Casa e Decor

12 receitas de torta de bacalhau para dar uma variada no cardápio

iStock

Atualizado em 22.06.22

A torta de bacalhau é um prato que faz sucesso em diferentes ocasiões, da Páscoa ao almoço de domingo com a família. O peixe tem um sabor leve e permite que diferentes recheios sejam preparados, tanto propostas simples quanto mais elaboradas. Confira abaixo algumas ideias de dar água na boca e escolha a sua favorita!

Publicidade

1. Torta de bacalhau de liquidificador

Para começar a lista de delícias, toda a praticidade de uma bela receita de liquidificador. O recheio dessa torta leva bacalhau dessalgado e desfiado, cheiro verde, pimentão amarelo, tomate, cebola, alho em pó, azeitonas pretas, pimenta do reino e sal. Uma delícia fácil de fazer.

2. Torta de bacalhau sem massa

Essa receita aqui é diferente: não precisa de nenhum ingrediente como farinha de trigo ou fermento. O que dá a liga na torta é a utilização de batatas asterix que são combinadas com uma caixinha de creme de leite e um pouquinho de farinha de rosca.

3. Torta de bacalhau gratinada

Sabe aqueles pratos que já começam a dar água na boca só pelo visual? É o caso dessa torta que tem uma casquinha de requeijão gratinada na parte de cima. Azeitonas ajudam a finalizar a decoração e ainda dão um toque de sabor. Difícil alguém não curtir.

4. Torta de bacalhau com batata

Perfeita para um almoço de domingo, essa torta de bacalhau é feita em camadas: uma de purê de batatas, uma de bacalhau cremoso e uma bem generosa de mussarela. O queijo da parte de cima fica gratinado, uma delícia.

5. Torta de bacalhau com palmito

Publicidade

O diferencial dessa deliciosa torta de bacalhau é a utilização de meio quilo de palmito. No entanto, não pode ser o de conserva: o ideal é comprar palmito in natura em feiras ou supermercados. Ovos, tomates maduros, bacalhau, azeitona e cheiro verde complementam a receita.

6. Torta cremosa de bacalhau

Você vai se apaixonar pela receita acima por causa da sua versatilidade: a massa podre que é ensinada pode ser utilizada nas mais diversas receitas. A finalização da torta, com batata palha e requeijão cremoso, é um espetáculo à parte. Você vai salivar enquanto assiste!

7. Torta de bacalhau com molho branco

Além de bacalhau e de um purê de batatas saboroso, essa torta salgada ainda leva um molho branco para dar aquele toque de cremosidade. Dica legal para deixar o molho mais encorpado: use a água que cozinhou o bacalhau e as batatas. Polvilhe farinha de rosca e queijo parmesão por cima do prato para finalizar.

8. Torta capixaba de bacalhau

Essa torta é uma versão simplificada do clássico prato capixaba. O bacalhau fica cheio de sabor, já que é temperado com urucum, pimenta dedo-de-moça, limão e cebolinha, além de palmito, camarão e azeitona. O toque especial fica por conta da nuvem de ovos batidos.

9. Torta de bacalhau com repolho

Os rolinhos de repolho deixam essa torta um charme. E a lista de ingredientes é bem acessível. Ou seja, difícil alguém não curtir. A parte mais trabalhosa é lavar o bacalhau. Fora isso, o restante do passo a passo é fácil e está explicado no vídeo.

10. Torta de bacalhau na churrasqueira

Publicidade

Nem forno elétrico, nem micro-ondas, nem forno a gás: essa torta de bacalhau é preparada na churrasqueira. A forma da torta fica em cima de uma grelha e assa com o calor do fogo em brasa. Perfeita para quem quer inovar no tradicional almoço de família.

11. Torta de bacalhau para o Natal

As festas de final de ano merecem um prato mais elaborado, certo? O visual dessa torta de bacalhau é perfeito para uma mesa natalina, mas seu gosto também conquista. A massa é simples de fazer, com farinha, creme de leite, manteiga, ovos e sal.

12. Torta low carb de bacalhau

Para quem procura por uma receita com calorias reduzidas, eis uma sugestão bem gostosa. A torta salgada low carb é feita com uma misturinha de farinha de amêndoas e farinha de berinjela. Confira todos os detalhes do preparo!

Ama uma boa receita salgada? Então não deixe de conferir estas opções de torta de legumes – uma mais saborosa que a outra.

Graduada e pós-graduada em jornalismo, acabou se tornando publicitária por profissão. Gaúcha, blogueira, apaixonada pela vida. Boa de garfo, cantora de chuveiro, ótima contadora de histórias, péssima contadora de piadas. Lê muito, fala muito, olha mais Netflix do que deveria.