Como fazer “batata frita” no micro-ondas sem usar óleo

Saiba como você pode fazer batatas chips sequinhas e crocantes sem sair da dieta e sem abusar das frituras

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Quem não ama batata frita? Crocantes, sequinhas e irresistíveis, as batatas fritas são um excelente acompanhamento para uma diversidade de pratos, como hambúrguer, filé à parmegiana, e também são ótimas servidas como porções.

O problema é que as batatas por si só já são bastante calóricas – afinal, elas são carboidrato puro. Então, quando são fritas, elas se transformam em verdadeiras bombas para quem quer emagrecer ou mesmo para quem deseja manter o peso.

Além do efeito estético, o consumo exagerado de frituras também é prejudicial para a nossa saúde, pois ele favorece o surgimento da obesidade, de doenças cardiovasculares e até mesmo de alguns tipos de câncer.

Se você é fã de batata frita, mas ao mesmo tempo gostaria de evitar as frituras, você vai adorar essa dica de como preparar batatas chips no micro-ondas sem usar nada de óleo!

Ingredientes

Foto: iStock

Para fazer a receita de batata chips no micro-ondas, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Leia também: 5 motivos para fugir das frituras

  • Batatas-inglesas
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Papel-manteiga

Uma dica: se você preferir, é possível substituir o óleo por papel-manteiga. E, é claro, você pode acrescentar os temperos que você mais gostar, como alecrim ou orégano.

Modo de preparo

Foto: iStock

1. O grande truque para essa receita dar certo está no corte da batata, que deve ser o mais fino possível. Por isso, o melhor a fazer é usar um fatiador de legumes, mas, caso você não tenha um, corte com a faca mesmo, sempre procurando obter fatias bem fininhas.

2. Você pode fatiar as batatas com ou sem casca, depende apenas do seu gosto. Caso opte por manter a casca, lave muito bem antes de cortar.

3. Depois de fatiadas, lave as batatas muito bem até que a água saia transparente. Essa etapa é importante para retirar o excesso de amido, fazendo com que elas “fritem” mais rapidamente. Mantenha os cortes em uma bacia com água enquanto você continua a preparação.

4. Forre o prato do micro-ondas com papel-manteiga, deixando tudo pronto para receber as batatas. Se você não tiver papel-manteiga, é possível untá-lo com um pouco de óleo;

Leia também: 13 passos para diminuir o uso do óleo na culinária

5. Retire as fatias da água e seque-as muito bem com papel-toalha dos dois lados. Isso é muito importante para que sua batata fique sequinha.

6. Agora, espalhe as fatias em cima do prato do micro-ondas, fazendo apenas uma camada de batatas. Caso não caibam todas, “frite-as” em mais de uma etapa, pois uma não pode se sobrepor à outra.

7. Programe o micro-ondas na potência alta por 3 minutos. Ao final desse tempo, vire as batatas e ligue o aparelho por mais 1 minuto. Repita esse processo até que as fatias estejam bem douradas e crocantes.

8. Dica: não caia na tentação de deixar as batatas “fritando” por mais de 1 minuto, pois é muito fácil elas passarem do ponto e queimarem. Algumas vão ficar prontas antes, então basta você retirá-las.

9. Ao finalizar, tempere suas batatas com sal, pimenta-do-reino e as ervas de sua preferência e pronto! Agora é só degustar!

Leia também: Batata doce: uma opção saborosa e saudável para incluir no cardápio

Se você gostou dessa técnica, saiba que você também pode utilizá-la com outros vegetais, como a mandioquinha, o aipim e a batata-doce. Essa é uma excelente forma de manter uma dieta saudável e com muito sabor.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web