Dicas de Mulher Dicas de Saúde

45 receitas de bebidas quentes deliciosas para te aquecer

Confira receitas deliciosas de bebidas quentes alcoólicas e não alcoólicas para aquecer o corpo nos dias mais frios do ano

em 25/09/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Nos dias frios uma bebida quente é muito bem vinda. Além de ajudarem a esquentar e manter a temperatura do corpo agradável, algumas bebidas também possuem propriedades medicinais, como é o caso das bebidas que contém gengibre, canela, limão e outros ingredientes.

Selecionamos receitas para agradar a todos os paladares. Tem chocolate quente, chá, café, quentão, receitas alcoólicas e não alcoólicas. Confira abaixo 45 receitas deliciosas de bebidas quentes para aquecer o estômago nos dias mais frios:

Não alcoólicas

As bebidas quentes não alcoólicas estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas. Seja no cafezinho da manhã, no chá ou até mesmo o comum leite com achocolatado. Que tal sair da rotina hoje e experimentar receitas que fogem um pouco do tradicional? Confira receitas de chocolate quente, quentão, chá, café e leite que não são nada comuns:

Chocolate quente

Foto: Reprodução / Melina Souza

Foto: Reprodução / Melina Souza

1. Chocolate quente cremoso: Essa receita é feita no liquidificador. Todos os ingredientes, com exceção do creme de leite, são bem batidos para que fiquem homogêneos. Após serem batidos, os ingredientes vão ao fogo baixo até ferver. Após desligar o fogo o creme de leite é adicionado para deixar o chocolate quente bem cremoso.

2. O melhor chocolate quente do mundo: A receita intitulada pela autora como o melhor chocolate quente do mundo faz jus ao nome. A receita leva quadradinhos de chocolate derretidos, creme de leite, chocolate em pó e leite. A dica da autora da receita para não formar pelotas é adicionar o leite bem quente. Finalizar com chantili e raspas de chocolate é opcional.

3. Chocolate quente com café e chantili: Essa receita é para quem não abre mão da presença do tradicional café em bebidas quentes. O chantili utilizado na receita é feito em casa, com natas. Uma delícia!

4. Chocolate quente branco: O chocolate quente branco é uma alternativa ao tradicional de chocolate preto. A receita é bem simples e o diferencial fica por conta do chocolate branco. Perfeita para quem quer variar um pouco ou simpatiza mais pelo chocolate branco.

5. Chocolate quente fit: O nome já diz tudo: um chocolate quente para consumir sem culpa. A receita também pode ser adaptada para quem faz uso de dieta vegana, já que o leite desnatado pode ser substituído por leite vegetal.

6. Chocolate quente de Nutella: Esse chocolate quente leva apenas 3 ingredientes e é em feito em apenas um passo. Simples e delicioso. Se preferir, pode adicionar um pauzinho de canela ao servir.

7. Chocolate quente com pimenta: Essa combinação, um pouco exótica, promete potencializar o efeito de esquentar o corpo que as bebidas quentes possuem. A receita também tem uma versão alcoólica feita com a adição do licor de cereja, que é totalmente opcional.

Quentão sem álcool

Foto: Reprodução / Le Blog

Foto: Reprodução / Le Blog

8. Quentão de hibisco: O hibisco é uma flor que tem muitos benefícios como controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e tem ação diurética, sendo um grande aliado para quem tem retenção de líquidos. Esse ingrediente é a grande estrela dessa receita de quentão e é responsável por dar um sabor azedinho delicioso.

9. Quentão com frutas: Conheça essa versão da bebida típica de festa junina com frutas e especiarias. Esse quentão é feito a partir de uma calda de caramelo, água, especiarias e frutas.

10. Quentão de suco de uva: Esse quentão sem álcool substitui o tradicional quentão de vinho, utilizando suco de uva integral. Ideal para crianças ou para quem não aprecia bebidas alcoólicas.

Chás

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

11. Chá de maçã com especiarias: Esse chá de maçã leva também como ingredientes anis, cravos e canela. Se desejar adoçar, uma ótima opção é o mel, que além de saudável, casa muito bem com o sabor da maçã.

