30 receitas de torta de atum para uma refeição prática e saborosa

Versátil, a torta de atum é aposta certa para quem deseja uma comidinha gostosa, mas não quer perder muito tempo na cozinha

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Gordelícias

As tortas salgadas por si só já são um coringa na cozinha brasileira… Geralmente com massa preparada rapidamente no liquidificador, são sinônimo de praticidade e de uma refeição completa e gostosa.

Mas, o que dizer então da torta de atum?! Este é, sem dúvidas, o recheio mais prático pelo qual se pode optar! Isso porque a maioria das pessoas costuma ter em casa uma lata de atum guardada… Então, quando bate a vontade, é só misturar o atum com outros ingredientes simples e colocá-los em meio à massa preferida, levando ao forno ou, em alguns casos, micro-ondas.

Apesar de ser uma receita prática, isso não significa que a torta de atum precise ser feita sempre da mesma maneira! É possível inovar, optando por receitas mais tradicionais ou diferenciadas, usando poucos ou muitos ingredientes!

Inspire-se com as receitas abaixo, para fazer sempre que der vontade, afinal, nada melhor do que refeições práticas e saborosas!

Tortas simples

Foto: Reprodução / Tem Laranja na Cozinha

1. Torta de atum fácil: daquelas receitas “quebra-galho”, para quando você recebe uma visita de última hora, ou quando tem preguiça de ficar horas na cozinha. Além de prática, é deliciosa!

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

2. Torta de atum com tomate: uma receita para quem gosta de praticidade. A torta é uma refeição completa, especialmente quando acompanhada de uma saladinha, e fica pronta em apenas alguns minutos. Isso sem falar que o sabor é delicioso!

3. Torta de atum, tomate e queijo: receita fácil, em que você só tem, basicamente, o trabalho de colocar os ingredientes no liquidificador, e depois, na forma. A massa é deliciosa e combina com qualquer outro recheio além do atum.

4. Torta de atum com legumes e ricota: ideal para um almoço ou jantarzinho leve e saudável. Além disso, é uma receita prática, fica pronta bem rapidinho. Enquanto a torta está no forno, você pode inclusive preparar uma saladinha para acompanhar, lavar a louça que sujou e arrumar rapidamente a mesa!

5. Torta de atum com queijo branco e abobrinha: esta torta não tem uma massa “superelaborada”, mas é uma receita que funciona bem e fica muito gostosa. Você pode fazer a massa sem gordura ou usar um pouco de manteiga.

6. Torta de atum com ervilha: a torta é colocada em pequenas forminhas, o que garante que ela fique ainda mais macia. Mas, se preferir, você pode fazer uma torta grande também. O preparo é bem simples e ela fica pronta em cerca de meia hora.

Leia também: 23 receitas com batata doce para bombar seu cardápio

7. Torta de atum, milho e azeitona: uma receita prática e saborosa, para a qual você só precisará de farinha de trigo, óleo, cebola, sal, leite, queijo parmesão ralado, fermento em pó, ovos, atum, milho e azeitonas picadas.

8. Torta de atum com ovo, milho e ervilha: ideal para aqueles dias em que se está com vontade de comer algo saboroso, mas sem perder muito tempo (e energia) na cozinha! É uma receita prática e pode se tornar sua refeição principal!

9. Torta de atum, queijo branco, milho e ervilha: uma torta simples de se fazer, sendo a massa de liquidificador. O recheio de atum com queijo é delicioso, mas você pode optar pelo recheio de sua preferência, como, por exemplo, sardinha, salmão, presunto, peito de peru defumado, carne moída, cogumelo, palmito… Pode ser servida na hora do lanche ou até mesmo na hora do almoço ou jantar, acompanhada de uma saladinha de folhas verdes.

10. Torta de atum com tomate, batata, cenoura e ervilha: para a massa, você usará farinha de trigo, leite, óleo, queijo parmesão, fermento e ovos. Para o recheio, precisará de atum, tomate, cenoura, batata, cebola, alho, manjericão, sal, pimenta-do-reino e ervilhas frescas.

11. Torta de atum, mussarela, tomate, palmito e azeitona: para o recheio, além das latas de atum, você usará tomates, queijo mussarela, azeitona e palmito. A massa também é simples de fazer, e você pode variar sempre que quiser o recheio.

Leia também: 30 receitas práticas e saborosas para quem mora sozinho

12. Torta de atum com massa de pão: uma maneira diferente de preparar sua torta de atum, utilizando pão de forma. O preparo é muito simples, não envolve nem fogão, e o resultado é uma torta bonita, molhadinha e cheia de sabor.

Tortas cremosas

Foto: Reprodução / Chocorango

13. Torta cremosa de atum: para fazer esta torta que se torna uma refeição completa, você precisará de ovos, leite, óleo, farinha de trigo, fermento em pó, sal, atum, tomate, cebola, orégano, sal, pimenta e requeijão cremoso.

