Tônico capilar: tire suas dúvidas e confira 7 opções para comprar

Escrito por
Em 09.06.20

iStock

Sofre com a queda de cabelo ou com fios fragilizados? O tônico capilar pode ser a solução. Mas você sabe qual a real utilidade desse produto? Tire suas dúvidas e confira as melhores opções para comprar, além de receitinhas caseiras para deixar as madeixas mais resistentes.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é o tônico capilar

iStock

Segundo a dermatologista e tricologista Flávia Basilio (CRM/PR 28624), o tônico capilar é “uma solução para ser usada no couro cabeludo e nos fios que pode conter princípios ativos variados, de acordo com a finalidade a que se destina. Ele possibilita a solubilização dos ativos e pode conter, além das substâncias ativas, outras que ajudam a tratar os fios, como pantenol, ácidos graxos e óleos essenciais.”

O tônico capilar “pode ser usado para diversos objetivos, por exemplo: redução de oleosidade e controle da dermatite seborreica (caspa), estímulo ao crescimento capilar, proteção do couro cabeludo e hidratação dos fios.” Flávia lembra que nem todo tônico capilar faz crescer o cabelo. “Para esta finalidade, deve conter princípios ativos que estimulem o crescimento capilar. Um exemplo é a medicação minoxidil.”

7 melhores tônicos capilares para comprar e testar

Como explicado pela dermatologista, há tônicos capilares para necessidades diversas, como crescimento dos fios, antiqueda ou até mesmo para deixar os fios mais resistentes. Confira uma lista dos melhores produtos e a opinião de quem já testou!

1. Tônico capilar Gota Dourada – $

Dicas de Mulher

Os produtinhos da marca Gota Dourada estão há anos no mercado e são reconhecidos pelo preço acessível e pela embalagem amarela. O tônico capilar é composto de extrato de alho, aloe vera e calêndula. Esses compostos auxiliam no fortalecimento da raiz e aceleram o crescimento dos fios.

“Já usei em muitos tratamentos de queda, realmente é o meu produto preferido da linha! A hidratação que a linha proporciona é uma hidratação leve, que não pesa o cabelo. O tônico tem um leve cheiro de alho, mas não chega a ser insuportável e, após lavar, todo o cheiro sai.” – Julia Doorman

2. Tônico capilar Salon Line – $

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

Outro produto que entra na linha dos acessíveis é o tônico capilar da Salon Line. Ele é enriquecido com creatina e aminoácidos, dois componentes que auxiliam a reconstrução e fortalecimento dos fios, além do broto de bambu, que revitaliza e hidrata a fibra capilar. A marca conta com tônicos para diversos tipos de fios.

“Já vou começar dizendo: funciona, sim! […] Deu um resultado legal! Não parou completamente a queda, mas deu uma segurada muito boa, em um mês. Os resultados mesmo você só consegue ver a partir da terceira ou quarta semana, por isso fica a recomendação: use por 2 meses.” – Meu Cabelo Verde

3. Tônico capilar Capicilin – $

Dicas de Mulher

O produto da Capicilin impressiona por conter vitaminas e minerais e continuar baratinho. Esse tônico capilar promete fios mais resistentes, hidratados e luminosos. É ideal para quem gosta de praticidade, pois ele pode ser aplicado no banho.

“O tônico é uma solução aquosa, não oleosa de coloração verdinha. Sua textura é leve e seu cheiro é superagradável com notas herbais.[…] Além de hidratar, o produto faz super bem ao cabelo!” – Vanessa Sial

4. Tônico capilar antiqueda Bio Extratus- $$

Dicas de Mulher

Se você busca uma opção com bom custo-benefício e com foco na antiqueda, o tônico capilar da Bio Extratus é o ideal para você. Com extrato natural de jaborandi, o produto atua diretamente no bulbo capilar e fortalece os fios.

“Quanto aos benefícios nos fios, senti que já deu uma leve reduzida na queda! Notei que depois de seco está saindo menos fios nas minhas mãos quando eu mexo no cabelo, sabe? […] Esta é mais uma ótima recomendação que trago pra vocês! O tônico capilar de extrato natural de jaborandi já está na minha lista de favoritos!” – Ana Santo

5. Tônico capilar Tricofort – $$$

Dicas de Mulher

Esse tônico capilar é indicado para fios oleosos e com tendência a caspa. Além de limpar o couro cabeludo, o produto da Tricofort é concentrado em ampolas e conta com ingredientes como gengibre e antissépticos em sua fórmula.

