32 receitas de cupcake para você se deliciar

Aprenda diferentes receitas para inovar no preparo de cupcakes e surpreender seu paladar com essas pequenas delícias

Escrito por Vanessa Herrmann
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Os cupcakes caíram no gosto de muitas pessoas, tanto pelo charme que eles possuem, como pela praticidade na hora de servir, além, é claro, de serem muito saborosos. Há uma infinidade de massas e recheios que podem ser usados no preparo. Com a ajuda da imaginação ou referências, é possível criar decorações muito fofas.

Como são muito versáteis, podem ser servidos em diversas ocasiões, tanto em festas de crianças, como casamentos e até mesmo em reuniões com a família ou amigos.

Os cupcakes conseguem agradar diversos gostos. Por isso a escolha das forminhas também pode ser adequada a situação que você desejar.

Abaixo você confere 32 receitas de cupcakes, que estão divididas em simples e de frutas, criativos e diferentes, de chocolate e especiais.

Receita de Cupcake Tradicional

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A receita a seguir é da doceria Magnolia de Nova Iorque. O cupcake deles é considerado o melhor da metrópole americana e pode servir como referência de modelo tradicional para fazer um cupcake “original”.

Leia também: 22 receitas de doces com leite Ninho para adoçar seus dias

Preparo: 45 minutos

Rendimento: 24 porções

Ingredientes

  • 1 xícara de manteiga sem sal, derretida, e mais um pouco para untar as formas
  • 1 ¼ xícaras de farinha de trigo, e mais um pouco para enfarinhar as formas
  • 1 ½ xícaras de farinha com fermento
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 ovos grandes em temperatura ambiente

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe 24 forminhas.
  2. Misture as farinhas em um recipiente. Em um recipiente de vidro, misture o leite e a baunilha.
  3. Em um recipiente grande, bata a manteiga em uma batedeira na velocidade média até ficar bem macia. Adicione o açúcar aos poucos e bata até ficar fofinho (cerca de 3 minutos). Adicione os ovos um por um, batendo bem após cada adição.
  4. Gradualmente adicione a mistura de farinhas, alternando com a mistura de leite e baunilha, batendo bem após cada adição.
  5. Coloque a massa nas formas usando uma colher ou concha, deixando apenas 3/4 de cada forma cheios.
  6. Asse até dar o ponto, que em geral seria por cerca de 20 a 22 minutos no forno. Depois de pronto, espere os cupcakes esfriarem para colocar nas forminhas de papel e adicionar a cobertura.

Cupcakes simples e de frutas

Foto: Reprodução / Panela de Pau

Cupcake simples. Foto: Reprodução / Panela de Pau

1. Cupcake simples: com um preparo sem complicações, o resultado é um cupcake com massa branca e brigadeiro branco de cobertura. Na hora de desenformar, espere até que eles estejam de mornos para frios. A receita rende 12 bolinhos grandes.

2. Cupcake de cenoura: o preparo é tão simples quanto ao bolo tradicional de cenoura. Porém, aqui você deve colocar a massa em forminhas individuais. Rende 25 porções.

3. Cupcake de cenoura com gotinhas de chocolate: para dar um toque especial à massa simples, essa receita sugere acrescentar gotas de chocolate. Caso você prefira, é possível usar chocolate em barra picadinho. Para a cobertura a autora indica brigadeiro ou calda de achocolatado em pó. Rende 24 porções.

4. Cupcake de limão: para quem gosta de um toque azedinho em receitas doces essa é uma boa pedida. O toque especial da massa é gelatina de limão e o suco de uma unidade da fruta. Para a cobertura só é preciso misturar suco de limões com leite condensado. Caso você queira que a massa fique mais verdinha, a sugestão é acrescentar corante alimentício verde. Para mais sabor você pode colocar um pouco de essência de limão. Rende 13 bolinhos.

5. Cupcake de cenoura e cobertura de xarope de ácer: a massa tem um leve toque de laranja, o que dá um gosto especial à receita. O xarope de ácer é aquele que é muito usado na cobertura das panquecas americanas. Aqui uma pequena quantidade dele é misturado com cream cheese para a cobertura.

