Dicas de Mulher Dicas de Beleza

10 situações que só quem tem cabelo cacheado entende

Só você sabe o trabalho que dá para manter os cachos lindos e dignos de inveja

em 13/02/2015

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

A vontade de mudar os cabelos é comum entre muitas mulheres. As cacheadas, por exemplo, muitas vezes optam por alisar os fios, na tentativa de reduzir os cuidados e preocupação. Porém, o resultado de mantê-los ao natural pode ser bem vantajoso.

Segundo o hair stylist Léo Lima, o cabelo cacheado nunca sai de moda. Quem não os tem, muitas vezes recorre a produtos e ferramentas que oferecem o efeito. Porém, as sortudas donas dos cachos naturais sabem que o visual é incrível, mas a manutenção nem tanto.

“As vantagens e desvantagens de ter um cabelo cacheado são muitas”, revela o profissional. Os cachos exigem cuidados especiais para sempre estarem com brilho e volume controlado, mas a textura também pode ajudar em alguns casos, como quando o cabelo está danificado por química ou temperatura: “dependendo do tipo de cacho, o desgaste fica até menos visível por conta do volume”.

Veja abaixo dilemas comuns de quem tem cabelo cacheado. Você já se deparou com essas situações no dia a dia?

1. Pentear o cabelo: só se ele estiver molhado

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

O ato de pentear o cabelo quando eles estão secos pode danificar a forma dos cachos, deixando os fios com volume e sem qualquer definição. Além disso, os cachos trazem consigo a formação de nós, o que significa que tentar penteá-los não será uma tarefa fácil.

2. Viver procurando bons xampus

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Os xampus prometem diminuir o volume, definir os cachos e reduzir o frizz. Porém, você sabe que esse resultado depende também de como seu cabelo reagirá ao produto. Mesmo assim, você não resiste a experimentar uma marca nova se ouviu alguém com cabelo cacheado dizer que obteve, com ela, bons resultados. E só você sabe o quanto de tempo e dinheiro gasta com isso.

3. Ser eternamente dependente de cremes leave-in

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Lavar o cabelo com xampu e condicionador e sair de casa, deixando secar ao natural: nunca. Os cremes finalizadores são fundamentais para definir os cachos, ajudando a reduzir o frizz. Eles são seus melhores amigos e merecem até uma embalagem menor para ser levada na sua bolsa.

4. Morrer de medo quando passam a mão no seu cabelo

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

O cabelo cacheado não foi feito para as pessoas passarem a mão ou afagarem com os dedos. Isso porque isso pode aumentar a oleosidade dos fios, além de deformar os cachos. Então, se você vê alguém prestes a fazer isso, sua reação não é das melhores.

5. Acordar cada dia com o cabelo de um jeito

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

“Quando você dorme os cachos se abrem e perdem o efeito, ficando com um volume descontrolado”, indica Léo. Sendo assim, olhar-se no espelho ao acordar é sempre uma surpresa. Para não piorar a situação, evite dormir com os fios molhados.

6. Não poder jogar o cabelo de um lado para o outro

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

O cabelo liso tem a vantagem de poder ser jogado para um lado e para o outro, preso ou solto, e ele não ficará marcado. O cacheado é bem diferente: “posicionou o cabelo tem que deixá-lo ali”, reforça o profissional. Mudar a posição vai descontrolar o volume e os cachos vão se perder. Por isso, quando você o arruma, torce para que nada o faça sair do lugar. Mas, nada impede que nos dias em que seu cabelo estiver de bom humor, você o balance como a Joelma no palco.

7. Ter a chuva e a umidade como piores inimigas

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Chuva e umidade trazem sempre uma coisa: frizz. E por mais que você tente se cobrir, você sabe que o efeito será o mesmo. Às vezes, você até prefere ficar em casa a ter que lidar com esse problema.

8. Viver no limite entre um cabelo lindo e um cabelo desarrumado

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

O cabelo cacheado tem a vantagem de ser versátil: pode estar completamente formal ou muito mais leve, dependendo de como está arrumado. Porém, essa qualidade pode se tornar um defeito quando a descontração e leveza dos fios cacheados traz a sensação de desorganização.

9. Passar a vida tentando conter o frizz

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Ele vai ser sempre o principal responsável por você não estar satisfeita com o seu cabelo, e, por isso, você passará sua vida tentando fugir dele, mesmo que essa tarefa seja a mais difícil. Sentir o vento no rosto? Para você, isso é sinônimo de frizz. Então você dispensa.

10. Mas, apesar de tudo, nunca querer alisar

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

E apesar de todos os esforços que eles exigem, seus cachos te passam autoconfiança e você jamais quer abrir mão deles. Quando você os vê arrumados, desiste de todas as vezes que pensou em alisá-los.

Os cachos exigem cuidados como qualquer tipo de cabelo, e podem ser até mais difíceis de controlar. Mas não se esqueça de que os esforços necessários para cada tipo de cacho dependerão da estrutura dos fios, das circunstâncias genéticas e até do seu estilo de vida. Conheça bem os seus e cuide-os da melhor forma, seja assumindo ou alisando. O importante é você se sentir bem, e seu cabelo combinar com você.

Comentários
Dicas relacionadas