35 receitas de salada de repolho para refrescar suas refeições

Escrito por

iStock

Seja no almoço ou no jantar, uma saladinha é indispensável para deixar a refeição completa e ainda mais saborosa. Entre as folhas mais comuns na mesa dos brasileiros, encontramos o repolho, vegetal rico em nutrientes e vitaminas que ajudam a regular a pressão arterial, combater processos inflamatórios e até mesmo reduzir os níveis de colesterol. Para te ajudar a inovar na cozinha, preparamos uma lista com inúmeras receitas de salada de repolho de dar água na boca.

Publicidade

Salada de repolho branco simples

iStock

1. Salada de repolho com maionese: rale um repolho pequeno em fatias bem finas e misture-o com cenoura, cebola, pimenta e cheiro verde. Já o molho leva maionese, vinagre, mostarda e suco de limão. Uma delícia só!

2. Salada de repolho com molho de iogurte grego: o iogurte grego por si só já é de se comer rezando. Servido como molho na salada de repolho é a pedida perfeita para um prato leve e refrescante. Adicione mel e mostarda para elevar ainda mais o sabor.

3. Salada de repolho com maçã: esta é a receita certa para quem gosta de pratos agridoces. Além da maçã tipo fuji ou gala, aposte em uvas passas, orégano e maionese de alho para deixar a salada ainda mais gostosa.

4. Salada de repolho com passas: uma salada simples e deliciosa que pode ser servida em qualquer ocasião. Você precisará apenas de um repolho, uma cebola, uvas passas (brancas ou roxas), maionese e sal a gosto.

5. Salada de repolho com beterraba: além de saudável e cheia de vitaminas, a beterraba é uma boa escolha para acompanhar o repolho, deixando a salada colorida, com um sabor incrível e uma textura supercrocante. Dá para servir até com hambúrgueres e sanduíches.

6. Salada de repolho com molho de mostarda: um molho bem feito faz toda a diferença para que a salada fique saborosa. Esta receita traz uma combinação de dar água na boca: mostarda, creme de leite light, pimenta-do-reino moída e uma pitada de açúcar.

7. Salada de repolho com molho de amêndoas: este é um molho diferenciado, fácil de fazer e perfeito para ser servido com a salada de repolho. Além das amêndoas, você precisará de alho, mostarda em pó, pera, suco de limão, vinagre balsâmico e azeite de oliva.

8. Salada de repolho com sementes de girassol: as sementes tostadas de girassol, além de darem uma crocância a mais na salada de repolho, agrega valor nutricional ao prato. Opção para os veganos/vegetarianos que não dispensam uma boa receita à mesa.

Publicidade

9. Salada de repolho com laranja: em uma tigela com fatias repolho e cenoura, acrescente gomos de laranja, queijo feta, nozes e sementes de girassol. As texturas diferentes dos ingredientes criam um prato único, com a cara do verão e pronto para ser servido em qualquer ocasião!

10. Salada de repolho com cenoura e maçã: a maçã verde tem um sabor diferente das maçãs avermelhadas com as quais estamos mais acostumados. Conhecida como coleslaw, esta clássica salada traz um equilíbrio delicioso entre o frescor do repolho e a acidez da fruta.

11. Salada de repolho com maçã e passas: se quiser dispensar o uso da maionese, você pode optar por creme de leite ou creme de ricota para acompanhar o repolho. Maçãs em cubinhos, uvas passas e nozes picadas darão o toque final no prato.

12. Salada de repolho com gengibre e shoyu: o repolho combina bem com os molhos e temperos orientais. Diferente das outras receitas, nesta as folhas do vegetal são cortadas em formatos maiores. Não se esqueça de caprichar no shoyu e no gengibre. Para ficar ainda mais refrescante, sirva a salada gelada.

Salada de repolho branco especial

iStock

13. Salada de repolho com maçã e molho curry: esta salada colorida e perfumada irá encantar seus convidados à mesa! Para fazê-la, tenha em mãos repolhos branco e roxo, duas maçãs, mel, vinagre de vinho tinto, curry, óleo de gergelim, pimenta, amendoim, manjericão, azeite de oliva e açúcar.

14. Salada de repolho com maçã verde e frutas secas: se você quer surpreender durante ocasiões especiais, vai acertar em cheio com esta salada. As maçãs verdes, as nozes e as uvas passas são ingredientes que, misturados ao repolho, deixam a receita ainda mais gostosa.

15. Salada de repolho com passas, semente de girassol e cebola roxa : O adocicado das uvas passas e a acidez da cebola na salada de repolho criam um contraste delicioso na boca. Lembrando que se você não é fã de passas, pode substituí-las por cranberries, damasco ou figo turco.

16. Salada de repolho roxo com couve-flor e alho-poró: misiturar vegetais é uma boa ideia para deixar a salada ainda mais saborosa. Junto com o repolho roxo ralado, acrescente hastes de couve-flor, alho-poró, cebolinha fresca, sal, limão e azeite a gosto. Uma receita fácil com um resultado delicioso e elaborado.

17. Salada de repolho, cebola roxa e atum: temos aqui uma releitura da coleslaw que, tradicionalmente, leva cenoura. No lugar, use cebola roxa, atum e avelãs tostadas e picadas. Fica muito bem servida com pão sírio!

Publicidade

18. Salada de repolho com sementes de girassol e gergelim: corte o repolho em fatias bem finas, coloque-as na travessa e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Depois acrescente cebola, pimentão, salsinha, sementes de girassol tostadas e gergelim.Uma saborosa opção para a mesa dos vegetarianos/veganos.

