28 receitas de torta de morango para arrancar suspiros

Seja em sua versão tradicional ou com alternativas variadas, a torta de morango é a sobremesa ideal para qualquer ocasião

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Conhecida por agradar os paladares mais diferentes, uma boa torta de morango pode ser a opção ideal para uma sobremesa saborosa e interessante, podendo incrementar refeições especiais ou mesmo satisfazer naqueles dias em que bate a vontade de comer um doce.

Para quem busca versões que utilizam frutas, desejando fugir das tradicionais sobremesas preparadas com chocolate, vale apostar em uma suculenta torta de morango. Além de lindo, este prato é rico em vitaminas, possuindo flavonoides, antioxidantes naturais garantidos pelo uso desta fruta. Confira uma seleção de receitas de torta de morango e delicie-se com este prato:

Tortas de morango simples:

Fonte: Reprodução / Dani Noce

1. Torta de morango tradicional: opção ideal para quem adora esta fruta, aqui a torta é recheada somente com morangos. Dispensando o creme de confeiteiro, o recheio da torta leva a fruta in natura e uma calda elaborada com morangos, açúcar limão e amido de milho.

2. Torta de morango de geladeira: dispensando o uso do forno para seu preparo, esta receita garante um resultado mais fácil e prático. Enquanto a massa leva apenas dois ingredientes, seu recheio é preparado com gelatina de morango incrementada com creme de leite e a própria fruta.

3. Torta de morango com leite condensado: para garantir o contraste ideal sem ficar enjoativa, como recheio desta torta, enquanto o sabor doce é garantindo pelo creme elaborado com leite condensado, a geleia de morango adiciona o sabor azedinho para equilibrar o prato.

Leia também: 16 receitas de torta alemã e holandesa para fazer todo mundo salivar

4. Torta de morango clássica de confeitaria: versão popular, é a torta encontrada tradicionalmente à venda nas padarias. Enquanto o creme de confeiteiro recheia a massa feita com farinha de trigo, açúcar, sal, ovo e margarina, os morangos recobrem a torta, resultando em um visual de tirar o fôlego.

5. Torta de morango com raspas de limão siciliano: com montagem simples e prática, seu recheio não leva muitos ingredientes. Para prepará-lo, basta misturar o leite condensado com os morangos cortados em fatias e dispô-los em forma de leque. Para decorar, tomilho e raspas de limão siciliano.

Fonte: Reprodução / Tempero Alternativo

6. Torta de morango vegana: versão adaptada para quem não consome alimentos derivados de animais, aqui o creme vegano ganha destaque. Bastam poucos ingredientes para prepará-lo, dentre eles o leite de amêndoas, açúcar cristal, aveia em flocos finos e o ágar-ágar, um tipo de gelatina vegetal derivado de algas marinhas.

7. Torta de morango sem lactose: outra opção adaptada da tradicional sobremesa, aqui os intolerantes à lactose poderão saborear um creme de confeiteiro que não perde em nada para o original. Para isso, o leite utilizado deve ser especial, não contendo lactose ou, como alternativa, um leite vegetal.

8. Torta de morango light: parecendo um pavê, esta torta de morango é uma boa pedida para quem deseja uma sobremesa leve e sem o uso de açúcar. Aqui, em vez da tradicional massa da torta, a base é feita com pão de ló, garantindo a textura leve do doce.

Leia também: 22 receitas de torta de limão que vão deixar você morrendo de vontade de experimentar

9. Torta de morango com baunilha: a adição deste ingrediente extra garante ainda mais sabor a esta sobremesa. Nesta opção, o creme de confeiteiro também é vegano, trocando o leite de vaca pela uma alternativa vegetal, neste caso, o leite de amêndoas caseiro.

10. Torta de morango com creme: ideal para quem busca uma variação da receita tradicional, esta opção também utiliza creme de confeiteiro para rechear o doce. O diferencial está na disposição dos morangos cortados, simulando pétalas de flor. Para incrementar a apresentação, vale polvilhar açúcar de confeiteiro com uma peneira sobre o prato.

11. Torta de morango com massa de biscoito: uma das melhores alternativas para acelerar o preparo desta torta é utilizar biscoitos prontos para fazer sua massa. Feitos com amido de milho, basta triturá-los e misturar com manteiga sem sal derretida para garantir a massa ideal para a torta.

Tortas de morango especiais

Foto: Reprodução / Dani Noce

12. Torta de morango com coco: enquanto os morangos são utilizados somente no preparo do recheio, aqui o coco é utilizado para saborizar as duas fases da receita, tanto a massa, através do coco ralado, quanto o recheio, com o auxílio do leite de coco. Para mais sabor, sirva a torta acompanhada de chantilly.

13. Torta aberta de morango com pêssegos: de preparo simples, a única preocupação com esta torta é o preparo da massa, já que seu recheio é feito apenas com frutas cortadas. Para a base, são utilizados ingredientes como farinha de trigo, sal, açúcar cristal, raspas de laranja, manteiga sem sal, suco de laranja e nata.