12. Chá de gengibre: O gengibre é uma raiz cheia de propriedades boas para a saúde. Possui ação anti-inflamatória, melhora o sistema digestivo e circulatório, entre outros. Por ser levemente picante, é também uma ótima opção para dias bem frios. Delicie-se com essa receita que além do gengibre, possui um toque de limão.

13. Chai latte: O chai latte é uma bebida indiana que leva como ingredientes chá preto, leite, cardamomo, gengibre e canela. Vale apena experimentar!

14. Chá de amendoim: O amendoim é um grande aliado na redução do colesterol ruim, além de ser rico em cálcio. Essa receita de chá de amendoim leva especiarias, chocolate e leite. O resultado é um chá bem cremoso.

15. Chá verde com gengibre, limão e canela: Essa receita apresenta uma nova forma de consumir o tradicional chá verde. Na receita foi utilizado chá de saquinho preparado com água e o restante dos ingredientes. Experimente essa receita e adicione muito mais sabor ao seu chá verde.

16. Chá de maracujá e maçã: A combinação do maracujá com maçã parece inusitada, mas garante um sabor azedo e adocicado. O chá fica delicioso quente, mas também pode ser servido gelado.

À base de café ou chá

Foto: Reprodução / Chef Paty

Foto: Reprodução / Chef Paty

17. Pumpkin spice latte caseiro: Essa bebida, feita com abóbora moranga, é uma releitura da famosa torta de abóbora americana, porém em forma de bebida. Essa versão de pumpkin spice latte é livre de lactose e vegana. Além da abóbora a bebida leva café, leite de amêndoas, açúcar de coco, extrato de baunilha e canela.

18. Sonho de inverno com café: Essa bebida lembra um chocolate quente, mas o diferencial fica por conta do café e do pão de gengibre.

19. Café com doce de leite e chantili: Essa receita é bem simples e leva apenas 4 ingredientes: café, doce de leite, chantili e chocolate para polvilhar. O doce de leite usado na receita é feito a partir de leite condensado cozido, uma delícia.

20. Pó para cappuccino: Fazer seu próprio pó de cappuccino pode ser uma ótima alternativa aos comprados em supermercado. Ao fazer seu próprio cappuccino fica a seu critério a quantidade de açúcar, café, chocolate e outros ingredientes.

21. Café indiano: Aprenda a fazer o tradicional café expresso indiano com essa receita. Na Índia o café é conhecido como expresso, porém os ingredientes usados são similares aos de um cappuccino.

22. Mocaccino: O mocaccino é uma bebida que leva apenas chocolate, café expresso e leite. A dica da autora é, se você possuir um aerador de leite, seu mocaccino ficará super cremoso.

23. Cappuccino caseiro: Essa receita de pó de cappuccino tem apenas uma etapa de preparo: misturar todos os ingredientes. Depois é só colocar duas colheres da mistura em uma xícara com água ou leite quente.

24. Cappuccino light: O cappuccino tradicional é uma bebida bem calórica e muitas vezes com bastante açúcar. Quem quer emagrecer ou possui diabetes, pode se deliciar com essa receita. Ela substitui o leite em pó integral por desnatado e o açúcar por sucralose.

25. Cappuccino baunilhado: O ingrediente especial desse pó de cappuccino é o açúcar baunilhado. A montagem dessa receita fica tão linda que pode até ser usada para presentear alguém especial.

26. Cappuccino sem lactose: Para substituir o leite de vaca foi utilizado o leite de soja em pó. A dica da receita é colocar mais café se você gostar de um cappuccino mais forte.

27. Cappuccino italiano cremoso: Essa receita promete resultar em um cappuccino bem cremoso como um cappuccino italiano. Para dar um toque especial adicione por cima chantili e canela em pó.

28. Mocha latte: Chocolate meio amargo, leite cremoso e café compõem essa bebida. O resultado só pode ser delicioso.

29. Café foam: O café foam dessa receita leva como ingredientes café, chocolate branco, calda de chocolate e espuma de leite. Para a montagem é colocada a calda de chocolate no fundo da xícara, o café, o chocolate branco, a espuma de leite e mais calda de chocolate para você decorar seu café como quiser.

30. Café com marshmallow: O café dessa receita é feito com água com gengibre, o que dá um toque diferente e levemente picante. O marshmallow utilizado na receita tem a função de adoçar o café e também de deixar a textura cremosa.

