11 receitas de bolo de vidro para preparar e impressionar a todos

Escrito por Maria Costa

iStock

O bolo de vidro, também conhecido como bolo espelhado, tem um visual brilhante e, apesar de não ser uma das receitas mais simples, vale todo o esforço.

Ele é perfeito para servir em uma ocasião especial, como um aniversário ou noivado. Você pode soltar a criatividade, usar as cores que quiser e impressionar todo mundo com o resultado. Aprenda como fazer e corra já para a cozinha preparar o seu!

1. Bolo de vidro de chocolate

Para começar bem, um bolo de chocolate. Você pode usar preparo pronto para a massa, acelerando o processo. O recheio é mais caprichado: uma camada de ganache de chocolate e uma de polpa de bacuri (que você pode substituir por cupuaçu ou outra fruta azedinha). A cobertura espelhada leva açúcar, glucose de milho, água, gelatina sem sabor, leite condensado e chocolate.

2. Bolo de vidro colorido

Aqui, para fazer a glaçagem espelhada, você precisará primeiro cobrir o bolo com uma camada bem lisa de chantilly e levá-lo para congelar por pelo menos 2h. Para a cobertura, você precisará hidratar a gelatina e levar ao fogo o açúcar, a água, o leite condensado e a glucose branca. Depois, basta adicionar a gelatina sem sabor, o chocolate e os corantes. Assista ao vídeo para visualizar todo o passo a passo.

3. Bolo de vidro de Nutella

Nutella e chocolate é puro sucesso, né? O recheio deste bolo é um brigadeiro de Nutella e a massa é um pão de ló de chocolate. Para a glaçagem, leve ao fogo açúcar, cacau em pó peneirado, manteiga e, por último, o leite. Essa cobertura só funciona para bolos e fica realmente bem brilhante!

4. Bolo de vidro de abacaxi

Pão de ló, abacaxi açucarado e creme branco, intercalados para montar o bolo. Na cobertura, um truque: em vez da glaçagem tradicional, o efeito espelhado fica por conta de uma camada de gelatina de abacaxi. Um jeito bem simples de preparar um bolo brilhante.

5. Bolo de vidro de laranja

Outra opção bem fácil de preparar. Para a massa, um bolo de laranja clássico. Para a cobertura, dissolva a gelatina sem sabor em 1L de água quente e depois acrescente o açúcar. Em outro recipiente, dissolva gelatina de abacaxi em 1L de água gelada. Por fim, é só unir as duas partes, levar ao fogo médio por 3 minutos e, em seguida, levar para gelar. Daí é só montar esse bolo lindo!

6. Bolo de vidro galáxia

Esse bolo temático fica simplesmente perfeito para servir em um aniversário! O bolo é de chocolate e o recheio uma ganache. O bolo é envolto por creme de manteiga, para garantir o acabamento perfeito. E a glaçagem leva glucose, açúcar, água, gelatina, leite condensado, chocolate branco, corante e glitter comestível. Veja a receita completa.

7. Bolo de vidro de mousse de chocolate

Como o nome da receita diz, essa versão é um bolo mousse. A cobertura envolve duas camadas de mousse: uma de chocolate meio amargo e uma de chocolate branco. A glaçagem espelhada é feita com os ingredientes de sempre: glucose, açúcar, água, chocolate branco, leite condensado, gelatina incolor. Depois é só dividir o creme em partes e colorir com as cores que você quiser!

8. Bolo de vidro de mousse de framboesa

Outro bolo de vidro com mousse no interior. Nesse caso, são três mousses diferentes: mousse de framboesa, mousse de mirtilo e mousse de chocolate branco, essa última que irá envolver as outras e valorizar a cor da cobertura. A cobertura é feita como a receita clássica e é preciso peneirar a glaçagem para que ela não fique com bolhas e envolva perfeitamente as mousses.

9. Bolo de vidro de dois chocolates

Brownie de chocolate, creme de chocolate meio amargo, creme de chocolate branco, cobertura espelhada e marmorizada. Imaginou essa delícia? A estrela da receita é feita com glucose, açúcar, água, leite condensado, gelatina sem sabor. Você separa a mistura em duas partes e acrescenta chocolate branco em uma e meio amargo em outra. No vídeo você aprende certinho como criar o efeito mármore. Uma ocasião especial merece esse capricho!

10. Bolo de vidro com recheio de maracujá

Essa glaçagem também é feita com açúcar, água, gelatina sem sabor, glicose, leite condensado, chocolate branco e corantes alimentícios. A massa é de chocolate e o recheio é um buttercream de maracujá e gotas de chocolate. Os sabores ficam incríveis e a receita tem várias dicas sobre o preparo do bolo de vidro. Veja os detalhes dessa versão.

11. Bolo de vidro recheado com creme de manteiga

Como você já aprendeu, hidrate a gelatina sem sabor em água fria. Leve o açúcar, a glucose e a água em fogo médio por 3 minutos. Depois, acrescente o leite condensado, deixe esfriar um pouquinho e adicione a gelatina hidratada. Em seguida, inclua o chocolate branco e o corante da sua preferência. Peneire a calda ainda morna e depois cubra o seu bolo congelado.

Ansiosa para preparar seu bolo espelhado? Se você gosta de se aventurar como boleira, veja também nossa seleção de receitas de bolo de Kit Kat.

Assuntos: Alimentação

Para você