Termogênico acelera o metabolismo e é aliado na queima de gordura

Escrito por
Em 23.03.19 (Atualizado em 15.04.19)

iStock

Um termogênico promete aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e a queima de gordura.

Continua após o anúncio

Atualmente, é possível encontrar à venda diferentes tipos de termogênicos, porém, é preciso cautela, pois este tipo de produto não é indicado para todos. Esclareça abaixo suas principais dúvidas sobre termogênicos:

O que é termogênico e para que serve?

iStock

Gabriela Zugliani, nutricionista pós-graduada em Nutrição Esportiva e em Nutrição Ortomolecular com extensão em Nutrigenômica, comenta que o termogênico pode ser uma boa opção para quem já faz atividade física e busca um desempenho melhor.

“Porém, pessoas que têm problema de tireoide, insônia, ansiedade ou depressão não devem tomar, pois a maioria dos termogênicos industrializados têm substâncias que podem afetar o sistema nervoso”, explica.

A maioria dos suplementos termogênicos são à base de cafeína, substância que aumenta a mobilização e o uso dos ácidos graxos como forma de gerar energia. Entenda como os termogênicos agem:

Leia também: Como emagrecer: 14 dicas para perder peso com saúde

  • Atua na perda de gordura: Gabriela destaca que os termogênicos aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal. Com isso, aumenta-se a queima de gordura.
  • Aumenta o desempenho: o termogênico tende a prolongar a capacidade de duração da atividade física, pois ajuda a diminuir e a retardar o início da fadiga. Com isso, a pessoa sente-se mais disposta a realizar seus exercícios, o que, naturalmente, aumenta o gasto calórico.
  • Proporciona mais motivação: como o termogênico aumenta o gasto calórico e melhora o desempenho durante as atividades físicas, a tendência é a pessoa se sentir melhor com a prática e se motivar cada vez mais com os resultados que vêm sendo conquistados.

Termogênico emagrece?

“Depende. Tudo está relacionado à alimentação. Mas, em tese, sim, se a pessoa estiver também seguindo uma boa alimentação e se exercitando, pois o produto ajuda a acelerar o metabolismo”, responde Gabriela.

Vale ressaltar que os termogênicos não fazem milagres e devem estar associados a um programa de emagrecimento unindo alimentação saudável e atividade física. Por isso, no geral, o termogênico não é indicado para pessoas que não praticam atividade física.

Para um indivíduo sedentário, os resultados são pouco prováveis e o produto pode gerar efeitos colaterais mais intensos (como insônia, nervosismo, tremores etc).

Continua após o anúncio

Termogênico: como tomar

  • Consuma apenas se houver indicação: os suplementos termogênicos devem ser usados apenas quando houver prescrição do nutricionista ou nutrólogo. O profissional passará a dosagem correta, além de orientar sobre a escolha do melhor produto.
  • Tenha cuidado com a escolha do produto: alguns suplementos termogênicos são
    proibidos pela Anvisa por possuírem substâncias perigosas ao organismo. Por isso, mais uma vez é essencial seguir as orientações do nutricionista ou nutrólogo.
  • Não consuma à noite: Gabriela destaca que é recomendado tomar termogênico de manhã, antes do treino, para não influenciar o sono. O produto não deve ser usado próximo ao anoitecer; caso contrário, pode causar alterações no sono.
  • Não faça uso contínuo: Gabriela explica que não se deve fazer uso contínuo de termogênico por mais de um mês. “É essencial dar uma pausa”, lembra.

De forma geral, o termogênico é indicado para pessoas que se exercitam frequentemente e já contam com acompanhamento de nutricionista, mas querem melhorar a performance e/ou aumentar o gasto calórico.

Termogênico natural

iStock

Para as pessoas que desejam simplesmente emagrecer, mas não são tão frequentes nos treinos, pode ser mais indicada a introdução de alimentos termogênicos na dieta. Conheça os principais:

Leia também: Gengibre ajuda a emagrecer e pode ser ingrediente de receitas deliciosas

  • Café: a cafeína, que é o componente principal do café, é um estimulante natural do sistema nervoso e, devido ao seu efeito termogênico, aumenta o metabolismo e ajuda na perda de peso.
  • Chá verde: entre outras vantagens, ajuda a acelerar o metabolismo especialmente pela presença de cafeína em sua composição. Pode-se consumir até três xícaras por dia, geralmente até o final da tarde (para que o sono não seja prejudicado).
  • Pimenta: a substância capsaicina, presente na pimenta, eleva a temperatura corporal e o gasto de energia.

  • Canela: conhecida por seus efeitos termogênicos, a canela pode ser usada, por exemplo, na versão em pau para o preparo de chás; ou em pó, sendo salpicada por cima de frutas, iogurtes ou outros alimentos.
  • Gengibre: também é bastante conhecido por suas propriedades termogênicas. Pode ser adicionado a sucos, chás, entre outras preparações. Gabriela ressalta que o suco com gengibre causa termogênese, pois acelera o metabolismo, e a pessoa pode até notar que começa a suar um pouco mais após o consumo.

Termogênico: onde comprar

Confira abaixo alguns dos principais termogênicos vendidos no mercado:

Dicas de Mulher

  1. Termogênico Kimera, na Netshoes
  2. Biofitins Termogênico Chá Verde e Hibisco Solúvel, nas Americanas
  3. Cafeína Herbamed, nas Americanas
  4. Thermogen Hibisco com Gengibre e Canela, na NutriEntrega
  5. Unilife Chá Verde Biodream, nas Americanas
  6. Termogênico Lipo 6, nas Americanas

Vale reforçar que os termogênicos possuem contraindicações. Cardiopatas, hipertensos, crianças, gestantes e pessoas com gastrite e insônia, por exemplo, não devem consumi-los. O ideal, aliás, é que os termogênicos sejam usados apenas quando houver indicação do nutricionista ou nutrólogo.

Estes alimentos apresentam bem menos riscos de efeitos colaterais. Vale destacar, porém, que sozinhos eles não promovem o emagrecimento. Eles devem ser associados a uma alimentação saudável e equilibrada.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Continua após o anúncio

Leia também: 10 hábitos alimentares que aceleram o metabolismo

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Para você