Como congelar brócolis: mais praticidade para o seu dia a dia

Escrito por
Em 19.10.20

iStock

Saber como congelar brócolis é uma boa alternativa para garantir a praticidade no seu dia a dia, além de preservar o alimento por mais tempo. Para aprender o passo a passo e todas as dicas, acompanhe a matéria!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como congelar brócolis

iStock

Você vai precisar de

  • 300g de brócolis
  • 1 panela
  • 2 litros de água aproximadamente
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato (opcional)
  • 1 bowl
  • Cubos de gelo
  • Água gelada
  • 1 pano de prato limpo
  • 1 recipiente com tampa ou saco plástico

Passo a passo

  1. Separe os brócolis, higienize-os e corte-os, se necessário;
  2. Em seguida, coloque na panela a quantidade de água para ferver;
  3. Enquanto isso, em um bowl, acrescente a água gelada e os cubos de gelo. Reserve;
  4. Quando a água já estiver em sua primeira fervura, adicione o bicarbonato e mergulhe os brócolis;
  5. Deixe-os ferver por 1 minuto e, após isso, coloque-os diretamente no bowl de água com gelo para resfriar;
  6. Retire-os dessa água com gelo e envolva os brócolis em um pano de prato limpo até secarem completamente;
  7. Depois, organize-os em um recipiente com tampa ou saco plástico, embalando muito bem para não entrar ar, e leve-os ao congelador por pelo menos 2 horas.

Esse processo se chama branqueamento e garante que os brócolis não murchem e sejam preservados por mais tempo no congelador. Se você tem mais dúvidas sobre como congelar brócolis, veja os esclarecimentos a seguir!

5 dúvidas sobre congelamento do brócolis

Respondemos as principais dúvidas sobre como congelar brócolis, para você não errar e ficar por dentro dos processos. Confira!

iStock

  1. O que é o processo de branqueamento? De acordo com um artigo da EMATER/RS-ASCAR, o branqueamento é um processo em que as hortaliças são fervidas rapidamente para anular as enzimas que, se continuassem vivas, alterariam a cor, o aroma e o valor nutritivo dos alimentos. Além disso, ao realizarmos o branqueamento, eliminamos alguns micróbios e bactérias presentes nas hortaliças.
  2. Os brócolis duram por quanto tempo no congelador? Também segundo as informações fornecidas pela EMATER/RS-ASCAR, as hortaliças, em geral, duram por até 12 meses no congelador. Mas fique atento ao processo correto de congelamento e armazenamento.
  3. Como descongelar os brócolis? Para descongelar, você deve retirá-los do congelador e mergulhá-los em água fervente ou cozinhá-lo no vapor.
  4. Posso congelar novamente um alimento já descongelado? Com base no artigo da EMATER/RS-ASCAR, essa prática não é adequada. Uma dica é só retirar do freezer a quantidade que você vai usar na preparação. Por isso, opte por congelar em porções menores devidamente identificadas com uma etiqueta, contendo data e nome do alimento.
  5. Os brócolis congelados preservam os nutrientes? Um estudo da Universidade da Georgia (UGA), publicado no Journal of Food Composition, revelou que o valor nutricional de muitas frutas e vegetais congelados, inclusive do brócolis, é geralmente igual aos seus equivalentes frescos. Em comparação dos congelados com os recém-armazenados na geladeira, o resultado é ainda melhor: “Nos casos de diferenças significativas, o produto congelado superou o desempenho de “recém-armazenado” com mais frequência do que o “recém-armazenado”. Lembrando que, na análise, foram consideradas as Vitaminas C, A e B-9.

Outra dica é optar por verduras orgânicas e realizar o congelamento em casa, como ensinamos acima. Assim, você tem a certeza que o seu alimentado não está repleto de conservantes e aditivos.

Outras maneiras de congelar brócolis

Agora, saiba mais informações e dicas sobre o brócolis para você tê-lo presente em suas refeições!

Como congelar brócolis com rapidez

Nesse vídeo, você aprenderá uma maneira muito rápida e prática para congelar os brócolis. É necessário dar um choque nas hortaliças usando gelo. Além disso, há dicas para descongelar também.

Continua após o anúncio

Como conservar e congelar brócolis

Com esse vídeo, você terá mais dicas para cozinhar os brócolis adequadamente e, claro, aprenderá a congelá-los sem que grude aos demais pedaços. Agora, você pode comprar essa hortaliça sem desperdícios.

Como tirar o mau cheiro de brócolis antes de cozinhá-lo

Se você se incomoda com o cheiro do brócolis e da couve-flor, a Flávia Ferrari ensina, nesse vídeo, duas alternativas para eliminar de vez esses cheiros desagradáveis. Depois disso, é só congelar. Anote aí!

Agora que você já sabe como congelar brócolis e tem todas as dicas em mãos, deixe a criatividade fluir e aproveite ainda mais a hortaliça com estas receitas de torta de brócolis.

Assuntos: Alimentação, Cozinha