Suco de salsa: conheça benefícios e receitas para preparar o seu

Escrito por
Em 02.10.20

iStock

Por                                
Em 02.10.20

A salsinha é um tempero muito apreciado na culinária brasileira e, mais recentemente, muito tem se falado sobre o suco de salsa. Mas será que ele é mesmo um aliado para o emagrecimento? Continue lendo e confira mais informações sobre essa bebida!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Benefícios

Manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e outros bons hábitos de saúde aliados com o consumo do suco de salsa podem te trazer diversos benefícios. A seguir, listamos os principais deles. Confira:

Ação benéfica contra alguns tipos de câncer

O carnosol presente na salsinha se mostrou eficaz contra alguns tipos de câncer. Segundo Johnson, essa substância tem ação benéfica contra o câncer de próstata, de colo do útero, de pele e também de mama.

Auxilia a digestão

O suco ingerido após as refeições pode ter um efeito positivo para a digestão, evitar flatulências e cólicas intestinais, segundo este artigo. Assim, a salsinha auxilia também a prevenir ou tratar a sensação de inchaço após as refeições.

Ajuda a controlar os níveis de colesterol

Quando os níveis de colesterol HDL estão altos, existe um grande risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Por isso, atentar-se a essa questão é muito importante. A salsinha é uma grande aliada, já que, por ser rica em fibras, ela auxilia a diminuir o nível desse tipo de colesterol no organismo. As informações são de um estudo realizado por Edoardo Capuano.

Mantém o fígado saudável

Uma pesquisa apontou que a salsa pode auxiliar na redução de glicose no sangue. Assim, a hortaliça pode ser relacionada à boa saúde do fígado em pessoas diabéticas. No entanto, essa é uma doença grave e o consumo da salsinha não dispensa o tratamento médico.

Promove a saúde dos ossos

A perda óssea é natural durante o processo de absorção e renovação dos ossos. No entanto, quando acontece a absorção excessiva, pode ocorrer a osteoporose, que é quando os ossos se tornam extremamente porosos e enfraquecidos. Assim, o risco de fraturas cresce. Uma das formas de evitar o excesso de perda óssea é pela ingestão de vitamina K, e a salsa é rica nesse nutriente. As informações são deste artigo.

É diurética

Muitas pessoas relacionam o consumo do suco de salsa com o emagrecimento, mas não existem evidências científicas sobre isso. A informação disponível é a de que a hortaliça é diurética e evita o inchaço do corpo, pois previne o acúmulo de água. Este artigo trata da ação diurética da salsinha.

Aliada contra a anemia

Consumir o suco de salsa pode ser uma ótima forma de auxiliar o seu organismo a absorver mais ferro. A falta de ferro pode causar a anemia, uma doença que provoca fadiga, cansaço e falta de ar. A salsinha é rica em vitamina C, um importante nutriente para a absorção do nutriente. As informações são deste estudo.

Publicidade

Aumenta a imunidade

Conforme explicado no tópico anterior, a salsinha possui grande quantidade de vitamina C. Essa vitamina é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo. Pesquisas indicam que a falta dela pode levar à incidência de doenças que aparecem devido ao mau funcionamento do sistema imunológico.

Incluir a salsinha na sua alimentação pode trazer diversos benefícios, mas, além disso, lembre-se de ter uma alimentação nutritiva e bons hábitos. Caso esteja com algum sintoma, lembre-se de é importante sempre procurar ajuda médica.

Receitas

Que tal começar a experimentar os benefícios do suco de salsa na sua rotina? A seguir, confira 6 receitas que são ótimas para inserir no seu cotidiano!

1. Suco de salsa simples

iStock

Ingredientes

  • 1 copo de água
  • 1/2 xícara de salsinha

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador, bata a água e a salsinha;
  2. Coe;
  3. Consuma imediatamente sem adoçar.

2. Suco de salsa com limão

Ingredientes

Publicidade

  • 1/2 xícara de salsinha
  • Metade de um limão
  • 400 ml de água

Modo de preparo

  1. Leve a salsinha, a água e o limão espremido ao liquidificador e bata;
  2. Coe;
  3. Consuma imediatamente sem adoçar.

3. Suco de salsa com hortelã

iStock

Ingredientes

  • 4 folhas de couve
  • 1/2 xícara de salsinha
  • 1/2 xícara de hortelã
  • 1 copo de água

Modo de preparo

  1. Bata tudo no liquidificador;
  2. Coe;
  3. Consuma imediatamente e, de preferência, sem adoçar.

4. Suco de salsa com pepino e maçã

Ingredientes

  • 1 pepino picado com a casca
  • 1 maçã-verde picada com a casca
  • 1 punhado de salsinha picada sem o talo
  • 1 talo de aipo/salsão
  • Suco de 1 limão
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Publicidade

  1. Bata tudo no liquidificador até estar bem processado;
  2. Beba pela manhã em jejum ou antes de dormir;
  3. Se preferir, adoce com mel.

5. Suco de salsa com laranja

iStock

Ingredientes

  • 1 copo de suco de laranja
  • 2 folhas de couve
  • 1 punhado de salsinha

Modo de preparo

  1. Bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo;
  2. Consuma imediatamente.

6. Suco de salsa com abacaxi

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 1/2 xícara de salsinha
  • 1 folha de couve
  • 1 rodela de abacaxi

Modo de preparo

  1. Bata tudo no liquidificador;
  2. Se preferir, coe, ou consuma sem coar;
  3. Beba de manhã em jejum.

Viu só quantas opções para variar o preparo do suco de salsinha? Assim, fica mais fácil consumi-lo diariamente sem enjoar do sabor.

Cuidados e contraindicações

Certifique-se de higienizar bem a salsinha, afinal, ela será consumida crua. O suco de salsa é contraindicado para pessoas que possuem nefrose (doença nos rins). Por possuir ação diurética, não é recomendado para esses casos.

Uma alimentação saudável combinada com bons hábitos pode ser aliada ao consumo de suco de salsa para garantir mais saúde. Se você gostou das dicas, conheça também os benefícios do chá de maçã!