25 receitas variadas de strogonoff para um almoço prático e saboroso

Prato de origem russa, a receita de strogonoff se difundiu e se popularizou nos quatro cantos de mundo, inclusive na nossa mesa!

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Danielle Nocce

Prato querido por muitos, o strogonoff é tradicionalmente preparado à base de carne, creme de leite, cebola e sal. As teorias de seu surgimento se dividem em três vertentes, onde uma confere a autoria deste aos soldados russos, por volta do século XVI, os quais consumiam rações de carnes cortadas em barris com sal grosso e aguardente, buscando a preservação deste alimento.

Uma segunda opção outra aponta sua autoria como o clã da família Stroganov, por volta de 1500, onde um de seus membros ou possivelmente o cozinheiro francês, que servia a família, havia inventado a receita.

Já a terceira teoria é a única mencionada pela enciclopédia Larousse, onde o nome strogonoff seria uma referência ao verbo “strogat”, que em russo significa cortar em pedaços. Por fim, o uso de champignons, páprica e mostarda é creditado ao cozinheiro francês Thierry Costet, o qual viveu na Rússia no final do século XIX.

Opção popular, após a revolução russa de 1917, o strogonoff chegou até a França e de lá difundiu-se ao redor do mundo. Uma curiosidade é que o ketchup só foi incluído no preparo do strogonoff quando o prato chegou aos Estados Unidos e hoje é um ingrediente padrão na receita.

Independente de onde surgiu, o fato é que o strogonoff é um dos pratos mais queridos para um almoço de família ou jantar especial, sempre bem acompanhado de um arroz branco e batata palha. Além disso, sua versatilidade agrada os mais criativos, os quais adicionam ou eliminam ingredientes de seu preparo de acordo com o gosto pessoal.

Leia também: 10 alimentos anti-idade que você deve incluir na sua dieta

Confira a seguir uma deliciosa seleção de receitas de strogonoff de carne para vocês salivar e testar, claro!

Versões rápidas e tradicionais

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Strogonoff de carne rápido: procurando uma receita fácil e rápida? Então esta é a ideal para você. Para deixar o prato mais saboroso, refogue a cebola na manteiga e no óleo, pois este último irá garantir que a manteiga não queime, apenas saborize os ingredientes. Para um sabor mais marcante, utilize caldo de carne na mistura.

2. Strogonoff de carne tradicional: para um sabor todo especial, esta receita utiliza um pouquinho de conhaque. Mas não se preocupe, o álcool evapora durante seu preparo, podendo ser consumido por qualquer pessoa. O molho inglês é outro ingrediente que faz toda a diferença no sabor, aposte!

3. Strogonoff de origem russa: para trazer a versão russa, a autora ensina a preparar um creme azedo: basta adicionar o suco de um limão em duas xícaras de creme de leite fresco ou nata. Outra dica para deixar o prato mais refinado é limpar bem o contrafilé, evitando deixar pedaços com gordura, tornando-o mais agradável ao paladar.

4. Strogonoff de panela de pressão: opção ideal para uma refeição rápida, aqui a carne vai na panela de pressão por aproximadamente 10 minutos, para ficar macia e cozida. Para deixar o molho mais saboroso, adicione ½ colher de sopa de shoyu, o tradicional molho de soja oriental.

Leia também: 13 receitas de bife à parmegiana com cara de prato de restaurante

Versões incrementadas

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

5. Strogonoff de carne com cebola roxa: com ingredientes diferenciados, esta versão utiliza bife de filé mignon, cogumelos paris, shiitake, tomates sem casca e creme de leite fresco. Outro ingrediente destaque é a cebola roxa, rica em vitamina C e flavonoides, poderosos antioxidantes.

6. Strogonoff de carne com shoyu: nesta inusitada versão, o ketchup e a mostarda são substituídos pelo uso do shoyu, o qual, junto ao creme de leite, irá garantir cremosidade ao prato. Aqui, a carne escolhida é a alcatra, a qual é cozida na panela de pressão.

7. Strogonoff de carne com palmito: o ingrediente inesperado desta receita é o palmito, alimento obtido do interior do caule da palmeira, com baixas calorias e que é coadjuvante no fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar no combate de doenças cardiovasculares.

Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

8. Strogonoff de carne com páprica picante: buscando acentuar o sabor da carne, para o preparo desta receita utilizou-se páprica picante em seu tempero. Este condimento é extraído de uma espécie de pimentão, após seco e moído. Ótimo para a circulação, este tempero possui vitaminas A e C, além de promover a redução de dores.

9. Strogonoff de carne com cogumelo paris: aqui o tradicional champignon é o tipo de cogumelo escolhido. Para a carne, filé mignon. O molho de tomate substitui o uso de ketchup, e a mostarda utilizada é a dijon, de sabor marcante e ótima acompanhante de carnes vermelhas.

Leia também: 15 receitas com peito de frango de dar água na boca

10. Strogonoff de carne com mostarda dijon: mais uma vez a mostarda dijon deixa o sabor do strogonoff mais marcante. O uso da noz moscada é outro fator a ser destacado, pois garante aroma e sabor especial ao prato.

