7 razões para ser persistente e nunca desistir dos seus objetivos

Desistir pode ser uma vontade comum ao correr atrás do sucesso, confiar em si é primordial para continuar batalhando pelos seus objetivos

Escrito por Mayara Benatti
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Todos nós temos objetivos que desejamos alcançar. O caminho até eles, muitas vezes, pode parecer difícil e até mesmo impossível de percorrer. A estrada percorrida para conseguir o emprego dos sonhos, subir de cargo ou montar o próprio empreendimento, pode ser longa e desistir acaba sendo um pensamento recorrente.

A vontade de desistir é natural, mas será que não devemos fazer dela um impulso para alcançar o sucesso? Nenhuma vitória acontece sem que antes haja uma batalha. Em momentos em que tudo parece estar perdido é primordial acreditar na sua força interior e ser persiste, pois só assim o seu objetivo será alcançado.

Ser persistente pode parecer difícil e trabalhoso quando o caminho até o objetivo está sendo percorrido há muito tempo. Nessas situações, quando a vontade de desistir parece ser maior do que a vontade de obter sucesso, procurar ajuda motivacional é muito importante e pode servir de apoio para continuar no caminho rumo à sua conquista.

Pensando nisso, com a ajuda da Letícia Guedes, psicóloga e sócia-proprietária da Clínica Vivencialle, elaboramos uma lista com 7 razões e dicas para você ser persistente e continuar batalhando pelos seus objetivos, confira:

1. É melhor tentar e falhar do que nunca ter tentado

A frase pode parecer clichê, mas você nunca saberá o que vai acontecer se não tentar. Lembre-se que a tentativa sempre é melhor do que nada. Entenda também que falhar é completamente normal e não significa que você não se esforçou o suficiente. “O não tentar pode bloquear suas vontades e com isso você fica sem rumo, determinação e perde a vontade de fazer alguma coisa”, comenta a psicóloga.

Leia também: 12 lições que podemos aprender com vídeos de mulheres incríveis

2. Sempre existirão pessoas tentando fazer você desistir

“É necessário ouvir quem ama você, porém também é importante confiar em si”, comenta a Dra. Letícia. Se houverem pessoas tentando fazer você desistir ao longo do caminho não significa que você deva desistir de seus objetivos. Encare como motivação e prove que você consegue. “Lembre-se a única pessoa que está inteiramente conectada com você independente das circunstâncias é você mesma, pois só você sabe o que passa em sua cabeça e em seu coração”, finaliza Dra. Letícia.

3. Seja um exemplo de motivação

Inspire as pessoas ao seu redor. Motive seus familiares, amigos e colegas de trabalho mostrando que se você pode tentar e conseguir, eles também podem. “Quando engajamos em algo que nos proporciona prazer, isso faz com que sejamos mais colaboradores de sonhos e realidades de outros, por isso devemos manter o hábito de compartilhar nossa motivação”, completa Dra. Letícia.

4. Experiência e aprendizado ao longo do caminho

Tudo na vida depende da perspectiva com que você analisa. Decida encarar o caminho até o objetivo da melhor forma possível. “Ouça os mais velhos ou pessoas mais experientes que você, que já passaram por situação semelhante, elas podem ser grandes fontes de sabedoria”, aconselha Dra. Letícia. O caminho até o sucesso pode ser árduo, mas ele irá proporcionar inúmeras experiências positivas e aprendizagem, se assim você decidir.

5. O sucesso pode estar mais próximo do que você imagina

Muitas vezes o caminho pode ser longo e complexo, porém em outras nós acabamos complicando e não percebemos que o sucesso está logo ali ou ainda o pessimismo pode acabar atrapalhando. “Cada um tem seu próprio brilho e é nisto que devemos segurar para enxergar que temos sucesso”, comenta Dra. Letícia.

6. Sucessos ao longo do caminho

O caminho até o seu objetivo nem sempre é totalmente árduo. Ao tentar alcançar um objetivo você pode alcançar alguns sucessos ao longo desse caminho. “É necessário estabelecer metas e aproveitar-se dos erros como aprendizado”, recomenda Dra. Letícia. Portanto, saiba aproveitar os possíveis sucessos ao longo do seu caminho e tenha isto como motivação para continuar persistindo.

7. As coisas podem sempre melhorar

Se as coisas estão ruins, lembre-se que elas sempre podem melhorar. “É necessário otimismo para saber lidar com os obstáculos e fracassos, se hoje não deu certo, lembre-se que haverá um amanhã melhor, e que o mundo dá voltas”, comenta Dra. Letícia. Portanto, se você acredita que chegou ao fundo do poço, saiba que com a quantidade certa de esforço e determinação você conseguirá alcançar os seus objetivos. Mantenha a fé em si, pois as coisas sempre podem melhorar.

As coisas nem sempre acontecem quando queremos, portanto é importante manter a paciência. Se o seu objetivo ainda não se concretizou, mantenha a fé e o otimismo, pois eles te darão forças para não desistir. Quando o sucesso bater na sua porta, lembre-se de aproveitá-lo da melhor forma possível, afinal, você merece e batalhou muito por isso.

Dicas pela Web