

“Save the date”, em tradução livre do inglês, quer dizer “reserve esta data”. Mas qual o sentido dessa frase? Mais do que um significado literal, a expressão de origem norte-americana é carregada de tradição e simboliza a entrega de pré-convites a convidados de eventos variados.
Com uma pegada diferente dos convites tradicionais, o save the date pode ser algo mais simples, um lembrete informal para que os convidados reservem com antecedência determinada data em suas agendas. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então é só continuar a leitura!
O que é?

iStock
Imagina só ser convidada para um evento e descobrir que na mesma data você tem outro compromisso. Ou receber um convite com muita antecedência e acabar esquecendo de comparecer à festa. Planejamento é tudo, e por isso o save the date é tão importante!
Publicidade
Muitas pessoas associam o termo apenas a casamentos, mas a verdade é que esse pré-convite também pode ser disparado a convidados de diferentes eventos como noivados, casamentos, aniversários e confraternizações em geral.
Relacionadas
Quando enviar o save the date?

iStock
Tudo depende do evento que você está organizando. Se for um casamento de grande porte, que será realizado em um local afastado (por exemplo, uma praia em outro estado), envie o save the date com no mínimo seis meses de antecedência para que os convidados consigam se planejar.
No caso de eventos menores, o pré-convite pode ser enviado com um mês e meio de antecedência. Lembre-se: nada de deixar tudo para última hora!
Quais informações incluir no save the date

iStock
Na hora de começar a desenvolver o seu save the date, preze pela simplicidade e informalidade do conteúdo. Afinal, o pré-convite é apenas para dar aos convidados um conhecimento geral do evento. A seguir, te damos algumas dicas das informações para incluir:
Publicidade
- Nome dos anfitriões;
- Data;
- Qual a comemoração (casamento, aniversário, etc);
- Local (no caso de eventos de grande porte).
Como o save the date possui poucas informações, que são claras e objetivas, você pode investir com carinho no design para cativar ainda mais seus convidados. No tópico seguinte, mostramos diversos modelos que despertarão a sua criatividade!
20 modelos de save the date para você se apaixonar
É na hora de produzir o save the date que você deve explorar toda a sua imaginação. Pense qual a essência e o estilo do evento, seja um casamento, aniversário ou outro tipo de comemoração. Além de conter as informações necessárias, o importante é que o pré-convite tenha personalidade.
1. Para casamentos, você pode apostar no minimalismo
2. Em designs marcantes
3. Ou no estilo mais clássico
4. Já o rústico nunca sai de moda
5. Pois é elegante e sai do comum

iStock
6. Se você é mais divertida, inspire-se neste modelo
7. Dar toque de personalidade nunca é demais
8. Afinal, o objetivo é que o pré-convite tenha a sua “cara”
9. Outra opção bem legal são os convites com calendário
10. Os modelos vão do tradicional
11. Ao moderno
12. Se quiser inovar, a madeira é a escolha certa
13. Como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras
14. Para refrescar a memória dos convidados, que tal um imã?
15. Outra ideia prática e diferente é o convite digital
16. Além de não ter custo de impressão, fica lindo!
17. Olha só que save the date fofo para um chá de bebê
18. Uma bela fonte de inspiração para as mamães
19. Ouse nos formatos com criatividade
20. E não tenha medo de estampar a sua personalidade!
Fica difícil de escolher um modelo só depois de tantas inspirações lindas, né? Uma dica valiosa: você pode usar apps e ferramentas online para fazer o seu próprio save the date. Essa é uma forma rápida e fácil de montar um pré-convite do jeitinho que você quiser!

Andrea Sakugawa
Jornalista (11783/PR), a típica taurina, apaixonada por leitura, escrita, cinema, cultura pop e chocolate.