10 dicas para melhorar seu relacionamento interpessoal hoje mesmo

Escrito por

Foto: iStock

Os relacionamentos interpessoais são parte importante da nossa vida em sociedade, então, são um aspecto que merece atenção e cuidado. Ao nos relacionarmos com outras pessoas, buscamos algumas características específicas para que possamos nos sentir confortáveis naquela relação, então, nada mais justo que representarmos nós mesmos essas qualidades.

Publicidade

Ser verdadeiro, sorrir e saber escutar são apenas algumas das atitudes que você pode tomar para melhorar essa esfera do seu dia a dia. Aqui, você confere 10 dicas para aprimorar suas habilidades de comunicação com o outro e para investir nessas relações. Confira agora mesmo e não perca tempo!

1. Procure se autoconhecer

Gif: Reprodução / Giphy

O primeiro passo para ter um bom relacionamento com outras pessoas é ter um bom relacionamento com si mesma. É importante se autoconhecer, entendendo, assim, seus hábitos, gostos e preferências. Dessa forma, fica mais fácil saber quais são seus limites dentro de uma relação interpessoal.

2. Seja honesto

“Vamos ser honestos” – Gif: Reprodução / Giphy

Na hora de se relacionar com alguém, a honestidade deve sempre estar presente. Ser verdadeiro com o outro é o caminho para criar uma relação de confiança e respeito que tem tudo para ser duradoura.

3. Escute

Gif: Reprodução / Giphy

Uma relação precisa ser recíproca, então, da mesma forma que é importante se abrir, é necessário saber escutar. Preste atenção quando as outras pessoas estiverem falando, não se mostre distraída ou entediada e participe do assunto de forma respeitosa!

4. Mantenha contato visual

“Nós estamos fazendo contato visual” – Gif: Reprodução / Giphy

Não há nada mais frustrante do que conversar com uma pessoa que não te olha nos olhos. Manter contato visual é mais um dos fatores necessários para se mostrar interessado na outra pessoa. Deixe o celular de lado e evite se distrair com o ambiente.

Publicidade

5. Fale bom dia

“Bom dia!” – Gif: Reprodução / Giphy

Muitas vezes, não damos atenção a gestos pequenos. Dizer bom dia, olá, com licença, por favor e obrigada são atitudes que não exigem muito, mas que podem passar uma imagem totalmente diferente de quem você é. Cuide dos detalhes!

6. Saiba aprender e ensinar

“Estou aprendendo, estou aprendendo…” – Gif: Reprodução / Giphy

A vida em sociedade existe para que possamos compartilhar conhecimento. Procure ensinar o que você sabe para outras pessoas e aprender das outras pessoas aquilo que você ainda não sabe. A troca é o melhor caminho para um bom relacionamento.

7. Coloque-se no lugar do outro

“Empatia, e a habilidade de usar sua imaginação, não deveriam ter limites” – Gif: Reprodução / Giphy

Colocar-se no lugar de alguém significa fazer uso de muita empatia e saber respeitar um espaço que não é seu! Seja gentil, não ultrapasse limites e se for muito difícil entender a dor do outro, saiba respeitá-la.

8. Linguagem corporal importa

“Não subestime a importância da linguagem corporal” – Gif: Reprodução / Giphy

Além de cuidar do que você sai da sua boca, também é importante cuidar do que diz o seu corpo. A linguagem corporal, apesar de ser uma forma de comunicação não-verbal, fala muito sobre o seu interesse e presença em uma conversa.

9. Sorria mais

Gif: Reprodução / Giphy

Sorrir também é uma atitude simples e pequena que pode fazer muita diferença no seu dia a dia. Lembre-se de sorrir para as pessoas que convivem com você, assim, você transmitirá ainda mais confiança e simpatia.

Publicidade

10. Lide com as diferenças

“Nós dois somos pessoas muito diferentes” – Gif: Reprodução / Giphy

Respeite as outras pessoas! Cada ser humano é diferente e possui suas particularidades, portanto, é extremamente necessário entender isso e saber lidar com as diferenças para garantir um bom relacionamento interpessoal.

Seja no trabalho ou no seu círculo pessoal de amigos, é extremamente importante investir em suas habilidades de comunicação e relacionamento. Não perca tempo e melhore seu convívio com os outros!

Assuntos: Relacionamentos