À base de leite

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

31. Leite queimado: Para fazer essa bebida são necessários apenas açúcar e leite. O modo de preparo é simples: derreta o açúcar até formar uma calda, adicione o leite e mexa até o leite incorporar o caramelo.

32. Leite espumoso de cafeteria: O leite espumoso deixa qualquer receita de bebida cremosa e aerada. Geralmente, esse leite é feito com uma máquina exclusiva, mas a autora da receita ensina a prepará-lo apenas com um pote de vidro e microondas.

33. Espuma de leite para bebidas quentes: Com o mesmo passo a passo e ingredientes da receita anterior, o diferencial é que apenas utiliza-se a espuma nesse caso. A espuma pode ser usada para colocar em cima de diversas bebidas quentes.

Alcoólicas

As bebidas quentes alcoólicas potencializam ainda mais a característica de esquentar o corpo. Confira abaixo receitas incríveis de bebidas quentes alcoólicas:

Quentões e vinhos quentes

Foto: Reprodução / Bibeli

Foto: Reprodução / Bibeli

34. Quentão de cachaça e frutas: O tradicional quentão de cachaça ganha um toque especial com a adição de maçã, laranja e limão. Adicione canela, gengibre e cravo a gosto.

35. Quentão de chocolate: Para os amantes de chocolate essa receita é um sucesso. O modo de preparo é similar ao de um quentão tradicional de cachaça e o charme fica por conta do chocolate ao leite.

36. Vinho quente: Para essa receita primeiramente água, açúcar e especiarias são fervidas em uma panela. Após 5 minutos de fervura adiciona-se o vinho. A dica da autora da receita para quem desejar uma bebida com menos álcool, é deixar o vinho ferver por alguns minutos para evaporar um pouco.

37. Vinho quente sueco: Além do vinho como bebida alcoólica, essa receita leva também vodka, que pode ser substituída por cachaça. A dica é deixar o vinho e os outros ingredientes em infusão por algumas horas para que o sabor fique mais saliente.

38. Vinho quente com abacaxi: Para essa receita ficar bem gostosa a autora dá algumas dicas como usar sempre abacaxi natural, pois o enlatado não deixa um sabor marcante e se desejar alterar a quantidade usar sempre 2 medidas de vinho para 1 de água. Atente-se para não deixar queimar.

39. Vinho quente de morango: O procedimento para essa receita começa com uma geleia de morango com especiarias. Em seguida o vinho é adicionado. A dica da autora é ferver o vinho de acordo com a sua vontade: se desejar uma bebida mais forte, ferva por menos tempo. Se desejar uma bebida mais fraca, ferva por mais tempo. A dica é experimentar durante o preparo para ter certeza.

À base de café ou chá

Foto: Reprodução / Casamenteiras

Foto: Reprodução / Casamenteiras

40. Café irlandês: O tradicional café irlandês leva como ingredientes café, uísque e creme ou chantili por cima. O preparo é muito simples: basta misturar o café, o uísque e o açúcar e levar ao microondas. Finalize com o creme ou chantili.

41. Diana coffee: Para essa receita mistura-se café, gin e cherry brandy. Se desejar, pulverize com noz moscada no momento de servir.

42. Café brulot: Além do café a receita tem como ingredientes licor de laranja, conhaque, raspas de limão e laranja, cravo e canela. Esse café é muito tradicional em New Orleans, onde é servido para acompanhar a sobremesa.

43. Hot toddy: O hot toddy é uma mistura de chá, especiarias, frutas e algum destilado. Você pode adicionar as frutas e o destilado da sua preferência.

À base de leite

Foto: Reprodução / Just Lia

Foto: Reprodução / Just Lia

44. Choconhaque: O choconhaque é uma versão do chocolate quente com conhaque. A dica da receita é se desejar uma bebida mais forte, adicionar mais conhaque.

45. Bebida quente com licor de menta: Leite condensado, vodka, licor de menta, leite e chocolate meio amargo são os ingredientes dessa receita. O preparo é simples: ferva todos os ingredientes em uma panela, com exceção do chocolate, que será derretido e adicionado na bebida apenas no momento de servir.

Qual é a sua bebida quente favorita para se aquecer nos dias frios?

Comentários
Dicas relacionadas