Queijo vegano: 23 receitas que vão surpreender seu paladar

Escrito por
Em 27.09.19

iStock

Se existe um alimento que é praticamente uma unanimidade, esse é o queijo. E mesmo quem tem alergia à lactose ou uma alimentação mais restrita pode se deliciar com o queijo vegano. Uma alternativa gostosa e muito mais acessível do que pode parecer. Utilizando ingredientes simples você pode preparar em casa diferentes tipos dessa iguaria.

Continua após o anúncio

Ficou com água na boca só de pensar? Então, na lista abaixo você confere dezenas de opções de receitas, do queijo vegano cremoso até aquele que derrete e é perfeito para pizzas. E se preferir comprar o queijo pronto, vale dar uma espiada na lista de ótimos produtos disponíveis no mercado!

Queijos veganos clássicos

1. Mussarela vegana: com sabor suave, essa mussarela vegana fica ótima em saladas, sanduíches e diversos outras pratos. A sua lista de ingredientes conta com polvilho doce, polvilho azedo, levedura de cerveja, sal, açafrão, suco de limão, óleo e purê de mandioquinha. Uma delícia.

2. Queijo minas vegano: utilizando leite de amendoim você pode fazer um delicioso queijo minas frescal. A receita tem várias etapas diferentes, mas a lista de ingredientes é bem curtinha e acessível. Uma delícia sem lactose e perfeita para comer com pão quentinho.

3. Cheddar vegano: quase não dá para acreditar que esse queijo não tem nenhum ingrediente de origem animal na sua composição. O cheddar vegano é preparado com uma série de ingredientes nutritivos e saborosos, como semente de girassol e páprica picante.

Leia também: Churrasco vegano: 14 receitas incríveis que provam o sabor do mundo vegetal

4. Queijo americano vegano: sabe aquele queijo com jeito de lanchonete de fast-food? Chegou a hora de aprender a fazer uma versão vegana que não fica devendo em nada quanto a seu sabor e sua textura. O ingrediente especial é o leite de tremoço, leguminosa que faz parte da família da ervilha.

5. Queijo meia-cura vegano: curado e maturado de verdade, esse queijo é leve e aromático. Seu preparo é um tanto quanto demorado e exige paciência, mas o resultado é tão gostoso que vai valer a pena cada minuto esperando na cozinha.

6. Parmesão vegano: o queijo parmesão é conhecido por seu sabor mais intenso. Nessa alternativa vegana, o gosto mais forte é garantido por alho e cebola em pó, levedura nutricional (que pode ser substituída por levedo de cerveja), castanha e sal. Sim, só isso!

Continua após o anúncio

7. Queijo da canastra vegano: você sente falta de comer aquele queijo que derrete e fica bem cremoso? Bem, prepare-se para salivar com essa receita. Com base feita de tremoço, esse queijo vegetal fica pronto rapidinho e é perfeito para o café da manhã ou um lanche.

8. Queijo chèvre vegano: o chèvre é um queijo francês feito com leite de vaca. Sua versão sem itens de origem animal é preparado com castanha de caju hidratada e Rejuvelac (uma bebida viva, como se fosse um tipo de água de grãos). A textura fica incrível!

Leia também: Strogonoff vegano: receitas práticas e que vão te saciar por completo

Com algumas oleaginosas e outros ingredientes simples você prepara essas gostosuras. Como não amar?

Queijos veganos cremosos

9. Requeijão vegano: poucos ingredientes e poucos minutos. Sim, essa receita é daquele jeitinho que a gente ama. Você precisa apenas de castanha de caju, água filtrada, vinagre, azeite, suco de limão e sal. Muito simples!

10. Polenguinho vegano: com base de tofu e castanha de caju, esse queijo fundido fica um espetáculo em bolachas salgadas e pães torrados. A lista de ingredientes pode até parecer bem extensa, mas a maior parte é composta por temperos que deixarão o seu queijinho ainda mais saboroso.

11. Ricota vegana: procurando uma opção saudável e vegana de queijo para o seu café da manhã? Essa ricota é uma ótima pedida! Ela é feita com mandioca cozida, polvilho doce e azedo, suco de limão, fermento para pão e temperos.

12. Queijo cremoso de tofu: esse queijo é feito com tofu amassado, polvilho azedo, azeite, água, alho, sal e açafrão – e basta bater tudo no liquidificador e cozinhar depois. Pode ser usado na pizza, na batata, no sanduíche e onde mais você preferir.

