Save the date: saiba tudo sobre o pré-convite do momento

Escrito por
Em 28.08.19

Lauren Saylor

“Save the date”, em tradução livre do inglês, quer dizer “reserve esta data”. Mas qual o sentido dessa frase? Mais do que um significado literal, a expressão de origem norte-americana é carregada de tradição e simboliza a entrega de pré-convites a convidados de eventos variados.

Continua após o anúncio

Com uma pegada diferente dos convites tradicionais, o save the date pode ser algo mais simples, um lembrete informal para que os convidados reservem com antecedência determinada data em suas agendas. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então é só continuar a leitura!

O que é?

iStock

Imagina só ser convidada para um evento e descobrir que na mesma data você tem outro compromisso. Ou receber um convite com muita antecedência e acabar esquecendo de comparecer à festa. Planejamento é tudo, e por isso o save the date é tão importante!

Muitas pessoas associam o termo apenas a casamentos, mas a verdade é que esse pré-convite também pode ser disparado a convidados de diferentes eventos como noivados, casamentos, aniversários e confraternizações em geral.

Leia também: 260 frases para convite de casamento lindas e inspiradoras

Quando enviar o save the date?

iStock

Tudo depende do evento que você está organizando. Se for um casamento de grande porte, que será realizado em um local afastado (por exemplo, uma praia em outro estado), envie o save the date com no mínimo seis meses de antecedência para que os convidados consigam se planejar.

No caso de eventos menores, o pré-convite pode ser enviado com um mês e meio de antecedência. Lembre-se: nada de deixar tudo para última hora!

Continua após o anúncio

Quais informações incluir no save the date

iStock

Na hora de começar a desenvolver o seu save the date, preze pela simplicidade e informalidade do conteúdo. Afinal, o pré-convite é apenas para dar aos convidados um conhecimento geral do evento. A seguir, te damos algumas dicas das informações para incluir:

  • Nome dos anfitriões;
  • Data;
  • Qual a comemoração (casamento, aniversário, etc);
  • Local (no caso de eventos de grande porte).

Como o save the date possui poucas informações, que são claras e objetivas, você pode investir com carinho no design para cativar ainda mais seus convidados. No tópico seguinte, mostramos diversos modelos que despertarão a sua criatividade!

20 modelos de save the date para você se apaixonar

É na hora de produzir o save the date que você deve explorar toda a sua imaginação. Pense qual a essência e o estilo do evento, seja um casamento, aniversário ou outro tipo de comemoração. Além de conter as informações necessárias, o importante é que o pré-convite tenha personalidade.

Leia também: 8 aplicativos para organizar a festa de casamento

1. Para casamentos, você pode apostar no minimalismo

2. Em designs marcantes

3. Ou no estilo mais clássico

4. Já o rústico nunca sai de moda

5. Pois é elegante e sai do comum

iStock

Continua após o anúncio

6. Se você é mais divertida, inspire-se neste modelo

7. Dar toque de personalidade nunca é demais

8. Afinal, o objetivo é que o pré-convite tenha a sua “cara”

9. Outra opção bem legal são os convites com calendário

10. Os modelos vão do tradicional

11. Ao moderno

12. Se quiser inovar, a madeira é a escolha certa

13. Como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras

14. Para refrescar a memória dos convidados, que tal um imã?

15. Outra ideia prática e diferente é o convite digital

Invitemi

Continua após o anúncio

16. Além de não ter custo de impressão, fica lindo!

17. Olha só que save the date fofo para um chá de bebê

18. Uma bela fonte de inspiração para as mamães

19. Ouse nos formatos com criatividade

20. E não tenha medo de estampar a sua personalidade!

Fica difícil de escolher um modelo só depois de tantas inspirações lindas, né? Uma dica valiosa: você pode usar apps e ferramentas online para fazer o seu próprio save the date. Essa é uma forma rápida e fácil de montar um pré-convite do jeitinho que você quiser!

Para você