Salada marroquina: veja pratos saborosos de aguçar o paladar

Escrito por Nicole Broetto

iStock

A culinária marroquina é completa de referências variadas e quem a experimenta vivencia um verdadeiro banquete de sabores. Sua base é originada de uma mistura de culturas diferentes, cada uma com sabores e elementos marcantes. Dessa forma, a mistura de ingredientes cria uma infinidade de possibilidades de pratos, cheios de carnes, especiarias e cereais. E é aí que surgem as receitas de salada marroquina, que são muito refrescantes, bem temperadas e ricas em sabor.

Receitas de salada marroquina com cuscuz

1. Salada marroquina com cuscuz e especiarias: então já que a culinária marroquina é rica em especiarias, por que não incluir todos esses temperos diferentes em sua salada? Misturando azeite, suco e raspas de limão, alcaparras, canela e pimenta você consegue um molho incrível, que junto ao cuscuz bem temperadinho, com tomates e amêndoas, cria uma explosão de sabores.

2. Salada marroquina de cuscuz com vagem: outros ingredientes que vão muito bem com cuscuz são legumes como a vagem. Ela acrescenta textura, funcionando como um “crocante” para a salada. Junto ao cuscuz e a vagem, experimente colocar amêndoas e tomate seco para mais um toque especial.

3. Salada marroquina com cuscuz e hortelã: as saladas marroquinas de cuscuz também combinam perfeitamente com ervas aromáticas, e a hortelã é um ótimo exemplo disso. Além de refrescância, o aroma que a hortelã traz é único, deixando sua salada leve e saudável. Não é à toa que ela é fundamental entre os temperos marroquinos.

4. Salada marroquina com frango: já para incluir uma proteína em sua salada, deixando-a ainda mais nutritiva, o frango é uma bela opção para isso. Nessa versão, você precisa marinar o peito de frango em uma mistura de coentro, alho, pimenta-do-reino, sal, azeite, páprica doce, cominho, canela, limão e iogurte natural. Depois basta grelhar o frango e completar com o cuscuz, grão-de-bico e outros ingredientes.

Leia também: 35 receitas de salada de repolho para refrescar suas refeições

5. Salada marroquina com cuscuz, castanhas e frutas secas: as frutas secas e castanhas também são elementos básicos da cozinha marroquina, oferecendo aquele toque adocicado, no caso das frutas secas, e crocante, quando se fala das castanhas. Para essa salada, hidrate o cuscuz, junte os demais ingredientes e finalize com sal, pimenta e hortelã.

6. Salada marroquina com cuscuz, cenoura e uva-passa: para essa receita, você precisa colocar em uma panela caldo de legumes ou de galinha, suco de laranja, curry e levar para ferver. Após o fervimento, despeje a mistura sobre o cuscuz para hidratá-lo. Depois junte ao cuscuz o suco de limão, cebola, cenoura, pimentão, abobrinha, uva-passa e azeite. Aí é só misturar tudo, esperar esfriar e colocar os temperos finais.

7. Salada marroquina com cuscuz e frango desfiado: essa é mais uma das receitas que leva frango, mas dessa vez em sua versão desfiada. Além de hidratar o cuscuz e cozinhar o frango, você deverá picar pimentões, pepino e damascos e temperá-los com curry, mel, cheiro verde, pimenta, sal e azeite. Por fim, basta juntar aos legumes o frango e o cuscuz e servir essa delícia!

8. Salada marroquina com cuscuz, frango e rúcula: apesar de parecer um pouco inusitada essa união, o cuscuz também vai muito bem com frango e rúcula. A folha traz um certo amargor ao prato, deixando-o único. Para preparar a salada, você deve grelhar o frango em fatias, cozinhar o cuscuz, acrescentar pimentão, tomate, rúcula e hortelã ao grão já cozido. Depois basta temperar e criar um molhinho de iogurte e suco de limão para uma pegada mais árabe.

