5 benefícios do suco de acerola para incluí-lo na rotina agora mesmo

Escrito por
Em 23.01.22

iStock

Além de delicioso, o suco de acerola é um ótimo aliado para a sua saúde. Ele é rico em nutrientes e vai te ajudar a manter o organismo mais saudável. Confira quais são esses benefícios e receitas poderosas para testar em casa.

Publicidade

Índice do conteúdo:

5 benefícios do suco de acerola que mostram o quanto ele é nutritivo

O suco de acerola vai colorir e nutrir os seus dias. Para detalhar melhor quais são esses benefícios, confira a explicação dada pela nutricionista Tayná Marques (CRN-8 12216):

  • Vitamina C: “uma das maiores fontes naturais de vitamina C biodisponível, a acerola é uma fruta silvestre nativa das Américas. A vitamina C é um nutriente essencial, ou seja, precisa ser obtida através da alimentação (ou suplementação), sendo indispensável para o bom funcionamento do corpo”, explicou Tayná.
  • Efeito antioxidante: para garantir esse efeito a nutricionista recomendou que “uma boa hora para tomar seu maravilhoso suco de acerola é após treinos aeróbicos, pois esse tipo de treinamento libera radicais livres, que quando não neutralizados, são os principais causadores do envelhecimento precoce”. Isso também auxilia a prevenir o câncer;
  • Potencializa o ferro: você sabia que o suco de acerola pode ser tomado com as refeições? Tayna explicou o porquê: “o consumo do suco de acerola com as refeições tem um enorme benefício evitando a anemia, melhorando os estoques de ferro do corpo (ferritina) e melhorando também a função da tireoide, que precisa do ferro para transformar o hormônio inativo T4 no hormônio ativo T3. E por ser também antioxidante, ajuda a combater os radicais livres liberados naturalmente pela tireoide ao exercer sua função”;
  • Melhora do sistema imunológico: a acerola age “no combate às infecções diminuindo o tempo de duração da doença e a gravidade dela”, citou a profissional.
  • Produção de colágeno: o suco auxilia “no combate às infecções diminuindo o tempo de duração da doença e a gravidade dela”, contou Tayná.

Depois dessa lista vai ficar mais fácil ter motivos para consumir essa delícia. Se atente aos malefícios e consuma com moderação.

Há malefícios em abusar desse suco refrescante?

iStock

Para garantir todos esses benefícios, a nutricionista alerta: “a vitamina C, nutriente encontrado em grande biodisponibilidade no suco de acerola, é extremamente volátil, por isso o suco deve ser consumido logo após o preparo e, de preferência, sem coar.” Em relação ao seu consumo, a nutricionista indicou os melhores horários: próximo às principais refeições ou após treinos aeróbicos.

Outro ponto a ser considerado, é que a acerola é uma fruta ácida, então “quem tem problemas digestivos pode passar mal após ingeri-lá”. E para finalizar, Tayná completou: “o excesso, como tudo na alimentação, não será bom, pois pode aumentar o risco de cálculos renais. Lembre-se: o corpo funciona corretamente na base do equilíbrio e harmonia. Então, não é porque um alimento é bom que se deve exceder.”

Receitas de suco de acerola

Que tal começar a testar diferentes preparos e sabores? Todos eles são muito práticos e ficam prontos rapidinho. Não tem desculpas para não experimentar! Veja qual destas combinações mais combina com o seu paladar:

1. Suco de acerola simples

Quer deixar o seu suco com uma textura bem refrescante? É só utilizar as acerolas congeladas. Se a sua fruta for fresca, não tem problemas, o gelo vai te ajudar a chegar nessa consistência. Basta bater a fruta com açúcar e água, e está pronto!

Publicidade

2. Suco de acerola com laranja

Bater a acerola com outra fruta é uma ótima ideia para não enjoar do seu sabor. Uma boa opção é utilizar a laranja. Para ajudar a dar volume para essa mistura, o indicado é bater o suco de laranja com a acerola, o açúcar e a água. Fica incrível!

3. Suco de acerola com limão

O limão tem um toque ácido que fica delicioso em sucos. Além do sabor, ele também contribui com ainda mais benefícios para a saúde. Para reproduzir essa receita deliciosa, você vai precisar de acerola, suco do limão, água e mel. O resultado é surpreendente!

4. Suco de acerola com leite

Se você é daquelas que ama sucos com leite, saiba que também existe essa opção. Ele será batido com a água, a acerola e o açúcar. A consistência fica mais cremosa, muito parecida com uma vitamina. Ideal para tomar no café da manhã ou lanche da tarde.

Já dá para compartilhar com a família toda essas receitas poderosas e saborosas de suco de acerola. Se você quiser variar o cardápio e também contribuir com a saúde, experimente também estas receitas de suco verde com diversas combinações!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.