5 benefícios do RPG para postura para melhorar a saúde corporal

Escrito por
Em 18.10.21

iStock

Por                                
Em 18.10.21

O RPG para postura é um dos métodos mais eficazes da fisioterapia para corrigir problemas posturais e melhorar dores relacionadas. Para entender mais sobre a técnica e suas aplicações, a fisioterapeuta Jaqueline Ayoub Iunes (Crefito 72352/f), do Hospital Moriah, explicou o que é, quais os principais benefícios para uma postura correta e a diferença do RPG para o pilates. Acompanhe na matéria!

Publicidade

O que é RPG

O RPG (Reeducação Postural Global) é um método de fisioterapia desenvolvido na França pelo fisioterapeuta Philippe Emmanuel Souchard. Segundo a profissional, “a técnica chegou ao Brasil na década de 80 sendo utilizada para corrigir desarmonias articulares, doenças articulares, patologias reumáticas e, até mesmo, doenças típicas do sistema respiratório.” Além disso, existem três princípios básicos para realizar a RPG: a globalidade, causalidade e a individualidade.

Jaqueline explicou que na globalidade, “o profissional trata o corpo como um todo; já na causalidade, o fisioterapeuta deve ter ciência de que a verdadeira causa do problema pode estar longe do foco da dor. Agora na individualidade, cada pessoa reage ao tratamento de forma diferente, portanto deve-se criar um programa individualizado.”

5 benefícios do RPG para o seu corpo

iStock

A seguir, confira os principais benefícios da RPG para postura citados pela fisioterapeuta. Veja só:

  • Corrige vícios posturais: a fisioterapeuta informou que por conta da nossa má postura no dia a dia, os músculos podem sofrer retração e permanecer encurtados. “O primeiro passo é alongá-los para permitir que a amplitude de movimento normal retorne.”
  • Melhora dores na coluna: além de realinhar a coluna, os exercícios de RPG “alivia e previne dores nas costas, dor ciática e atua na prevenção de hérnia de disco” explicou a profissional.
  • Elimina dor de cabeça: conforme informou Jaqueline “um dos principais focos da reeducação postural é o alongamento muscular.” Sendo assim, o RPG reduz a tensão nesta região e melhora dores de cabeça relacionadas à tensão musculares nas costas e pescoço.
  • Tonifica os músculos: a reeducação postural também tonifica os músculos, pois “as técnicas utilizadas buscam reequilibrar a postura corporal como um todo, fortalecendo músculos enfraquecidos e alongando músculos contraturados”, explicou a fisioterapeuta.
  • Melhora a respiração: de acordo com Jaqueline, os exercícios de reeducação postural “fortalecem e alongam os músculos respiratórios melhorando a respiração.”

Além dos benefícios citados acima, a reeducação postural global também estimula a consciência corporal. Sendo assim, o paciente adquire a capacidade de conhecer o próprio corpo, suas limitações e condições físicas.

Como funciona a RPG

A fisioterapeuta explicou que o número de sessões depende da necessidade de cada paciente, mas normalmente, variam de 1 a 2 vezes por semana. “Os resultados são obtidos em torno da décima semana de tratamento com sucesso em mais de 90% dos casos. Mas, as dores e demais alívios musculares já são sentidos um pouco antes”, completou. Além disso, o profissional indicará os exercícios adequados conforme as dores e lesões apresentadas por cada pessoa.

RPG X pilates

iStock

Jaqueline explicou que “a RPG é um método estático, ou seja, o fisioterapeuta coloca o paciente em uma determinada postura. Já o pilates é um método dinâmico, pois o paciente, além de ter mais autonomia durante as sessões, ele aprende a respeitar os limites do próprio corpo.”

Publicidade

Exercícios de RPG para fazer em casa

Existem alguns exercícios simples de RPG para postura que podem ser feitos em casa. Por isso, acompanhe os vídeos a seguir e veja como são feitos:

Exercícios de RPG para postura

Os problemas posturais são os maiores causadores de dores na coluna e articulações. Por isso, é importante corrigir a postura com exercícios específicos. Assista ao vídeo e veja como fazê-los para ganhar mais consciência corporal e qualidade de vida!

Exercícios de RPG para dor nas costas

Nesse vídeo, você aprenderá a fazer exercícios simples de RPG para alinhar o corpo e, consequentemente, as dores nas costas diminuirão. Assista e faça em casa!

Tratamento para escoliose com RPG

A escoliose é um desvio da curvatura da coluna que atinge mais de 3% dos brasileiros sendo umas das causas de desconforto e dores na coluna. Nesse vídeo, você saberá tudo sobre o desvio e como o RPG para postura pode contribuir para melhorar o problema.

Como funciona o tratamento de RPG

Nesse vídeo, a Dra Josiane Barros explica como funciona o tratamento de RPG e quais os métodos que podem ser associados para agir na causa dos sintomas e melhorar o quadro de cada paciente. Assista!

É de suma importância buscar um fisioterapeuta especializado em RPG para postura, só assim você terá um tratamento seguro e eficaz melhorando a qualidade de vida. Aproveite e saiba mais sobre o pilates, um método que contribui para o bem-estar da mente e do corpo.

Publicidade

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.