6. Cupcake de laranja: O suco de duas laranjas é usado para dar o gosto à massa. A cobertura é a base de nata e queijo quark. Fica um charme e muito saboroso.

7. Cupcake de morango: os morangos são batidos secos no liquidificador, criando um purê saboroso, que é adicionado à massa. Para a cobertura é feito um creme doce de cream cheese.

8. Cupcake de iogurte recheado com morango: essa receita é bem doce, pois além de cobertura, tem recheio também. A massa é branca com iogurte. Enquanto os cupcakes assam, é hora de preparar o recheio e a cobertura. Em uma panela ao fogo você mistura creme de leite e leite condensado até que fique grosso. Separe uma parte do creme para usar de cobertura, o resto você mistura aos morangos para o recheio.

9. Cupcake de morango com chantili: essa receita também usa iogurte na massa, mas daqueles que tem uma geleia no fundo.Para o recheio de cada cupcake é usado um morango inteiro, mais uma geleia caseira de morangos. Para a cobertura use chantili. Rende 16 unidades.

10. Cupcake de baunilha e framboesa: esse cupcake é macio, fresquinho, leve e saboroso. A massa é simples e a dica da autora é usar a mesma quantidade de farinha, manteiga e açúcar. Ele é recheado com um creme de amora, que é explicado passo a passo no site. Para a cobertura é usado um creme de manteiga e cream cheese, e para decorar acrescente uma framboesa ao topo.

11. Cupcake de banana com nutella: nutella é um alimento que conquista diversos paladares e sua mistura com banana fica com um sabor surpreendente. Esse cupcake é bem rápido e simples de ser feito.

Criativos e diferentes

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Cupcake de churros. Foto: Reprodução / Panelaterapia

12. Cupcake de churros: o churros é muito saboroso, e muitos doces estão sendo inovados com o sabor dele. A massa é bem simples e para a cobertura é usado o doce de leite.

13. Cupcake de nutella: esse cupcake é muito prático, pois fica bonito mesmo sem confeitar. Após colocar a massa nas forminhas, acrescente a nutella e mexa com um palito. É só assar e estão prontos os cupcakes.

14. Cupcake de brigadeiro branco: a massa desse cupcake é de chocolate, assim cria um contraste com o recheio de brigadeiro branco. A cobertura é com chantili e gotinhas de chocolate para enfeitar.

15. Cupcake de castanha de caju: esse cupcake fica com a massa bem cremosa, pois leva iogurte natural na mistura. A castanha de caju é usada para cobrir os cupcakes, então não é necessário acrescentar uma cobertura.

16. Cupcake de rosa: o nome do bolinho é esse pois cobertura de queijo mascarpone, açúcar de rosas e açúcar é feita no formato de uma rosa, e leva frambosa em cima para decorar. A aparência fica graciosa.

17. Cupcake arco-íris: a massa nas cores do arco-íris ficam muito fofas! O segredo para obter esse resulado é usar corantes em gel. A massa deve ser dividida em cinco pacotes, um para cada cor. Depois é só ir colocando a massa (intercalando as cores) com a ajuda de uma colher. A cobertura fica por conta do chantili.

18. Cupcake Nhá Benta: lembra daquele doce que era coberto por chocolate e recheado com marshmallow? É nele que esse cupcake foi inspirado. A massa é de chocolate e a cobertura é igual ao doce.

19. Cupcake Romeu e Julieta: essa receita é para quem gosta de pratos que misturam doce e salgado. A massa é de baunilha e leva goiabada no recheio. A cobertura é feita com cream cheese, chocolate branco e queijo parmesão ralado.

20. Cupcake de biscoito recheado: essa receita é muito rapidinha. Você deve colocar duas bolachas recheadas e o doce de leite entre elas na forminha. Depois é só acrescentar a massa e colocar para assar. Caso deseje, você pode usar doce de leite e granulado na cobertura.

Cupcakes de chocolate

Cupcake de brigadeiro. Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

Cupcake de brigadeiro. Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

21. Cupcake de brigadeiro: essa receita é muito fácil. A massa é a branca simples, e para a cobertura é feito um brigadeiro. Com simplicidade também é possível preparar receitas gostosas.