9. Salada marroquina de cuscuz com legumes: saudável e colorida, essa outra versão com legumes também é rica em sabor. Nela, é utilizada cebola roxa, cenoura, salsão, gergelim preto, suco de limão e azeite. É um ótimo prato para substituir o arroz e ainda elevar o valor nutricional de sua alimentação.

Leia também: Salada no pote: 15 receitas diferentes para uma rotina mais leve

10. Salada marroquina com molho pesto, presunto e cenoura: quem não ama um belo macarrão ao molho pesto? Não é à toa que esse prato é megatradicional, mas você sabia que o pesto também pode ser acrescentado à salada? Pois é, unindo cenoura, cranberries, presunto, castanha de caju e tomatinhos, você consegue preparar essa maravilha de salada. Os ingredientes doces complementam os salgados e o pesto vem junto para melhorar tudo.

11. Salada marroquina com cuscuz e vegetais assados: muito se fala da salada de cuscuz com vegetais crus, mas por que não usá-los assados também? É um dos modos mais comuns de se consumir o grãozinho em Marrocos, já que os legumes assados trazem suculência e uma riqueza de sabores ao cuscuz. Além de tudo, é uma boa maneira de reaproveitar aqueles legumes que sobraram de outra refeição ou estão ficando velhos na geladeira.

Receitas especiais de salada marroquina

12. Salada marroquina original: agora, se você está à procura de uma receita supertradicional, cheia de elementos que misturam as culturas africanas, europeias e árabes, essa é a salada para você. Levando trigo, frango, maçã, pimentão, azeitona, uvas-passas, cebola, hortelã, salsinha, azeite, sal e pimenta, esse prato cria a garfada perfeita, repleta de ingredientes diferentes e saborosos.

13. Salada marroquina com arroz selvagem: outro grão típico da culinária marroquina é o arroz selvagem. Apesar de ser da mesma família do nosso conhecido arroz branco, ele é mais durinho e possui um sabor marcante. Quando combinado com lentilha, alho-poró, cebola, abobrinha, amêndoas, damascos, pimenta síria, azeite, suco de limão, sal e salsinha ele rende uma salada sem comparações.

14. Salada marroquina com trigo para quibe e berinjela: um legume que também funciona bem com qualquer salada é a berinjela. Apesar de alguns não gostarem de sua textura, ela possui um sabor muito neutro, facilitando sua combinação com os mais diversos ingredientes. E sua textura também pode ser disfarçada quando combinada com outros elementos mais crocantes e frescos. Não deixe de testar!

Leia também: 19 receitas de Salada Caesar que vão te conquistar pela crocância e sabor

15. Salada marroquina com quinoa e hortelã: muito parecida com o cuscuz, mas ainda mais nutritiva, a quinoa é considerada um superalimento. Ela é cheia de proteínas, cálcio e ferro e ainda fica deliciosa em saladas frias. Dessa forma, você não pode deixar de experimentar essa receita que combina esse cereal dos deuses com tomate, cebola, salsinha, hortelã, limão e azeite. É light e gostosa!

16. Salada marroquina com iogurte e palmito: uma influência árabe muito utilizada em saladas é molho à base de iogurte, deixando o prato cremoso e leve. Aliado a isso, o palmito é um produto megabrasileiro, que também fica delicioso em saladas. Então porque não juntar essa mistura de culturas e sabores em uma salada incrível?

17. Salada marroquina com trigo e ricota: por fim, a ricota é mais um ingrediente light que acrescenta sabor sem deixar a salada pesada. Para preparar essa receita especial você vai precisar de trigo, cenoura, milho, alho, cebola, hortelã, azeite, sal e pimenta, além da ricota.

Você vai comparecer àquele evento ou festinha e ficou encarregada de levar um prato de comida delicioso? Ou está tentando incorporar uma vida mais saudável, com uma alimentação nutritiva? Então essas saladas marroquinas são perfeitas para esses momentos, você precisa provar!

Assuntos: Alimentação

Para você