Como desfiar frango: descubra o segredo que vai salvar suas receitas

Escrito por
Em 13.08.19

iStock

Um dos grandes curingas da cozinha brasileira, o frango é o queridinho da maioria das alimentações, porém, não saber como desfiar frango de forma prática acaba privando as pessoas de fazerem algumas receitas deliciosas. O segredo aqui está em descobrir maneiras mais rápidas para este processo, sem que você precise necessariamente “colocar a mão na massa” e gastar um tempo considerável do seu dia a dia para a função na hora de fazer um fricassê, por exemplo.

Continua após o anúncio

Pensando em facilitar sua rotina e aumentar seu leque de receitas, confira como desfiar frango de várias formas e escolha a sua preferida.

Como desfiar frango

iStock

Ingredientes

  • 1 peito de frango desossado e sem pele
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • Água de acordo com o necessário para cobrir todo o frango da panela

Passo a passo

  1. Corte o peito de frango em pedaços de cerca de 3 centímetros de espessura;
  2. Em uma panela de pressão, acrescente os pedaços do peito de frango e cubra com água;
  3. Triture o tablete de caldo de galinha;
  4. Adicione o tablete de caldo de galinha triturado à panela e tempere com sal;
  5. Mexa tudo e tampe a panela de pressão;
  6. Ligue o fogo em temperatura alta e aguarde a panela pegar pressão;
  7. A partir do momento em que a panela pegar pressão, conte 20 minutos;
  8. Passados os 20 minutos, desligue a panela e, com a ajuda de uma colher, retire toda a pressão dela para poder seguir a receita com segurança;
  9. Retire toda a água do cozimento da panela e reserve para outras receitas. Uma dica nesta etapa é congelar o caldo em forminhas de gelo, para facilitar o uso e aumentar seu período de validade;
  10. Em seguida, tampe a panela novamente e a chacoalhe bastante o frango dentro dela até que saia completamente desfiado.

Por fim, basta retirar o frango desfiado da panela e usá-lo para fazer seu prato preferido! Muito prático e delicioso!

Outras maneiras de desfiar frango

Desfiar frango é uma tarefa que pode ser feita de diversas outras formas. Confira outras maneiras de deixar o seu frango desfiado:

1. Como desfiar frango na batedeira

Leia também: 11 receitas de coxinha de frango com resultados surpreendentes

Se você acha que batedeira só serve para bater doces, aqui está uma nova e ótima função para este utensílio de cozinha! Nesta receita você não só aprende um truque rápido para desfiar o frango, como também já termina com ele temperado. Fica uma delícia!

2. Como desfiar frango e de quebra garantir um ótima caldo

Para o trabalho de desfiar o frango valer a pena, nada mais justo do que junto a ele se preparar um caldo bem saboroso para ser utilizado em outras receitas. Nesta opção, o ideal é desfiar o frango no garfo, o que pode ser mais cansativo do que com a panela de pressão, por exemplo.

Continua após o anúncio

3. Como desfiar frango com o liquidificador

Assim como a batedeira e a panela de pressão, o liquidificador também pode ser seu melhor amigo no quesito desfiar carnes na cozinha. É prático e suja ainda menos louça do que quando feito na batedeira.

Leia também: Lasanha de frango: opção prática e saborosa para uma refeição caprichada

4. Como desfiar frango na mão

Caso você não tenha eletrodomésticos como a batedeira e o liquidificador, uma opção tradicional e sem chances de falhas é desfiar o frango com as mãos. O truque neste caso é lembrar de deixar a carne esfriar bastante antes de começar o processo, para evitar queimaduras.

5. Como desfiar frango de forma rápida e sem panela de pressão

É comum que algumas pessoas não se sintam confortáveis em cozinhar usando a panela de pressão. Neste caso, você pode seguir os mesmos passos da técnica de panela de pressão, porém utilizando uma panela normal semiaberta e alterando o tempo de cozimento para 40 minutos.

Seguindo alguma das opções, com certeza sua cozinha vai se tornar muito mais prática e novas receitas invadirão seu dia a dia. Agora, a preguiça de parar para desfiar o frango não poderá mais te deter! Aproveite e confira 60 receitas com frango para variar seu cardápio.

Leia também: Como fazer comida congelada: cardápio e dicas para refeições saudáveis

Continua após o anúncio

Para você