22. Cupcake de chocolate: esse cupcake tem uma massa simples de chocolate e a cobertura é de ganache. Por ser tradicional, pode agradar muitos paladares.

23. Cupcake sweet chocolate: essa receita é para os fãs de chocolate. A massa leva cacau em pó e pedaços de chocolate. A cobertura é feita com manteiga, cacau e açúcar e também tem pedaços de chocolate para enfeitar.

24. Cupcake de chocolate trufado: na massa é usado chocolate meio amargo, e um toque de limão. Trufas caserias são usadas no recheio. A cobertura é de ganache e também leva trufas para decorar.

25. Cupcake de chocolate e coco: misturar esses dois ingredientes é muito interessante. O coco fica muito saboroso junto ao chocolate.

26. Cupcake de chocolate e café: essa mistura de ingredientes é usada na cobertura e cria um sabor único. A massa fica úmida e fofa, e a cobertura cremosa.

27. Cupcake floresta negra: a massa de floresta negra leva pedaços de chocolate e cerejas em sua massa. A cobertura é com chantili é com cerejas e raspas de chocolate.

28. Cupcake de dois chocolates: nessa receita é usada uma mistura pronta para bolos, o que a torna bem prática. A cobertura também é bem simples. Derreta chocolate ao leite, chocolate branco, separadamente, acrescente nata e depois é só enfeitar os bolinhos.

29. Cupcake de chocolate e doce de leite: com uma massa simples, o que surpreende nessa receita é a cobertura. Nela temos o passo a passo de como fazer doce de leite, e depois, pedaços de chocolate são acrescentados ao doce. Para o toque final a autora usou morangos e chocolate granulado.

30. Cupcake de baunilha e chocolate: está sem tempo para cozinhar, mas quer lindos cupcakes feitos em casa? Essa receita é a sua solução! Como utiliza mistura de ingredientes prontos. Rende 12 unidades.

Cupcakes especiais

Cupcake sem glúten. Foto: Reprodução / Receitas e Coisas

Cupcake sem glúten. Foto: Reprodução / Receitas e Coisas

31. Cupcake sem glúten: depois que os ingredientes forem misturados, é só assar por 15 minutos. Enquanto isso, faça a cobertura de nata, que é explicada na receita, ou outra de sua preferência.

32. Cupcake de chocolate vegano: essa receita não precisa do auxílio da batedeira e mesmo assim a massa fica macia e escura. A autora diz que não perde em nada para os bolos comuns.

Onde comprar forminhas de cupcake?

Para preparar os cupcakes é necessário usar forminhas adequadas. No mercado é possível encontrar uma variedade delas, mas você sabe exatamente qual é a melhor opção? As forminhas individuais facilitam na hora de tirar o bolinho, sem que ele fique destruído. Mas também temos que escolher o material: silicone ou alumínio?

As fomas de silicone são práticas, pois o material é maleável. Não precisam ser untadas e são fáceis de limpar, já que os alimentos não grudam nelas. O cupcake pode ser servido mesma forma em que foi assado.

Já as de alumínio são mais firmes e resistentes e também são mais baratas. Porém, é necessário colocar uma forma de papel dentro delas na hora de assar, para que os cupcakes não grudem.

Forma para cupcakes por R$17,90 na <a href="http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=15256&IdProd=3258" target="blank_">Loja Tray</a>

Forminha individuais (12 unidades) por R$15,90 na <a href="http://lojaplaneta.produto.rakuten.com.br/forma-silicone-cupcake-muffins-queijadinha-com-12-unidades.aspx" target="blank_">Planeta</a>

Forma de silicone para 6 unidades por R$8,90 na <a href="http://ww2.shopfacil.com.br/forma-para-cupcake-de-silicone-gourmand-bfd04axona---brastemp-2027941/p?idsku=2031329" target="blank_">ShopFácil</a>

Forma de alumínio para cupcake po R$6,80 na <a href="http://www.casajoka.com.br/forma-de-cupcake-la-pasticceria-tramontina-27899030-4318.aspx/p" target="blank_">Casa Joka</a>