Leia também: 29 receitas de torta de bolacha para uma sobremesa linda e saborosa

14. Pavê de torta de morango: possuindo as camadas de uma tradicional torta de morango, esta receita é feita diretamente em um refratário de vidro, tornando-a mais prática. Para a base, o pão de ló substitui a massa da torta, enquanto seu recheio é preparado com geleia de morango, a fruta fatiada, suspiros em pedaços e chantilly.

15. Torta de morango no pote: receita ideal para quem adora uma versão de torta no pote, para montá-la, basta alternar camadas de creme de morango feito com leite condensado, creme de leite e suco em pó com biscoito picado e cobrir com geleia da própria fruta.

Fonte: Reprodução / Tempero Alternativo

16. Torta sorvete de morango: sem precisar do uso de forno ou fogão em seu preparo, esta é a receita ideal para ser saboreada em dias mais quentes. Para a massa, oleaginosas variadas mescladas com tâmaras para dar liga e, como recheio, morangos in natura, leite de coco, óleo de coco e açúcar cristal.

17. Torta de morango espelhada: utilizando uma forma com fundo removível, basta montar a torta com suas camadas tradicionais: massa, creme de confeiteiro e morangos picados. Para garantir o efeito espelhado, a gelatina de morango é adicionada como última camada, antes de desenformar a torta.

18. Torta de morango ao champanhe: possuindo apresentação diferenciada, esta torta dispensa a base de massa, utilizando morangos dispostos em pé, ganhando ainda a companhia de creme feito com espumante e cobertura feita com suco de morango, amido de milho e açúcar de confeiteiro.

Leia também: 32 receitas de torta de maçã para se apaixonar à primeira vista

19. Torta de morango com geleia brilhante: utilizando a receita tradicional de torta, com massa, creme de confeiteiro e morangos in natura na decoração, esta versão ainda ganha uma geleia de brilho como elemento final, garantindo um visual de dar água na boca.

20. Torta de morango com cobertura de gelatina: outra opção que adiciona uma calda como último recurso para deixar o doce ainda mais apetitoso, aqui, em vez da geleia de brilho, a gelatina de morango cumpre bem este papel.

21. Torta de morango com lascas de amêndoas: para garantir um recheio mais saboroso, rico em nutrientes em mais espesso, as amêndoas são trituradas até virarem uma farinha, sendo misturadas aos morangos, suco de limão siciliano, açúcar tradicional e açúcar mascavo.

Tortas de morango com combinações apaixonantes

Fonte: Reprodução / Flamboesa

22. Torta de morango com arroz doce: com visual arrasador, esta sobremesa é uma boa opção para ser servida em épocas especiais como Natal ou feriados. Utilizando farinha de amêndoas em sua massa, o arroz doce entra como substituto do creme de confeiteiro, incrementando o sabor do prato.

23. Torta de morango com chocolate recheada com chantilly: não é segredo para ninguém que morango e chocolate fazem uma dupla e tanto. Se complementados com chantilly, o prato fica arrasador. Aqui o chocolate figura tanto na massa quanto na cobertura, enquanto o chantilly recheia a torta.

24. Torta de morango com leite Ninho: uma deliciosa opção para os amantes deste tradicional leite em pó. Utilizado como base para o recheio, ganha a companhia da geleia da fruta e dos morangos dispostos sobre a massa elaborada com biscoitos de amido de milho e manteiga.

Fonte: Reprodução / Dani Noce

25. Torta de Danoninho de morangos com chocolate: buscando deixar o preparo do prato ainda mais prático e rápido, são utilizados ingredientes comprados prontos como o famoso iogurte de morango e o leite em pó para o recheio do doce e biscoitos de chocolate para o preparo da massa.

26. Torta de morango com suspiros e chantilly: ideal para ser servida em taças, essa torta é apresentada em camadas, alternando o pão de ló tradicional, morangos cortados em fatias, creme branco feito com leite condensado, creme de leite, manteiga e suspiros picados. Para uma decoração mais bela, chantilly e morangos in natura.

27. Torta de morango ao balsâmico com creme de confeiteiro: feita com elementos tradicionais como a base com biscoitos de amido de milho e recheio de creme de confeiteiro, o diferencial está no brilho garantido pelos morangos em sua cobertura. Dispensando geleia ou gelatina, basta salteá-los com vinagre balsâmico, açúcar e manteiga.

28. Torta de morango com recheio de mascarpone: ingrediente ideal para contrastar o sabor azedo proporcionado pelo morango, o queijo italiano substitui o creme de confeiteiro, garantindo uma receita ainda mais saborosa e interessante.

Seja em sua versão original, com base em massa, recheio de creme de confeiteiro e cobertura com morangos fatiados, ou ainda em opções alternativas, com texturas diferentes, ares de pavê, elaborada em camadas ou acompanhada de outros ingredientes, saborear uma boa torta de morango pode ser uma boa pedida. Escolha sua receita favorita e mãos à massa!

Assuntos: Alimentação

Para você