Sopa de mandioquinha: receitas perfeitas para entrada ou prato principal

Escrito por
Em 17.07.20

iStock

A sopa de mandioquinha é um prato reconfortante, ideal para aquecer os dias mais frios de uma maneira deliciosa. Além disso, dá para fazer desde versões simples até outras mais elaboradas, que contam com ingredientes como queijo e bacon. Ficou interessada? Então, veja a seleção abaixo, que conta com as melhores receitas para você testar agora mesmo!

Continua após o anúncio

1. Sopa de mandioquinha simples

Sem complicações, você vai se surpreender com essa sopa. Para prepará-la em casa, você precisa ter em mãos mandioquinha, cebola, pimentões vermelho e amarelo, caldo de legumes, açafrão, sal, margarina e óleo. A textura fica bem cremosa e o sabor é irresistível.

2. Sopa de mandioquinha com crosta de parmesão

Quer incrementar uma sopa básica de mandioca salsa? Para isso, essa receita propõe fazer uma crosta de parmesão. A sopa é feita com mandioquinha, cebola, manteiga, sal, pimenta e caldo de galinha. Já a crosta leva apenas queijo e, para a finalização, a dica é usar salsinha. Como resultado, você tem um prato que vai fazer um grande sucesso na sua mesa.

3. Sopa de mandioquinha com shitake

Nessa receita, são necessários apenas cinco ingredientes. Anote aí quais são: mandioca salsa, shitake seco, cebola, alho e folha de louro. Mesmo usando tão poucos itens, você consegue um resultado delicioso. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é bem simples.

4. Sopa de mandioquinha vegana

Livre de ingredientes de origem animal, essa receita leva mandioquinha, cenoura, couve, noz-moscada, gengibre em pó, cominho em pó e sal. A combinação de legumes fica ótima e as especiarias ajudam a fechar o prato com chave de ouro. O preparo é na panela de pressão, o que garante praticidade e pouco tempo na cozinha. Vale a pena experimentar!

5. Sopa de mandioquinha com inhame

Panelaterapia

Continua após o anúncio

Combinar legumes é uma ótima alternativa para quem quer uma sopa nutritiva e repleta de sabor. Aqui, os escolhidos são mandioca salsa, inhame e batata. Para o tempero, a sugestão é usar cebola, alho, caldo de legumes e pimenta-do-reino. Veja o passo a passo para provar.

6. Sopa de mandioquinha com creme de leite

Que tal se deliciar com uma sopa bem cremosa? Para atingir essa textura, a receita conta com o acréscimo de creme de leite. Esse é um ingrediente simples, mas que faz toda a diferença no resultado. Como a lista de ingredientes é curta e o modo de preparo é simples, sobra tempo para você aproveitar cada colherada.

7. Sopa de mandioquinha com frango

Tem gente que diz que sopa não é janta. Pensando nisso, que tal preparar um prato mais completo, que, além do legume, também leva uma carne? O frango e a mandioca salsa combinam muito bem. Assim, você consegue um prato que é bem gostoso e nutritivo.

8. Sopa de mandioquinha com linguiça

Outra alternativa para dar mais sabor ao seu prato é adicionar linguiça defumada ou até mesmo a linguiça calabresa. Além disso, nessa receita, a mandioquinha é batida no liquidificador depois de cozida. Assim, você garante uma textura cremosa sem precisar de um ingrediente específico para isso.

9. Sopa de mandioquinha com cream cheese

Nessa receita, leite e cream cheese são usados para deixar a textura da sopa bem cremosa. Para melhorar ainda mais, queijo parmesão dá um toque especial ao prato. Essa é uma receita simples, mas que conta com um sabor e uma textura simplesmente irresistíveis. Experimente!

10. Sopa de mandioquinha com espinafre

Continua após o anúncio

Nutritiva e deliciosa, essa sopa merece um espaço no seu caderno de receitas. Aqui, os principais ingredientes utilizados são mandioca salsa, espinafre, batata e linguiça. Além deles, você só vai precisar ter em mãos azeite e temperos. Como se isso tudo não fosse suficiente, o modo de preparo é bem simples.

11. Sopa de mandioquinha com cenoura e macarrãozinho

Que tal preparar uma sopa rápida para a sua próxima refeição? Aqui, a receita é feita na panela de pressão. Além disso, a mandioca e a cenoura são trituradas com um mixer para uma textura cremosa. Depois disso, o macarrão também vai para a panela.

12. Sopa de mandioquinha com batata e tomate

Nessa receita, além da mandioca salsa, da batata e do tomate, você só vai usar azeite e temperos. Mesmo com uma lista de ingredientes básica, o resultado fica muito apetitoso. Dá vontade de correr para a cozinha testar, certo? Antes, veja o passo a passo no vídeo.

13. Sopa de mandioquinha com legumes

A mandioquinha já rende uma sopa deliciosa, mas combinada com cenoura, abóbora cabotiá e tomate, o resultado fica melhor ainda! Mas não é só isso, viu? Músculo bovino também entra em cena para deixar o prato mais completo.

14. Sopa de mandioquinha com carne moída

Carne moída é um curinga na cozinha, certo? Pensando nisso, que tal utilizá-la para incrementar o sabor da sua sopa de mandioca salsa? Com ingredientes acessíveis, você obtém uma refeição extremamente gostosa.

15. Sopa de mandioquinha com carne-seca

Continua após o anúncio

Você gosta de pratos que contrastam sabores? Então, chega mais para conhecer essa receita. Aqui, a mandioca salsa é levemente adocicada, enquanto a carne-seca é salgada e bem marcante. Esses ingredientes juntos geram um resultado que vai deixar muita gente salivando.

16. Sopa cremosa de mandioquinha com calabresa e bacon

Mandioquinha, calabresa e bacon formam um trio e tanto. Se você quer se deliciar com diferentes sabores, essa pode ser a receita perfeita. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é extremamente prático. Confira todas as dicas no vídeo.

17. Sopa de mandioquinha cremosa com calabresa

Que tal preparar uma sopa de mandioca salsa bem cremosa? Para atingir essa textura, o legume é combinado com leite, creme de leite e requeijão. Para dar mais sabor ao prato, mussarela, calabresa e temperos também fazem parte da receita. Vale a pena conferir o modo de preparo.

18. Sopa de mandioquinha com calabresa e legumes

Você já deve ter percebido que a combinação de mandioca salsa com calabresa fica uma delícia. Para inovar no preparo, a dica dessa receita é também usar batata e cenoura. Além disso, a finalização do prato conta com uma mistura de ervas, especiarias e castanha-de-caju.

19. Sopa de mandioquinha no pão italiano

Essa receita é perfeita para quem busca uma apresentação mais charmosa para a sopa, que é ideal para ocasiões especiais. Para isso, a sopa de mandioca com bacon e calabresa é servida dentro de um pão italiano redondo.

20. Sopa de mandioquinha light

Uma receita light não precisa ser sem graça, e essa receita está aqui para te provar isso. Feita na panela de pressão, essa sopa tem como principais ingredientes mandioca salsa e ervilha. Além delas, você também vai precisar de alho, cebola, açafrão, caldo de legumes, sal marinho, pimenta, cheiro-verde, alho-poró e azeite.

Gostou das receitas acima? Com tanta variedade, dá para se deliciar com a sopa de mandioquinha sem cair na rotina. E se você adora pratos que mandam o frio para bem longe, aprenda também diferentes maneiras de preparar um creme de abóbora.

Assuntos: Alimentação