30 receitas práticas e saborosas para quem mora sozinho

Confira dicas para cozinhar pratos para almoços, lanches e sobremesas de forma simples e rápida

Escrito por Karina Azevedo
Cachorrão da Afonso Pena. Foto: Reprodução / Blog Fotografando a mesa

Cachorrão da Afonso Pena. Foto: Reprodução / Blog Fotografando a mesa

Até quem gosta de cozinhar pode ficar um pouco desanimado com a perspectiva de cozinhar apenas para si mesmo. Afinal, passar horas na cozinha preparando um prato para um nem sempre é uma opção prática ou atraente para o dia-a-dia. Porém, morar sozinho não é desculpa para comer mal, repetir sempre as mesmas receitas ou se render à uma dieta baseada em macarrão instantâneo e comida congelada.

Mesmo aqueles que não possuem muita experiência na cozinha podem desfrutar de um cardápio variado sem ter que dedicar grandes esforços à preparação das refeições. Pratos com macarrão, tortas e carnes podem ser preparados em pouco tempo e proporcionar almoços muito práticos. Para refeições mais rápidas, é possível variar bastante nos sanduíches e ter sempre alternativas diferentes para jantar ou para lanches ao longo do dia.

Morar sozinho também não é motivo para ignorar as sobremesas ou viver apenas com doces prontos. Com poucos ingredientes e apenas alguns minutos, algumas receitas podem render sobremesas deliciosas e acrescentar um toque a mais nas suas refeições.

Confira na lista 30 dicas de receitas saborosas, fáceis e rápidas de fazer para preparar em diferentes momentos do seu dia. Para visualizar os ingredientes e modo de preparo, basta clicar no nome da receita destacado em rosa no início de cada parágrafo.

Refeições salgadas

Fritada. Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

Fritada. Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

1. Fritada: a fritada é um prato que leva os ovos ao forno e rende um resultado que é quase uma torta de ovos. Esta receita leva tomate, pimentão, cebola roxa, queijo e batatas – que são preparadas rapidamente no microondas.

Leia também: 50 receitas de tapioca para você se deliciar de forma saudável

2. Strogonoff de frango: esta receita ensina a preparar um strogonoff de frango de forma simples e muito rápida. Pronto em alguns minutos, o prato pode ser acompanhado de arroz branco e batata palha.

3. Penne com vagens e linguiça defumada: o macarrão já é naturalmente fácil de preparar, e essa receita fica ainda mais simples sem nem levar molho. Ainda assim, o prato fica colorido e saboroso com a linguiça e a vagem.

4. Pizza fácil: quem gosta de se aventurar nas massas vai gostar desta receita super simples de massa de pizza. Com a massa pronta, você pode montar a pizza com o recheio que preferir.

5. Macarrão integral com molho de tomate e muçarela de búfala: aqui o macarrão integral tipo pennette é acompanhado de um molho de tomate fácil de fazer um pouco de queijo. O resultado é um prato de massa saudável e saboroso.

6. Costela suína: a alternativa para preparar a costela bem mais rápido que assando é utilizar a panela de pressão. Em apenas 40 minutos, a carne está no ponto – suculenta e macia.

Leia também: 8 ideias de alimentos práticos para levar para o trabalho

7. Picadinho de carne na cerveja preta: esta receita combina carne bovina, bacon e cerveja preta pode ser preparada em menos de uma hora e rende um prato delicioso e diferente para acompanhar o arroz branco de todo dia.

8. Torta de atum: fácil e rápida de preparar, esta torta fica bem bonita e colorida. Além disso, ela pode te acompanhar por alguns dias em refeições diferentes.

9. Torta de couve e calabresa: com um preparo bem prático – com a massa batida no liquidificador – essa receita combina couve e calabresa e leva cerca de 40 minutos para assar.

10. Sopa de legumes: esta receita leva os legumes de sua preferência (ou os que tiver em casa) ao liquidificador, rendendo uma sopa saudável, colorida e saborosa. A dica é congelar o que sobrar e ter uma refeição pronta em outros dias.

Sobremesas

Bolo de Nutella. Foto: Reprodução / Cozinhando para 2 ou 1

Bolo de nutella. Foto: Reprodução / Cozinhando para 2 ou 1

11. Bolo de Nutella: este bolo tem uma das receitas mais fáceis do mundo – leva apenas três ingredientes (Nutella, farinha de trigo e ovos) e vai ao forno por cerca de 30 minutos. Para deixá-lo ainda mais gostoso, a dica é uma cobertura de ganache de chocolate meio amargo.

