Torta de sorvete: 8 receitas dessa delícia gelada que conquista corações

Escrito por
Em 10.07.19

iStock

Quem disser que não ama torta de sorvete está mentindo – ou bom sujeito não é. Essa sobremesa é campeã em qualquer festinha ou evento casual, disputando a atenção de todos por um pedaço generoso.

Continua após o anúncio

Além de ser docinha, ela conta com o bônus de ser gelada, ou seja, é perfeita para os dias mais quentes. E mesmo assim ela não possui limites: pode ser saboreada em qualquer estação, sozinha ou acompanhada de complementos. Não perca nossa seleção de receitas de torta de sorvete!

Receita de torta de sorvete

iStock

Ingredientes

  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 lata de leite condensado
  • 8 colheres de sopa de achocolatado
  • 120 ml de água
  • 3 ovos
  • Açúcar
  • Leite

Passo a passo

  1. Em uma forma com buraco central (igual aquelas de pudim), coloque um pouco de açúcar no fundo e leve ao fogo, mexendo bem até o açúcar caramelizar por completo;
  2. Com um pano, segure a forma e vá girando-a até o caramelo se espalhar pelas laterais. Reserve;
  3. Em uma panela, coloque a água, o achocolatado e quatro colheres de açúcar e leve ao fogo, mexendo bem até todos os ingredientes se misturarem e ficarem com aspecto de calda;
  4. Despeje esse chocolate no fundo da forma inicial por cima do caramelo e leve esse recipiente ao congelador por uma hora;
  5. Enquanto isso, você pode adiantar os demais preparos, misturando em uma panela o leite condensado, três gemas e o leite (a quantidade de leite é mesma da latinha de creme de leite, use-a como medida);
  6. Assim que essa mistura começar a ferver, retire do fogo e deixe esfriando. Enquanto isso, em outra vasilha, bata em neve as três claras que sobraram e vá acrescentando aos poucos cerca de quatro colheres de açúcar;
  7. Em seguida, pegue as claras em neve e misture ao creme de leite condensado;
  8. Feito isso, acrescente também o creme de leite sem soro e mexa novamente, incorporando todos os ingredientes;
  9. Por fim, despeje essa mistura na forma com a calda de chocolate e o caramelo e leve tudo ao congelador. Quando a torta já estiver durinha, desenforme e sirva.

Apesar de muitos acharem que é megadifícil lidar com o sorvete em sobremesas, dá para ver que não é nada complicado, certo? Fazendo sua própria torta, além de economizar, você garantirá uma receita que é a sua cara, sem ter que recorrer para versões industrializadas.

Outras receitas de torta de sorvete

E como torta de sorvete nunca é demais, veja a seguir mais algumas receitas incríveis. Cada uma possui ingredientes e modos de preparo únicos, havendo opções para todos os paladares.

1. Torta de sorvete de leite Ninho com morangos

Leia também: Torta de chocolate: 8 receitas que vão te convencer a ir para a cozinha

Essa torta reúne dois queridinhos do mundo dos doces. Ela é feita misturando leite condensado, leite Ninho, gemas e leite em uma panela ao fogo até o creme engrossar. Você deve então coar essa mistura e reservá-la. Enquanto ela esfria, vá fazendo a calda de morango, misturando morangos e açúcar em uma panela quente até tudo reduzir. Os últimos passos são fazer um merengue para juntar ao creme de leite Ninho, colocar a torta no congelador e servir com a calda de morango por cima.

2. Torta de sorvete napolitano

Outra combinação dos deuses é a do famoso sorvete napolitano. E a torta que reúne esses sabores incríveis não é nada complicada. Você deverá misturar creme de leite e leite condensado para fazer a base cremosa que será dividida em três partes: uma de chocolate derretido, outra com morangos e a última com essência de baunilha. Os sabores serão distribuídos em camadas na forma, levando uma de cada vez ao congelador, aí é só desenformar e se deliciar!

Continua após o anúncio

3. Torta de sorvete com Bis

Levando ingredientes simples, essa versão irá te impressionar pela facilidade. De início, você precisará fazer um brigadeiro tradicional para o recheio. Em seguida, disponha Bis por toda a lateral da assadeira e espalhe alguns pedaços em seu fundo também. Aí é só espalhar sorvete de creme por todo o centro da vasilha, colocar o brigadeiro no meio e cobrir com mais sorvete no topo. Deixe congelando por cerca de três horas e sirva.

Leia também: 28 receitas de torta de morango para arrancar suspiros

4. Torta holandesa de sorvete

Torta holandesa é uma daquelas sobremesas que encanta qualquer um, né? Para prepará-la, triture biscoitos e misture-os com a manteiga, formando uma farofinha para a base da receita. Disponha alguns biscoitos achocolatados nas laterais da forma. Já no preparo da massa, você deverá bater o creme de leite fresco, o leite condensado e a essência de baunilha. Volte ao congelador para ficar mais firme. Para deixar tudo ainda mais gostoso, faça uma ganache que vai por cima da torta. Imperdível!

5. Torta de sorvete na travessa

Essa é outra receita prática que dá água na boca de tão boa. Com bolachas de maizena trituradas, chocolate derretido e margarina você terá o necessário para criar o fundo da torta, aquela parte mais crocante. Já a massa leva sorvete de flocos e creme de leite sem soro. Fácil, fácil, certo? Aí é só montar a torta, deixar algumas horas no freezer e decorar com raspinhas de chocolate. Como ela não precisa ser desenformada, essa versão é ideal para levar naquela festinha ou evento especial e impressionar todo mundo.

6. Torta sorvete de prestígio com Oreo

Leia também: 12 receitas de bolo gelado de leite Ninho para adoçar e refrescar seus dias

E se você quer algo mais sofisticado e cheio de presença, essa é a receita perfeita. Triture algumas bolachas Oreo, adicione manteiga derretida nas bolachas, mexa os dois ingredientes e “assente” isso em uma assadeira. Use a batedeira para misturar os demais ingredientes e, quando atingir um ponto homogêneo, coloque esse creme sobre a base de bolacha e volte ao freezer. Aí só falta fazer uma ganache!

Continua após o anúncio

7. Torta de sorvete Kit Kat

Para essa torta, basta misturar em uma panela leite condensado, leite e gemas, incorporando todos os ingredientes. Em outro recipiente, você deverá bater o creme de leite fresco até atingir o ponto de chantilly e misturar isso ao creme inicial. Então será preciso apenas colocar a mistura em uma forma, criando camadas de creme e chocolate e deixar a torta no congelador. Para finalizar com chave de ouro, faça uma ganache, espalhe-a por todos os lados da sobremesa e decore com Kit Kat.

Agora que você já tem em mãos algumas receitas incríveis a serem testadas, certifique-se que você possui todos os ingredientes em casa e crie essas tortas maravilhosas.

E se você chegou até o fim da matéria, uma dessas afirmações deve ser verdade: ou você é uma chef de mão cheia ou é realmente apaixonada por torta de sorvete. Não deixe de testar diferentes versões, afinal, novas opções de torta de sorvete nunca são demais!

Leia também: 35 receitas de torta de banana com cheirinho e sabor de infância

Assuntos: Alimentação

Para você