11 receitas de salada caprese para colocar mais sabor na sua rotina

Escrito por
Em 01.04.19

iStock

Que tal conhecer os sabores italianos sem sequer precisar de passaporte? Um bom ponto de partida é através do gosto marcante da salada caprese, clássico da Itália e que faz muito sucesso pelo mundo inteiro. A receita base da caprese consiste em tomate, queijo e manjericão. No entanto, diversas versões bem diferentes – e saborosas – já foram criadas por aí.

Continua após o anúncio

A salada caprese vai muito bem como acompanhamento de vários pratos e é uma alternativa prática para o dia a dia. Quer incorporá-la no seu cardápio? Então confira abaixo 11 versões da saladinha, das mais tradicionais até aquelas cheias de bossa e toques de chef.

1. Salada caprese simples

Com minitomates, mussarela em cubinhos, folhas frescas de manjericão, vinagre balsâmico, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto você prepara uma sala colorida e cheia de sabor. Não tem nada de mistério.

2. Salada caprese com mussarela de búfala

Leia também: Salada marroquina: veja pratos saborosos de aguçar o paladar

Mais uma opção de salada que pode ser feita com poucos ingredientes e em minutinhos. No entanto, essa opção aqui conta com alguns ingredientes que trazem um toque todo especial, como mussarela de búfala e limão siciliano. Experimente também combinar tipos diferentes de tomates. Fica uma delícia.

3. Salada caprese original

A salada caprese verdadeira é preparada com apenas três ingredientes, sendo que eles representam as cores da bandeira da Itália. Legal, né? Nesse caso, o que você precisa é queijo mussarela fresco, tomate e manjericão. Para uma apresentação especial, intercale as fatias de tomate e queijo. O visual fica lindo.

4. Salada caprese em cestinhas

Continua após o anúncio

Eis uma maneira bem charmosa de servir a salada em porções individuais: com cestinhas comestíveis! A receita do vídeo acima utiliza a massa fillo, bem fininha. No entanto, vale substituir por massa folhada ou de pastel. Já a salada leva tomate cereja, queijo, manjericão, sal, pimenta, azeite de oliva e vinagre balsâmico. A apresentação fica linda e abre o apetite!

Leia também: Salada de legumes: 15 receitas apetitosas para um cardápio saudável

5. Salada caprese com pesto

Se você gosta de saladas com um molho especial, precisa experimentar essa versão de caprese com pesto. Para o molho é preciso bater alho picado, nozes, parmesão ralado e óleo no liquidificador. Depois que ficar homogêneo, acrescente as folhas de manjericão e salsinha. Sirva por cima da sua saladinha e encante-se com a explosão de sabores.

6. Salada caprese no tomate

Mais um jeito todo caprichado de servir a salada caprese: no tomate! É preciso cortar fatias nele, sem atravessá-lo, e colocar rodelas de mussarela de búfala e uma folha de manjericão em cada uma das cavidades. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite. Ótima ideia para impressionar os amigos.

7. Salada caprese no palito

Leia também: Salada de berinjela: 21 receitas que vão valorizar o ingrediente

Que tal um aperitivo charmoso e bem levinho? Sugestão: monte a salada caprese em palitinhos! Não tem segredo: basta espetar tomatinhos, folhas de manjericão e mussarela de búfala em um palito da sua preferência, como um palito de dente ou palitinho de bambu. Sirva junto com um molho pesto bem gostoso, que você aprende a fazer no vídeo acima em detalhes.

8. Salada caprese no pote

Continua após o anúncio

A salada no pote é uma boa opção para levar ao trabalho ou para quem mora sozinho, já que ela dura mais tempo armazenada na geladeira. O primeiro passo para a caprese no pote é colocar o molho, depois o queijo, por cima dos tomates e, para finalizar, rúcula. Salada fresquinha sempre que você quiser. Como não amar?

9. Salada caprese empilhada

Seguindo alguns passos diferentes, você consegue deixar sua salada caprese ainda mais interessante e deliciosa. Para fazer a salada empilhada você precisa de tomates, mussarela de búfala em bolinhas, manjericão, azeite extra virgem, alho, sal, pimenta-do-reino e parmesão ralado.

10. Salada caprese ao estilo ratatouille

Sabe a tradicional receita de ratatouille, em que vegetais são intercalados? Essa sugestão de caprese é mais ou menos nessa ideia. Além da montagem charmosa, o vídeo acima ainda ensina como fazer redução de vinagre balsâmico, o que dá um toque de sabor incrível e pode ser utilizado em outras receitas também.

11. Salada caprese especial

Essa receita aqui é um tanto quanto trabalhosa, mas vale a pena. Consiste, na verdade, na salada caprese em uma versão terrine, que é uma espécie de patê. Interessante, né? A lista de ingredientes pede tomates, manjericão fresco, molho de tomate e gelatina em pó sem sabor. O vídeo acima mostra direitinho todas as etapas. Para aqueles dias que você tem tempo e quer fazer algo diferente, sabe?

Não abre mão de folhas e vegetais no seu dia a dia? Então veja já receitas de salada verde para comer bem sem cair na rotina.

Assuntos: Alimentação

Para você