Receitas de bolo de maracujá: ideias práticas para o lanche da tarde

Escrito por
Em 14.05.19

Com sabor azedinho e muito delicioso, o maracujá é presença constante em muitas receitas que amamos. O bolo de maracujá não é uma exceção. Preparado com a própria fruta ou com suco concentrado, trata-se de uma ideia prática, fácil de fazer e muito saborosa.

Continua após o anúncio

Procurando receitas de bolo de maracujá para um café da manhã, lanche ou ocasião especial? Chegou ao post certo. A opção abaixo é daquelas de deixar anotada em um caderninho e preparar sempre que bater vontade de comer algo diferente. Ficou com água na boca só de pensar? Então aprenda já como fazer!

Receita de bolo de maracujá

Ingredientes

  • 5 maracujás
  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Passo a passo

  1. A primeira etapa é preparar a massa do bolo. Separe dois maracujás e bata no liquidificador. Na sequência, peneire a fruta para remover o bagaço e sementes.
  2. Coloque o suco coado novamente no liquidificador, misture com 3 ovos e o óleo, bata bem.
  3. Acrescente 2 xícaras de açúcar, bata mais um pouquinho e junte, por fim, a farinha e o fermento. Bata até ficar tudo bem incorporado.
  4. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno em 180º por 25 minutos. Não se assuste: o bolo tem uma consistência mais cremosa.
  5. Enquanto o bolo assa, é hora de preparar a calda. Em uma panela, misture 3 maracujás com semente e uma xícara de açúcar. Deixe reduzir até formar uma geleia.
  6. Quando o bolo estiver prontinho, coloque a calda por cima e aproveite.

Monte uma mesa bem bonita e sirva esse bolo no café da tarde. Um charme!

Outras receitas de bolo de maracujá

O bolo de maracujá costuma ser tão gostoso que praticamente não precisa de nenhum incremento. No entanto, que tal testar novas receitas, formas de preparo, sabores e coberturas? Veja mais ideias a seguir:

1. Bolo de maracujá com a fruta

Leia também: 15 receitas de bolo pudim que unem o melhor das duas texturas

Sabe aqueles lindos bolos com cobertura, dignos de vitrine de padaria? Eis aqui uma ótima opção para você preparar na sua casa. O bolo fica bem fofinho, enquanto a calda de creme de leite, leite condensado e polpa de maracujá dá um toque mega especial. Veja no vídeo o passo a passo completo.

2. Bolo de maracujá com cobertura

Sabia que você pode fazer um bolo de maracujá sem necessariamente usar a fruta? Essa versão de bolo fofo utiliza um pacote de gelatina de maracujá na massa. Já a cobertura é preparada com suco de maracujá puro e leite condensado. A lista de ingredientes ainda pede outros itens bem acessíveis, como farinha de trigo, açúcar, leite e óleo. Você vai amar.

3. Bolo de maracujá com mousse

Continua após o anúncio

Aqui, uma receita que combina o melhor de dois mundos: bolo e mousse de maracujá. O melhor é que o visual do prato fica muito lindo, perfeito para festas de aniversário ou mesas postas. No preparo você pode utilizar tanto suco de maracujá concentrado quanto a polpa da fruta sem sementes. Passo a passo no vídeo acima!

Leia também: 80 receitas para o lanche da tarde virar um verdadeiro banquete

4. Bolo de maracujá fit

Achou que quem está de dieta não pode se deliciar com um bom bolo de maracujá? Pois achou errado. O segredo está na escolha dos ingredientes. Essa versão fit utiliza ovos, óleo de coco, açúcar cristal (ou demerara), farinha de aveia, farinha de coco, maracujá e fermento. Fica pronto em 30 minutinhos!

5. Bolo de maracujá de liquidificador

Onde estão os apaixonados por receitas práticas e preparadas no liquidificador? Essa é a ideia desse bolo de maracujá, feito com ovos, açúcar, suco de maracujá concentrado, óleo, farinha de trigo e fermento em pó. Primeiro é preciso bater os ovos e o açúcar. Na sequência, basta adicionar o restante dos ingredientes. Asse e delicie-se.

6. Bolo de maracujá gelado

Leia também: Bolo de iogurte: 26 receitas de dar água na boca e pedir bis

Seja para o verão ou para aqueles dias de temperaturas altíssimas, um bolo geladinho e com sabor refrescante. Bolo gelado é só amor, concorda? Essa versão de maracujá leva ovos, açúcar, leite morno, farinha de trigo, sal, fermento e suco de maracujá concentrado. A cobertura é feita com leite condensado, creme de leite e suco de maracujá.

Esse post deixou você com vontade de assar algumas gostosuras? Pois então delicie-se com essas 21 receitas de bolo de fubá simples que são puro aconchego.

Continua após o anúncio

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Alimentação

Para você