Leia também: 31 receitas de hambúrguer vegano para você se surpreender

Continua após o anúncio

13. Queijo vegano cremoso de amendoim: seu queijo vegetal não precisa ser caro. A receita feita com amendoim torrado, vinagre de maçã, cenoura e polvilho, é baratinha e rende 400g. O legal é que você não precisa consumir tudo de uma vez: o queijo pode ficar na geladeira por até 6 dias.

14. Queijo de castanhas cremoso: se engana quem acha que queijo vegano não fica gratinado quando vai ao forno. Essa alternativa feita à base de castanhas de caju é cremosa, versátil e irresistível. Experimente servir com berinjelas assadas… Espetacular.

Os queijos cremosos são ótimos para acompanhar o café da manhã ou lanche da tarde.

Queijos veganos diversos

15. Queijo vegano que derrete: queijinho que estica, é simples de fazer e fica pronto em poucos minutos. Difícil resistir, certo? Essa opção fica incrível em pizzas ou para usar como molho de macarrão. O ingrediente mais complicadinho de se achar da lista é a levedura nutricional, que faz toda a diferença.

16. Queijo vegano temperado: sabe aquele canapé gostoso, aquela torradinha esperta para servir com uma cervejinha? Surpreenda as visitas com esse queijo vegano temperado com manjericão e orégano – e que combina perfeitamente com molho pesto.

Leia também: Sopa de ervilha: 6 receitas para um inverno delicioso e nutritivo

17. Queijo vegano de mandioca: essa receita é fácil de fazer e rende um queijo grande – que pode ser fatiado, ralado ou servido da maneira que você preferir. Anote os ingredientes para prepará-lo em casa: batata, mandioquinha, azeite de oliva, polvilho doce e azedo, sal e levedura nutricional (opcional).

18. Queijo vegano de batata: com uma batata cozida, alho, suco de limão e mais alguns ingredientes você prepara um queijo diferenciado e bem gostoso. O tempero fica por conta do sal e do açafrão, que ainda ajuda a dar uma cor bem bonita.

19. Queijo vegano de amêndoas: sem farinha, sem amido, sem batata e sem complicação. Esse queijo é feito com amêndoas, mas elas podem ser substituídas por castanhas ou amendoim. O toque de sabor fica por conta de alho em pó e mostarda.

Continua após o anúncio

20. Queijo vegano de castanhas: o que garante a consistência de grande parte dos queijos veganos é o ingrediente chamado ágar-ágar. Trata-se de uma gelatina vegetal que é facilmente encontrada em casas de produtos naturais. Para esse queijo de castanhas você precisará de 1 colher de sobremesa de ágar-ágar.

21. Queijo vegano com castanha de caju e melado de cana: perfeito principalmente para ser preparado com pizza, esse queijo pode até não ser feito com os ingredientes mais simples, mas é possível fazer substituições bem espertas e que garantem um ótimo resultado. Óleo de coco e melado de cana garantem um toque bem diferente.

22. Queijo vegano de feijão: hora de variar o cardápio do lanche ou do almoço. Que tal um hambúrguer de feijão preto com queijo de feijão branco? A receita pode até parecer complicada, mas não tem nenhum mistério. Spoiler: você vai querer repetir essa iguaria mais vezes.

23. Queijo vegano de feijão e mandioquinha: feijão branco, mandioquinha cozida, polvilho azedo e suco de limão. Esses são os principais ingredientes que você precisará para fazer um queijo simples, porém pra lá de gostoso. Na hora de salgar, não tenha medo de colocar sal demais: ele é necessário para não deixar um gosto adocicado no queijo.

Com criatividade você pode preparar queijos dos mais variados sabores. Que tal experimentar em casa?

Queijos veganos para comprar

Sem muita paciência para ficar na cozinha? Tudo bem! Hoje em dia é possível encontrar queijos veganos com muita facilidade – e abaixo você confere alguns dos mais gostosos.

  1. Queijo Minas padrão castanha de caju Vida Veg, no Empório Quatro Estrelas
  2. Creme 4 queijos Mrs. Taste, na Loja Biopoint
  3. Queijo mussarela castanha de caju Vida Veg, no Empório Quatro Estrelas
  4. Parmesão de amêndoas Pura Vida, na Loja Natuê
  5. Queijo ralado vegetal Sora, na Loja Homem da Terra
  6. Queijo vegano tipo provolone Nomoo, na Loja Americanas

Seja uma pizza, um sanduíche, uma macarronada ou o prato que você preferir, com certeza o queijo vegano trará um diferencial todo especial. Delicie-se sem culpa! Veja também receitas de hambúrguer vegano para aproveitar.

Para você