mais uma vez coloque 1 colher de sopa de vinagre. Trata-se de uma etapa que não é essencial, mas ajudará na digestibilidade do grão;
  4. Deixe de molho por 8 horas — o ideal é que permaneça por mais de 12 horas;
  5. Descarte novamente a água;
  6. Cubra os grãos hidratados com um dedo de água e leve-os ao fogo até que ferva. Descarte também essa água e limpe bem a panela e os grãos para remover a espuma que se forma;
  7. Após isso, teste a textura dos grãos;
  8. Retorne com os grãos na panela e cubra com três dedos de água em temperatura ambiente;
  9. Coloque a panela no fogo e espere até que ferva na pressão, vá testando a cada 5 minutos para que os grãos fiquem “al dente”;
  10. Assim que estiverem cozidos, transfira os grãos para um recipiente a fim de que esfriem bem;
  11. Quando estiverem frios, armazene-os para o congelamento. No freezer podem permanecer até 3 meses, na geladeira, por até uma semana.

Atente-se para se o dia estiver quente, deixar o grão-de-bico de molho dentro da geladeira — para evitar que os grãos fermentem.

Outras formas de fazer grão-de-bico

Existem mil e uma formas de utilizar o grão-de-bico nas receitas. Confira algumas sugestões interessantes que vão fazer você querer ir agora mesmo para a sua cozinha!

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1. Grão-de-bico rápido

Quem é que não gosta de uma receitinha rápida e prática, não é mesmo? Nessa receita, não há necessidade de passar por vários molhos e fervuras. Após o processo de demolhagem, os grãos vão direto para a panela de pressão e aí é só esperar um pouquinho e pronto!

2. Grão-de-bico em conserva

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O que acha de ter sempre à mão o grão-de-bico? Uma facilidade e tanto, concorda? Então não perca tempo e mantenha em seu freezer um bom estoque dessa leguminosa superproteica e saudável. Assim, não vai precisar contar com os enlatados, que são cheios de sódio, e sempre que precisar poderá fazer as gostosuras de sua preferência.

3. Grão-de-bico crocante

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Já imaginou um petisco crocante, delicioso e ainda muito nutritivo? Pois é, é isso que essa receita promete, um aperitivo que vai poder acompanhar aquela cervejinha com amigos. Fácil de fazer, você vai precisar apenas de azeite extravirgem e alguns temperos, como sal, pimenta-do-reino e curry indiano. Aí está a versatilidade do grão-de-bico!

4. Strogonoff de grão-de-bico

Para quem ama strogonoff, diversificar a receita com esse ingrediente proteico e nutritivo é uma excelente pedida, não é? Se você é vegetariano e curte receitas do gênero, beleza, vai saborear as delícias desse prato, tradicionalmente feito com carne, camarão ou frango. Se não é, excelente também, afinal é mais uma alternativa para diversificar essa iguaria.

5. Salada de grão-de-bico

Uma saladinha com ingredientes nutritivos, como abobrinha, cenoura e ervilha é uma dica e tanto para quem deseja uma refeição mais leve e saudável. Trata-se de uma receita rápida e bem simples de fazer. Para quem está de dieta e deseja diversificar nas saladas é uma excelente opção.

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6. Receita de pasta de grão-de-bico (hommus)

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É impossível degustar o hommus e não se apaixonar por essa iguaria árabe. Essa receita de pasta de grão-de-bico leva tahine, água, sal, limão e alho. Prática, fácil e rápida, você pode servi-la como antepasto, torrada, pão árabe e até em saladas.

7. Panqueca de grão-de-bico

Já pensou em comer uma panqueca que, além de deliciosa, é super saudável? Pois é, essa receita de panqueca leva apenas grão-de-bico e sal. Uma variação bem diferente do tipo tradicional. Coloque na frigideira a quantidade que preferir, visto que alguns preferem as bem finas e outros as mais grossinhas. Saudável, prática de fazer e deliciosa. Tudo que a gente quer, não é mesmo?

8. Hambúrguer de grão-de-bico

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Não podemos negar que os fast foods são deliciosos e práticos, concorda? No entanto, sabemos que não são considerados saudáveis. Você já pensou em substituir o hambúrguer tradicional pela variação com grão-de-bico? Essa receita nos mostra que é perfeitamente possível tornar esse tipo de refeição mais saudável.

Viu como é possível diversificar seu cardápio com o grão-de-bico? Usando a criatividade você pode acrescentar esse ingrediente em variados tipos de pratos, bastando, para isso, tê-lo em seu freezer sempre a mão! Aproveite e veja também algumas receitas de sopa de ervilha.

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