19. Salada de repolho com hortelã e manga: além do repolho, o alface e o agrião também fazem parte da receita. Para dar o toque de chef, pique tiras de manga e salpique folhas de hortelã por cima. Já o molho pede a clássica mistura de sal, azeite e limão.

20. Salada de repolho com bifum e amendoim: o bifum e o repolho juntos são a combinação perfeita e refrescante para o verão. Depois de prepará-los, adicione salsa, cebolinha, sumo de limão e amendoim picado na hora de servir.

21. Salada de repolho roxo com laranja e pistache: as laranjas cortadas em pequenos cubinhos e os pistaches picados são ingredientes que deixam esta salada de repolho deliciosa e ainda mais especial. Se quiser, acrescente nozes ou castanhas para aumentar o valor proteico da receita.

22. Salada de repolho com pera e nozes: depois de preparar o repolho na travessa, acrescente pimentão, salsinha, salsão e cenoura. Por fim, corte a pera em cubinhos e tempere com sal e pimenta a gosto. É só misturar tudo e servir!

23. Salada de repolho com escarola e laranja: tenha em mãos um maço de escarola, duas laranjas em cubos, um repolho picado e 150g de queijo mussarela picado. Depois de misturar todos os ingredientes em um refratário, adicione o molho feito de vinagre, azeite, lemon pepper, alho e sal. É de comer rezando!

24. Salada asiática: se você gosta de saladas frescas e com um toque agridoce, vai amar esta receita! Além do repolho, acrescente acelga, cenouras raladas e uma maçã ralada no refratário. Já o molho inclui vinagre de mel e arroz, azeite, cebola e gengibre. Deixe na geladeira por uma hora antes de servir.

Salada de repolho roxo

25. Salada de repolho roxo agridoce: em uma travessa, misture o repolho roxo fatiado com cenoura ralada, uvas passas e maçã (se preferir, opte pelo abacaxi). Depois é só acrescentar a maionese e misturar tudo novamente. Esta salada acompanha muito bem carnes brancas como frango grelhado, peru e tender.

26. Salada de repolho roxo com molho picante: o molho picante desta receita é feito com limão, mel, açúcar mascavo, molho de soja, tahine, pimenta e óleo vegetal. Além do molho, lâminas de amêndoas, parmesão e maçã picadinha também podem integrar a salada de repolho.

Publicidade

27. Salada de repolho roxo com maçã e cenoura: utilize uma saladeira para inserir as tiras finas de repolho roxo, a maçã em cubinhos, a cenoura ralada e a cebolinha picada. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite de oliva. O preparo é de 15 minutos e a salada rende até duas porções.

28. Salada de repolho roxo e quinoa: esta salada é garantia de sabor e saúde à mesa. Prepare a quinoa deixando-a repousar em água quente por dois minutos e em seguida tempere-a. Agora é só misturar os grãos com o repolho, a maçã e outras folhas verdes.

29. Salada de repolho roxo com maçã e amendoim: o amendoim é uma opção deliciosa e nutritiva para dar crocância à salada. Sobre as fatias de repolho roxo com maçã, pepino, cebolinha e milho, adicione três colheres da oleaginosa e sirva logo em seguida.

30. Salada de repolho roxo com cenoura, couve e hortelã: com o repolho, a cenoura e hortelã devidamente lavados e picados, adicione os ingredientes em uma saladeira e tempere-os com sal, azeite, aceto e limão. Para ficar ainda mais saboroso, sirva com uma carne grelhada de sua preferência.

31. Salada de repolho roxo com iogurte, queijo feta e semente de girassol: em um bowl, misture o repolho, a cenoura, a cebola, o iogurte integral, o óleo de gergelim e o suco de limão. Para finalizar, adicione as sementes de girassol douradas na frigideira e as folhas de manjericão.

32. Salada de repolho, abacaxi e rúcula: lave bem o repolho roxo e a rúcula e depois corte a cenoura e o abacaxi. Depois é só misturar todos os ingredientes e temperar com sal, pimenta, limão e azeite de oliva. Se preferir, acrescente sobre a salada nozes picadas e duas colheres de creme de castanha.

33. Salada de repolho roxo com pinoli e cranberry: esta salada de repolho, em vez de gelada, é refogada na frigideira com cebola, molho de soja e cranberries. Finalize com o pinoli, que pode ser substituído por castanha do pará, nozes, castanhas de caju ou lâminas de amêndoas.

34. Salada de repolho roxo com acelga, abacaxi e tomate: para incrementar a salada de repolho roxo, capriche na acelga, no tomate e no abacaxi. Já o molho é feito com ketchup, mostarda, maionese e creme de leite. Misture tudo em uma travessa grande e coloque para gelar por aproximadamente uma hora.

35. Salada refrescante de repolho roxo: uma salada tropical é mais do que bem-vinda nos dias de calorão. Você precisará de repolhos roxo e branco, abacaxi, manga e uvas passas. Misture os ingredientes e monte-os diretamente no prato. O molho feito com creme de leite vegetal e limão é o último a ser acrescentado na receita.

Além de deliciosas e refrescantes, as saladas de repolho são ótimas opções para levar saúde à mesa. Não deixe de apostar neste vegetal que combina praticamente com todos os pratos, de arroz com feijão à carnes variadas e massas em geral. E para turbinar ainda mais seu parto, aprenda a preparar o molho-para-salada perfeito!

Assuntos: Alimentação