14. Torta cremosa de atum com requeijão: ideal para servir quando for receber alguém em casa. Você usará leite, óleo, ovos, queijo parmesão, creme de leite, farinha de trigo, fermento em pó, cebola, tomate, atum, milho e requeijão cremoso.

15. Torta cremosa de atum com legumes: mais uma opção de torta prática e cheia de sabor. Para fazer sempre que der vontade! Quando quiser, dá para variar o recheio também, substituindo o atum por frango, legumes, presunto e queijo ou o que você quiser!

16. Torta cremosa de atum com presunto, cream cheese e mussarela de búfala: uma massa leve e gostosa, que ganha um recheio especial, numa combinação deliciosa de sabores. Além dos ingredientes principais do recheio, você usará cebola, tomate, milho, azeitona verde, manjericão, orégano, queijo ralado e sal.

Leia também: 23 receitas de empadão de frango para uma refeição mais saborosa

17. Torta cremosa de batata e atum sem massa: uma receita rápida, saborosa e muito fácil. Além de tudo, é relativamente light, porque não tem massa e a maioria das calorias fica por conta da batata.

18. Torta cremosa de atum com leite de coco: uma receita prática, que tem como ingredientes apenas manteiga sem sal, farinha de trigo, sal, atum, cebola, catchup, mostarda, leite de coco e parmesão para gratinar.

Tortas diferentes

Foto: Reprodução / Alto Astral

19. Torta de batata com atum: para fazer esta receita, você precisará de batatas, farinha de trigo, manteiga, fermento, leite, ovo, sal, pimenta-do-reino, queijo parmesão, filé de atum, tomate, cebola, pimenta Chipotle defumada e queijo mussarela ralado.

20. Torta de atum com batata e alho-poró: nesta receita, a massa fica bem aerada. Para o recheio, você usará batatas, latas de atum, alho-poró picado, alho, cebola, azeite, sal, pimenta-do-reino, requeijão cremoso e queijo parmesão ralado.

21. Torta de panquecas com recheio de atum: uma maneira criativa de se fazer torta. Nesta receita, o atum foi o recheio utilizado, mas você pode fazer também com outros ingredientes que tiver na geladeira, como, por exemplo, carne, frango, legumes.

22. Torta de atum com fondue de queijo: para fazer esta torta diferente e muito saborosa, você usará ovos, leite integral, óleo de milho, farinha de trigo, maisena, fermento, parmesão, sal, atum, milho, cebola e fondue de queijo.

23. Torta aberta de atum: uma receita fácil, que rende oito porções. Você usará óleo, ovos, leite, maisena, sal, farinha de trigo, fermento, azeite, latas de atum, cebola, tomate, azeitona verde, queijo mussarela, sal e cheiro-verde.

24. Torta de arroz e atum: boa pedida para quando sobra um monte de arroz pronto em casa! Você vai utilizá-lo com sucesso nesta receita, que resulta numa torta diferente, porém, muito saborosa, além de prática.

25. Torta de atum de caneca: uma receita muito simples, para fazer sempre que der vontade de comer algo gostoso, mas, também, prático. Em questão de minutos sua tortinha individual (na caneca) estará pronta para ser saboreada!

26. Torta de atum low carb: alternativa para quem segue uma dieta low carb, mas não abre mão de uma boa torta! A farinha de trigo é substituída pela farinha de amêndoas e o resultado é uma massa leve, mas bem saborosa. E o mais interessante é que você pode usar o recheio que desejar (além do atum)!

27. Torta light de atum: uma torta de liquidificador saudável e fácil de fazer, fica molhadinha, macia e saborosa. Você pode fazer uma torta grande ou colocá-la em forminhas de silicone individuais (tipo de cupcake). Em cerca de 45 minutos ela estará pronta!

28. Torta de atum integral: para fazer esta receita prática e saudável, você usará apenas ovos, farinha integral, leite de arroz, tomate, queijo minas sem lactose, lata de atum, orégano e fermento.

29. Torta de atum sem glúten: uma torta feita no liquidificador, simples, fácil e muito nutritiva. Você usará ovos, manteiga, leite, batata, fécula de batata, farinha de arroz, fermento em pó, sal e lata de atum.

30. Torta de atum sem glúten e sem lactose: segundo a autora da receita, essa torta é daquelas infalíveis, que nunca te deixa na mão! Além de simples, ela é perfeita para alérgicos e intolerantes à glúten e lactose. Para saborear sem preocupação!

Seja preparada de forma mais tradicional ou diferenciada, torta de atum é sempre sinônimo de praticidade! Geralmente, acompanhada de uma boa salada, torna-se uma refeição completa e saborosa.

Para você