Forma para cupcake gigante R$209,90 na <a href=" http://www.mix3arts.com.br/material-p-confeitaria/gmu-forma-12-canecos-anti-aderente-8705.html#.VaZKnlVVikp" target="blank_">Mix 3 Arts</a>

Forma para 12 cupcakes por R$31,89 na <a href="http://www.lojasantoantonio.com.br/p/assadeira-para-cupcake-com-12-cavidades-caparroz" target="blank_">Santo Antonio</a>

Forma cupcake pequeno - 12 unidades por R$12,19 na <a href="http://www.lojasantoantonio.com.br/p/forma-de-cupcake-pequeno-com-12-unidades-roldan" target="blank_">Loja Santo Antonio</a>

Forma cupcake gigante por R$40,80 na <a href="http://www.reveetsucre.com.br/forma-cupcake-gigante-frete-gratis-pr-74-375684.htm" target="blank_">Revê et Sucré</a>

Kit cupcake coração por R$39,00 na <a href="http://www.utilarpresentes.com.br/produto/1841/kit-cupcake-coracao" target="blank_">Utilar</a>

Formas Cupcake Estrela - 20 unidades por R$34,56 na <a href="http://www.comprediretodachina.com.br/formas-cupcake-estrela-p3312" target="blank_">Compre Direto da China</a>

Forma decorativa por R$4,40 na <a href="http://www.vemfestejar.com/p/46061/forminha+para+doce+azul+cobalto+poa+branco+miss+cupcake+c/+50+unidades/campanha_id/39" target="blank_">Vem Festejar</a>

Forma cupcakes rosa por R$25,73 na <a href="http://ww2.shopfacil.com.br/forma-assadeira-para-6-cupcakes-em-silicone-rosas-2604-mart-2297200/p" target="blank_">ShopFácil</a>

Forma de silicone por R$31,90 na <a href="https://www.planetamimos.com.br/linha-cupcake/forma-minibolo-cupcakerosa" target="blank_">Planeta Mimos</a>

Forma para 6 cupcakes por R$83,47 na <a href="http://viainox.com/produto/forma-para-cupcake-6-divisoes-la-pasticceria/27899031/116/" target="blank_">Via Inox</a>

Forminha de papel - 100 unidades por R$12,90 na <a href="http://www.barradoce.com.br/produto/277498-big-top-mini-baking-cups---wilton " target="blank_">Barra Doce</a>

Forma de papel - 45 unidades por R$3,50 na <a href="http://www.89embalagensefestas.com.br/forminha-cupcake-poa-rosa-e-marrom-impermeavel.html" target="blank_">89 Embalagens</a>

Como fazer cobertura para cupcakes

Não é preciso fazer uma cobertura muito elaborada para que seu cupcake fique bonito e saboroso. Exitem muitas opções simples que ficam muito gostosas, como:

  • Brigadeiro: é uma cobertura durinha que fica muito charmosa. O sabor e a cor podem ser o que você desejar!
  • Açúcar de confeiteiro: é a opção mais simples de todas. Afinal, é só polvilhar o açúcar sobre o bolinho.
  • Frosting: é uma cobertura durinha que fica muito charmosa. O sabor e a cor podem ser o que você desejar!
  • Calda de limão: para dar um toque azedinho aos seus doces.
  • Calda de goiabada: um ingrediente fácil de encontrar e barato que pode fazer a diferença.

Diferença entre muffin e cupcake

Imagem: Dicas de Mulher

Imagem: Dicas de Mulher

Muffins e cupcakes até podem ter uma aparência semelhante, mas os bolinhos são diferentes, tanto nos ingredientes, quanto no modo de preparo e na textura. Para começar, o muffin não leva cobertura, outros ingredientes são usados no meio da massa, como chocolate. O cupcake tem uma massa muito parecida com a dos bolos tradicionais, porém mais leve e mais doce. Já o muffin, tem a massa mais densa, mais pesada e leva menos açúcar.

Depois de escolher qual receita você vai testas, é colocar as mãos na massa com muito amor e carinho e soltar a criatividade para a decoração. O resultado pode ser surpreendente.

Para você