Continua após o anúncio

“Após anos de uso desse produto, o que posso destacar que o seu benefício mais perceptível é no crescimento dos cabelos, na mesma semana que uso já consigo notar diferença. Quanto à oleosidade, percebi também que esse produto diminuiu a produção de óleo no meu couro cabeludo. O produto também melhora a queda, não resolve o problema, mas diminui.” – Camila Delamar

6. Tônico capilar Match O Boticário – $$$$

Dicas de Mulher

Se você busca um produto para fazer o seus fios crescerem mais rápido, o tônico da linha Match é o ideal para você. A marca promete fortalecimento do cabelo, recuperação de fios frágeis e uma fórmula poderosa que acelera o crescimento das madeixas. Segundo as resenhas, os cabelos crescem notavelmente em um mês de uso.

“Não esperava ver uma diferença tão grande no crescimento dos fios mas foi justamente nesse ponto que a linha mais cumpriu a promessa. Meu cabelo cresceu mais rápido do que vinha crescendo nos últimos tempos e isso me surpreendeu bastante. Se você está com o cabelo minguado, sem vitalidade e crescendo pouco, essa linha provavelmente te agradará bastante.” – Karina Guimarães

7. Tônico Capilar Natura Ekos – $$$$$

Dicas de Mulher

Com óleo de patauá na fórmula, o tônico da Natura é indicado para quem tem cabelos finos e fragilizados. A marca promete fortalecimento dos fios, auxílio no crescimento e tratamento da raiz às pontas. Ele é de uso noturno e recomendado para usar em dias alternados.

“O cheirinho é supergostoso, além de fácil aplicação. Ele realmente ajuda o cabelo a crescer, mas dentro da capacidade de um cosmético, é claro. O legal do tônico é que ele deixa o couro cabeludo mais saudável de uma forma geral.” – Danda Laet

Há tônicos capilares para todos os bolsos. Para escolher o certo para você, tenha em mente a finalidade do produto, como fazer o cabelo crescer mais rápido, deixar os fios mais resistentes ou evitar a queda.

Como usar o tônico capilar

De acordo com a especialista Flávia Basilio, “de forma geral, os tônicos são de uso diário e devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo.” Lembre-se de que cada produto pode ter um modo de uso diferente, então esteja sempre atenta às recomendações da embalagem. Alguns tônicos, por exemplo, não precisam ser enxaguados e outros podem ser usados diretamente no banho.

Como fazer um tônico capilar caseiro

Você sabia que é possível fazer um tônico capilar em casa? Confira receitas com ingredientes baratinhos e teste já!

Continua após o anúncio

Tônico para o cabelo com alecrim

O alecrim auxilia o crescimento dos fios e é o principal ingrediente desse tônico capilar. Recomenda-se a aplicação em dias alternados, e atenção: ele não é indicado para hipertensas ou grávidas.

Tônico para crescimento capilar baratinho

Esse tônico é feito com ingredientes que todo mundo tem na cozinha: cebola e alho. Esses dois, combinados com o óleo de rícino, estimulam o crescimento dos fios.

Tônico para cabelos cacheados

Essa receita é de um mel de cenoura que promete fortalecer os cachos e fazer o cabelo crescer mais rápido. Você vai precisar apenas de cenoura e açúcar para fazer. Para aplicar, a dica é misturar com seu creme de hidratação favorito.

Receita caseira de tônico capilar potente

Os principais ingredientes desse tônico são o hibisco e o cravo-da-índia. Para facilitar o processo de aplicação, você pode colocar a misturinha em um borrifador. Confira os detalhes e os benefícios no vídeo.

Na dúvida, consulte um(a) tricologista para saber qual o tônico capilar mais indicado para você. E agora que você sabe os segredos para um cabelo resistente, que tal colocar o projeto Rapunzel em prática?

Assuntos: Cabelos, Como usar