17 receitas de sopas low carb para se aquecer e saciar de forma saudável

Com as receitas você perceberá que uma sopa não precisa de um monte de carboidrato para ficar gostosa e dar saciedade

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

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Muita gente não abre mão de uma boa sopa no jantar! Especialmente no inverno, ela se torna a refeição perfeita para aquecer um pouquinho mais e saciar, além de ser deliciosa e atender a todos os gostos – já que pode ser preparada de inúmeras maneiras, com os mais variados ingredientes!

Outra supervantagem das sopas é o fato de serem práticas: embora a maioria das receitas exija um tempinho para descascar e cortar todos os vegetais e ingredientes que serão utilizados, sopas são fáceis de preparar e ainda podem ser feitas em grande quantidade para, depois, serem congeladas em potinhos.

Muitas sopas, porém, levam grande quantidade de carboidrato na receita: batatas, mandioquinhas, arroz etc. O que não é muito benéfico, especialmente para quem está querendo perder peso.

Mas, a ótima notícia é que uma sopa não precisa ser feita com um monte de carboidrato para ficar saborosa, cremosa e dar saciedade… Com as sugestões abaixo você verá que existem receitas de sopas low carb (que levam pouco carboidrato) deliciosas, que sustentam super bem e, claro, aquecem!

1. Canja de galinha: ótima opção pra quem quer diminuir os carboidratos do jantar e, assim, “dar um up” na dieta. O segredo é trocar o arroz pela couve-flor picadinha. Fica parecido e delicioso!

2. Sopa de frango e legumes: receita fácil e saudável, ótima dica para os dias mais frios. Você usará peito de frango, água, folhas de louro, mix de legumes congelados, azeite, sal e salsinha.

3. Caldo verde: a maioria das sopas usa batatas, inhame ou mandioca, que são deliciosas e dão cremosidade. Mas, para quem quer uma refeição mais leve, esse caldo verde é ótimo. É feito em poucos minutos e fica muito bom.

4. Sopa de couve-flor, couve e linguiça: a couve-flor substitui a batata, fazendo com que o prato fique low carb; e a linguiça dá um sabor especial. A sopa sacia bem e é uma deliciosa opção para um jantar prático.

5. Sopa de espinafre: receita ideal pra quem quer comer algo leve e que não pese tanto na hora da balança! Você usará apenas espinafre cozido, chuchu, abobrinha, filé de frango, dente de alho, cebola e azeite.

6. Sopa de legumes: além de low carb, é uma sopa diurética e termogênica. Ou seja, ótima dica para quem está querendo perder uns quilinhos. É fácil de preparar e muito saborosa.

7. Sopa de brócolis: com o frio, nada mais gostoso e saudável do que uma sopinha, né? Esta receita é saborosa e fácil. Você só usará brócolis, alho, cebola, azeite, sal e pimenta.

8. Sopa de couve-flor e cogumelos: fica cremosa pelo fato de bater a couve-flor, e supersaborosa (especialmente para quem ama cogumelos). Você usará, além da couve flor e do cogumelo Paris, alho, gergelim, sal, azeite, pimenta, gengibre em pó e cebola.

9. Sopa de pepino e alho-poró: é uma sopa fria, mas, se preferir, você pode consumi-la quente também. Você precisará de alho-francês, pepino, batata, cebola, alho, azeite, manteiga sem sal, água, sal, pepino e queijo ralado.

10. Sopa de cebola: é uma receita light, fácil de preparar, leva poucos ingredientes e se torna uma ótima opção de jantar nos dias frios. Você só precisará de cebolas, curry, gengibre, água, sal e pimenta do reino. Se preferir a sopa mais cremosinha, é só bater no liquidificador.

11. Sopa de tomate: saudável, saborosa e com um aroma ótimo. Você utilizará tomates, cebola, azeite, alho, sal, pimenta dedo-de-moça, caldo de legumes e creme de leite pasteurizado. Boa dica para um jantar saudável.

12. Sopa mediterrânea de tomate e pimentões: você precisará de pimentão vermelho, tomate pelado ou fresco, alho, manjericão, pimenta dedo-de-moça, azeite, sal e creme de leite fresco. Fica deliciosa e diferente. Você pode servir com croutons ou torradinhas, se desejar.

13. Creme de cenoura: fica muito saborosa, cremosa e aveludada. Pode ser servida tanto quente, sendo ideal para noite frias; como fria em um dia de verão! A dica é servir com tempero verde picado ou gergelim salpicado!

14. Creme de abóbora: além de saudável, é simples de fazer e tem um sabor maravilhoso. Você usará abóbora em pedaços, alho, cebola, sal, azeite, curry, gengibre, ervas e creme de leite (normal ou light).

15. Sopa de abóbora e chia: receita funcional e que fica muito boa e cremosa. Além da abóbora e da chia, você utilizará cebola, azeite, cúrcuma, sal e água. A dica é servir quente com um pouquinho mais de chia polvilhada por cima.

16. Creme de beterraba: fica cremosa, deliciosa e saudável. É feita à base de couve-flor, cebola e alho, e a receita pode ser adaptada para uma infinidade de sabores! Por exemplo, em vez de beterraba, você pode colocar cenoura ou abóbora.

17. Creme de abobrinha com frango: receita fácil, saborosa e ideal para quem segue uma alimentação low carb. Você usará abobrinhas, requeijão, creme de leite, parmesão ralado, frango desfiado, alho, sal, pimenta-do-reino e manteiga.

As sopas low carb são ótima dica para um jantar mais leve e saudável, ideais para quem está querendo perder peso! E o melhor de tudo é a possibilidade de estar sempre preparando uma versão diferente de sopa, utilizando os ingredientes que mais gosta! (Só não vale exagerar nas batatas, no arroz e em outros carboidratos na receita, hein!)

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