11. Strogonoff de carne com picles, cogumelos e iogurte natural: o diferencial deste molho é que este é preparado com uma mistura de leite e iogurte natural, em vez do tradicional creme de leite, conferindo uma leveza ao prato.

Versões flambadas ou com vinho

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

12. Strogonoff de carne flambado ao conhaque: preparado com pouquíssimo ingredientes, aqui o filé mignon deve ser flambado com o auxílio do conhaque, finalizando o cozimento da carne. Para o molho, apenas ketchup e creme de leite, sem nenhum tempero adicional. Por fim, basta adicionar o champignon picado e está pronto. Simples, fácil e muito saboroso.

13. Strogonoff de carne flambado ao whisky: aqui a bebida escolhida flambar a carne é o whisky, garantindo um sabor diferenciado ao prato. A dica para um prato mais saboroso é utilizar os cogumelos frescos ao invés daqueles em conserva, comprados no mercado. Vale a pena provar esta opção!

14. Strogonoff de mignon flambado com cream cheese: o conhaque marca presença novamente ao flambar o filé mignon. Para um molho mais cremoso e com sabor sem igual, utilize creme de leite, ketchup, mostarda, molho inglês, caldo de carne e 2 colheres de sopa de cream cheese ou requeijão cremoso.

Leia também: 10 alimentos mais ricos em ferro

15. Strogonoff de carne com vinho branco: receita econômica, a carne elegida para esta receita foi o coxão mole, com um preço mais acessível. Para deixá-la mais saborosa, a autora lança mão do vinho branco seco. Outro diferencial é o uso de salsinha e tomilho para um molho com ervas.

16. Strogonoff de carne com molho inglês e vinho branco: aqui novamente o vinho branco é a bebida eleita. Este acompanha o creme de leite fresco, assim como o extrato de tomate, ketchup e o molho inglês. Mais uma vez o filé mignon se mostra a carne favorita para este prato.

17. Strogonoff de carne com nata e vinho do Porto: aqui, ao invés do creme de leite, a autora da receita optou pelo uso de nata, a qual é acompanhada de mostarda e um cálice de vinho do Porto. Esta bebida adiciona sabor adocicado a prato, além de ser um ótimo combatente de doenças cardiovasculares.

18. Strogonoff de carne com vinho tinto e creme azedo: utilizando alcatra como a carne escolhida, esta receita utiliza o creme azedo para garantir a cremosidade do prato, além do uso de extrato de tomate, tomates sem pele e mostarda dijon. A bebida selecionada foi o vinho tinto, combinando perfeitamente com o creme azedo.

Versões diferentes e para alérgicos/intolerantes

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

19. Strogonoff de carne moída: versão inusitada, utiliza o patinho moído em vez de tiras de carne. A dica para uma carne mais saborosa, é refogá-la juntamente à cebola e o alho na manteiga. Para o molho, uma mistura de molho inglês, creme de leite, ketchup e vinho branco seco.

20. Strogonoff de almôndegas: esta é uma receita prática, já que leva molho de strogonoff comprado pronto. Para as almôndegas, basta modelar a carne moída junto com os temperos e cozinhá-las em uma panela. Ideal para acompanhar um arroz branco, salada ou até mesmo um macarrão.

21. Strogonoff de carne seca: outra versão que foge da tradicional carne bovina em tiras, aqui a carne seca dessalgada é a estrela do prato. Para o molho, a autora optou pelo uso de creme de leite, mostarda, molho de tomate e farinha de trigo para em molho mais encorpado.

22. Strogonoff de carne light: para uma refeição com menos calorias, o creme de leite foi substituído por um creme feito com leite desnatado e farinha de trigo. A consistência é surpreendente! Para completar o sabor, a receita leva whisky, molho inglês e muito temperos naturais.

23. Strogonoff de carne de soja: essa é uma versão ideal para vegetarianos que utiliza a proteína texturizada de soja no lugar da carne. Basta hidratá-la, lavá-la e levar ao fogo para refogar. A autora ainda oferece a opção de substituir o creme de leite pelo creme de soja, creme de castanha de caju ou leite de aveia, tornando a receita vegana.

24. Strogonoff de carne de soja com curry: outra opção que utiliza a proteína de soja no lugar da tradicional carne bovina. Para um molho mais saboroso, ingredientes como ketchup, conhaque, molho shoyu, e creme de leite light são utilizados. O curry é o condimento escolhido conferir um toque indiano ao prato.

25. Strogonoff de carne com biomassa de banana verde: opção ideal para quem possui restrições ao consumo de leite, esta receita utiliza a biomassa de banana verde no lugar do creme de leite, deixando o prato mais nutritivo, mantendo a cremosidade necessária.

Prato democrático, pode ser elaborado com uma gama de ingredientes variados, basta manter os mais tradicionais, como uma carne, um cogumelo e o molho, feito com uma mistura de creme de leite e extrato de tomate. E então, basta soltar a imaginação e ousar nas variações. Bom apetite!

Dicas pela Web