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

12. Mousse de chocolate: para transformar uma barra de chocolate amargo neste mousse você vai precisar de apenas mais um ingrediente: água. O segredo é preparar um banho de gelo para o chocolate ficar na textura ideal.

13. Sorvete + biscoito: você nem precisa fazer grandes experimentos culinários para ter uma ótima sobremesa. Nesta receita, tudo o que é preciso é unir sorvete, um biscoito recheado e calda de chocolate.

14. Pavê de morango: a receita é fácil e super rápida. Todos os ingredientes são fáceis de encontrar e o seu único esforço será picar tudo em pedaços para montar o prato.

15. Waffles doces e salgados: esta receita é para ficar com vontade de ter uma máquina de waffles! O preparo é muito simples, só bater todos os ingredientes no liquidificador, e a massa serve tanto para complementos doces quanto salgados.

16. Brigadeirão: é bem provável que você já tenha todos os ingredientes necessários para a receita em casa – creme de leite, leite condensado, chocolate em pó, açúcar, ovos e margarina. O tempo total para ter o prato pronto é de aproximadamente 25 minutos e o cozimento é feio no microondas.

17. Sobremesa vapt-vupt de morango: aqui você mistura morangos, nata e leite condensado em um creme e monta tudo em camadas, alternando com bolachas. O preparo da receita é rápido e rende um prato bonito e fresquinho.

18. Bolo de banana: quando se mora sozinho é normal que as frutas acabem passando do ponto antes que se tenha tempo de comê-las. Esta receita aproveita as bananas que já estão ficando maduras demais e resulta em um bolo fácil e saboroso.

19. Nutella mousse: esta receita é super simples, rápida e tem um resultado delicioso. Basta misturar a nutella com nata e a mousse está pronta.

20. Pavê de caipirinha: este pavê tem um creme feito de limão, creme de leite, leite condensado e cachaça, e é montado em camadas alternadas com bolachas.

Lanches

Hamburger em casa. Foto: Reprodução / Dedo de Moça

Hamburger em casa. Foto: Reprodução / Dedo de Moça

21. Cachorrão da Afonso Pena: o segredo desta receita de cachorro quente é a combinação de maioneses. São sete sabores de maionese que fazem toda a diferença no resultado final do lanche.

22. Buraco quente: uma receita prática de sanduíche de carne moída bem temperadinha, que pode ter seu recheio congelado para uma segunda vez ainda mais prática.

23. Pa amb tomàquet: o nome é difícil, mas a receita é super fácil. Trata-se de um sanduíche de tomate catalão que exige poucos ingredientes e pode utilizar aquele pão que já está ficando duro.

24. Sanduíche natural de frango: uma boa opção de sanduíche saudável, esta receita pode ser preparada com pão integral e iogurte ou maionese light no recheio.

25. Hamburguer em casa: esta é para quem quer comer sem se preocupar com as calorias. A receita é de um hamburguer caseiro de fraldinha montado em um sanduíche com queijo cheddar e cebola caramelizada.

26. Sanduíche de frango com gorgonzola, bacon e rúcula: a combinação de ingredientes resulta em um recheio colorido, saboroso e simples de preparar. A dica é levar o pão ao forno para um sanduíche quentinho.

27. BLT Sandwich: o sanduíche que leva bacon, alface e tomate pode ser servido frio ou quente e sua preparação leva apenas alguns minutos.

28. Sanduba do marido: este sanduíche é montado com maionese de oliva, mostarda, queijo e rúcula. O ingrediente principal é o pastrami, carne defumada e fatiada em pedaços bem finos.

29. Wrap do mar: basta enrolar o recheio – que, neste caso, é de camarão, salmão, queijo e alface – em um wrap e o prato está pronto. Os wraps podem ser encontrados prontos no mercado e o recheio pode variar de acordo com a sua preferência.

30. Snacks de linguiça: o necessário para esta receita é linguiça, pão de forma, queijo, tomate, ovos, mostarda e margarina. Com ingredientes comuns, o resultado é um lanche diferente e rápido.

Dicas pela Web