6 benefícios do suco de manga e receitas para uma vida mais saudável

Escrito por
Em 08.10.20

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Saboroso e refrescante, o suco de manga deixa os dias quentes mais agradáveis e deliciosos. Mas quais são as vantagens de consumir essa bebida? Acompanhe a matéria e descubra os benefícios, aprenda receitas e conheça os cuidados necessários para saborear essa opção prática, acessível e superapetitosa!

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Índice do conteúdo:

Benefícios

Rico em nutrientes, fibras e propriedades antioxidantes, o suco de manga é a bebida ideal para quem busca uma rotina mais saudável e natural. Consultamos a nutricionista Lie Lopes (CRN-8: 10950) para conhecer os benefícios de consumir esse suco! Confira:

Mantém os olhos e a visão saudáveis

Segundo a nutricionista, esse suco é uma fonte de betacaroteno – um antioxidante que ajuda na saúde dos olhos e, também, no crescimento e no desenvolvimento ósseo. Além disso, ele também é uma fonte rica em vitamina A, que é uma importante aliada para a imunidade.

Ação antioxidante e prevenção de doenças

O suco de manga também auxilia na obtenção de vitamina E. Esse antioxidante diminui citocinas pró-inflamatórias, que aumentam as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e resistência à insulina, podendo causar diabetes.

Ação benéfica para gestantes

Por conter vitamina B9 (também conhecida como ácido fólico), a bebida também pode ser um aliado para mulheres grávidas: afinal, ela auxilia na formação do tubo neural do bebê. Além disso, a deficiência dessa vitamina pode causar anemia.

Contribui para a saúde óssea

Rico em cálcio, o suco de manga fortalece os ossos e melhora a contração muscular. A deficiência desse mineral pode gerar irritabilidade, agitação, insônia ou fraqueza nos músculos.

Melhora o sistema imunológico

Os benefícios da vitamina C são muitos – desde a melhora na saúde da pele e o aumento da imunidade até sua função antioxidante. Por isso, o suco pode ser um forte aliado para quem procura essas propriedades!

Intestino saudável

Por sua característica fibrosa, o suco de manga também melhora o trânsito intestinal. Essa característica também diminui os riscos de dislipidemia – ou seja, alterações no colesterol.

Agora que você já conhece os benefícios dessa bebida, aprenda ótimas formas de prepará-lo para deixar sua alimentação mais saborosa e equilibrada!

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Receitas

Aproveite todos os nutrientes do suco de manga com estas deliciosas receitas que separamos para você incluir a bebida na sua rotina. Acompanhe:

1. Suco de manga com água

Refrescante e deliciosa, essa receita é ideal para quem procura um suco fresquinho nos dias quentes. Por ser uma fruta mais densa e fibrosa, a manga traz uma textura diferente e apetitosa para a bebida, que fica com um sabor leve e agradável.

2. Suco de manga com água de coco

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O suco desta receita é feito com água de coco, que deixa tudo com um toque adocicado e um sabor leve e suave. A dica é servir a bebida com cubinhos de manga congelados, que refrescam e deixam tudo ainda melhor. Confira o modo de preparo!

3. Suco de manga com leite

Quem acredita que misturar manga com leite faz mal está muito enganado: além de ser uma forma saudável e nutritiva de saborear o suco, o leite deixa o preparo ainda mais delicioso! A receita também sugere adoçar a bebida com açúcar, para suavizar o sabor azedinho da fruta.

4. Suco de manga cremoso

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Feita com banana, limão, maçã e laranja, esse suco de manga é uma verdadeira explosão de sabores e nutrientes! Saudável e supercremosa, a bebida pode ser saboreada como café da manhã ou lanche da tarde, já que sustenta muito bem a fome. Acompanhe a receita!

5. Suco de manga com maracujá

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Quem gosta de bebidas mais ácidas e refrescantes vai adorar a combinação da manga com o maracujá: a receita ensina o preparo de um suco que une sabor e saúde de forma muito refrescante! Além das frutas, a mistura ainda leva linhaça, que deixa a bebida ainda mais nutritiva e com uma textura diferente. Veja a receita completa!

6. Suco de manga com limão

Deixe sua bebida com um sabor equilibrado e refrescante adicionando um pouco de suco de limão ao preparo. Esse ingrediente é indicado para casos em que a manga está mais adocicada ou para quem gosta de unir o sabor ácido com o doce.

7. Suco de manga com hortelã

Aromático e refrescante, esse suco vai deixar os dias de verão muito mais agradáveis! Além da manga, o preparo leva maracujá, gengibre, hortelã e gelo. Com um toque levemente ardido e de frescor, é possível realçar ainda mais o sabor das frutas!

8. Suco de manga com laranja

Uma ótima forma de aumentar a quantidade de vitamina C do seu suco de manga é adicionando laranja ao preparo. Esse ingrediente contribui não só para o índice nutricional da bebida, como também deixa tudo com um sabor ainda mais irresistível!

9. Suco de manga com pêssego

Para um suco com uma textura aveludada e ainda mais densa, a receita ensina a utilizar pêssegos para complementar o sabor da manga. A dica é usar o primeiro ingrediente com casca, para trazer cor e ainda mais nutrientes ao preparo. Confira o passo a passo!

10. Suco de manga com cenoura e gengibre

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Apenas 5 ingredientes são necessários para preparar esse suco que é uma explosão de cores e sabores: cenoura, gengibre, hortelã, água e, é claro, manga! Refrescante, levemente ardido e superdocinho, esse suco vai te conquistar tanto pelo sabor quanto pela saúde.

A versatilidade da manga permite preparar o suco das mais diversas maneiras! Por isso, você pode usar a criatividade e variar as receitas para aproveitar ao máximo os benefícios dessa fruta.

Cuidados e contraindicações

Segundo a nutricionista Lie Lopes, coar o suco de manga é contraindicado, já que esse procedimento diminui o teor de fibras. Além disso, é importante sempre prestar atenção à quantidade de frutas utilizadas para o preparo do suco, tendo em mente seu teor de carboidratos. “Pense em quantas mangas você comeria – essa é a quantidade ideal para se colocar no suco”, orienta a profissional.

Insira o suco de manga no seu cardápio do dia a dia e não se esqueça de complementar os nutrientes dessa bebida com uma alimentação equilibrada. Estas receitas de comida saudável são ótimas opções que podem te inspirar!