Moda e Beleza

Estilo tomboy como subversão dos padrões de gênero

Laura Fitzsimons

Atualizado em 06.09.23

O estilo tomboy vai muito além de pegar uma peça do armário do namorado, irmão ou simplesmente usar roupas masculinas. A tendência deixa os looks femininos mais despojados e descolados, combinando com o corte de cabelo e acessórios. Entretanto, para acertar nas combinações, é preciso considerar alguns pontos. Acompanhe a matéria para conhecer a estética que revolucionou o mundo da moda.

O que é tomboy?

A palavra tomboy tem origem na Língua Inglesa e pode ser traduzida como moleque. O termo já foi muito utilizado pejorativamente para caracterizar meninas que se vestiam com roupas consideradas masculinas. Entretanto, na década de 1970, ele foi ressignificado em um estilo que revolucionou o mundo da moda.

O uso de roupas masculinas para compor looks femininos mais confortáveis possui origem histórica. Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres assumiram os postos dos homens em vários trabalhos, consequentemente, suas vestimentas mudaram.

A estilista Coco Chanel foi a primeira mulher a assumir e expor o estilo. Além de subverter os padrões tradicionais da moda, o tomboy é um símbolo de protesto, pois representa a luta feminista.

Como usar o estilo tomboy?

De geração em geração, o estilo tomboy se renova, ganha o universo do cinema, capas de revistas e o dia a dia de muitas famosas. Seja em um look casual ou formal, você pode unir o vintage, o contemporâneo, o descolado e o social para criar composições autênticas. Abaixo, acompanhe dicas de looks.

Invista em detalhes

Se você vai a um evento durante o dia e ao ar livre, e quer criar um look tomboy mais casual e descolado, pode utilizar óculos escuros, colares e aneis para dar aquele toque final ao visual. A dica é escolher uma armação estilosa: retangular, oval, com lentes ousadas e cores diferenciadas.

Aposte em cortes de cabelo mais ousados

Não tenha medo da tesoura e aposte em uma repaginada completa do visual! Os cortes assimétricos ficam ótimos em cabelos lisos e cacheados. Já quem tem cabelos crespos pode valorizar a textura natural dos fios com o big chop ou black power.

Utilize um mix de peças com diferentes referências

Não tenha medo de fazer combinações ousadas: um par de tênis e um conjunto de alfaiataria deixam o look muito estiloso. Para isso, ao escolher o tênis, opte por uma cor que se destaque, por exemplo, se a alfaiataria for azul ou preta, aposte em um sapato branco. Outra dica para combinar peças de diferentes referências é utilizar um terninho alfaiataria com uma calça jeans.

Publicidade

As camisas de botões são indispensáveis

A camisa de botão é uma peça curinga para diversos looks. Caso opte por uma camisa com estampas ou texturas, escolha uma calça, bermuda jeans ou alfaiataria em um tom mais neutro. Você pode usar todos os botões abotoados, criando um visual mais organizadinho e moderno, ou deixar alguns abertos para um resultado descolado.

Escolha o corte da calça ideal

Uma calça wide leg jeans ou uma calça skinny? Escolha o modelo que mais combina com as outras peças do look. Se você gosta de roupas mais largas, aposte na wide leg, além das opções no jeans, dê uma chance à alfaiataria. Se prefere um look mais justo, a calça skinny é uma boa escolha.

Um par de tênis para compor o look

Não é regra, porém, como já dito, os tênis estão muito presentes em diversos looks e o tomboy não fica de fora. O all star e o vans estão entre os mais usados. Outra boa escolha é o sapato oxford. O importante é tentar escolher um calçado que complemente o estilo.

O blazer é o responsável pela elegância

calça animal print, blusinha branca, blazer preto, bolsa transversal preta

Publicidade

Quer deixar seu visual mais elegante? Aposte no blazer, seja com calça jeans ou alfaiataria, pois essa peça garantirá um upgrade em sua composição sem deixá-la tão formal. A cor preta abre um leque de combinações para você trazer texturas e estampas para o look, por exemplo, uma calça animal print ou listrada.

Além das dicas acima, moletons, camistas largas, bonés, chapéus e piercings ajudam a complementar o visual. Quando for às compras, passe na seção masculina ou unissex e veja se algum peça chama a sua atenção. No próximo tópico, confira uma seleção de looks.

15 looks tomboy para você acertar na escolha

Já passou do tempo em que meninos vestem calça e meninas vestem vestido. Seja no dia a dia, no trabalho ou em evento formal, o estilo tomboy é versátil, elegante, casual e descolado. Confira alguns algumas inspirações para montar o seu look:

1. Camisa de botão e bermuda combinam muito

2. Emma Watson e Rebecca Solnit apostaram na tendência

3. Tenha um terninho no seu guarda-roupa

4. A estampa xadrez é perfeita para o dia a dia

5. Gorros, chapéus e bonés podem ser o diferencial do seu look

6. Tilda Swinton apostou em uma estampa estilosa

7. Camiseta, calça jeans e tênis: você está pronta!

8. Para os dias mais frios, um suéter de lã

9. As peças de alfaiataria deixarão seu aerolook um arraso

10. All star e macacão: uma combinação nada básica

11. Looks com coturno ficam muito modernos

12. Samira Wiley usou terninho e gravata com salto alto em evento de gala

13. Use acessórios para demonstrar sua personalidade

14. Que tal um looks com boné?

15. A pochete será sua grande companheira!

O estilo tomboy quebra padrões e ressignifica a moda. Explore outros looks de alfaiataria para deixar o seu guarda-roupa mais versátil e despojado. Além disso, um corte pixe pode ser a mudança que você procura.

Professora de Língua Portuguesa por formação e redatora apaixonada pela arte de se expressar a partir das palavras. Encontra na escrita a possibilidade de aprender sobre diferentes assuntos ao escrever para seus leitores.