Guia completo para montar e decorar o quarto do bebê

Criar um ambiente bonito e seguro para o bebê é um objetivo que pode ser conciliado com a economia

Escrito por Gabriela Petrucci
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Da rotina que precisa ser adaptada para encaixar consultas médicas ao planejamento financeiro, que agora precisa incluir despesas de mais uma pessoa, a chegada de um bebê provoca muitas mudanças na vida familiar. Entre as várias preocupações dos pais, a montagem do quarto é um dos quesitos mais dispendiosos de todos os preparativos para receber o mais novo integrante da família.

São vários os cuidados necessários para arrumar esse novo e tão importante ambiente da casa e, embora a decoração seja um dos aspectos mais excitantes desse processo, as considerações mais importantes a serem feitas sobre o quarto do bebê ainda dizem respeito ao conforto e à saúde da criança e não à beleza do cômodo. Para a designer de interiores Ana Lúcia Adriano, o maior erro cometido na hora desse planejamento é “pensar mais na decoração e menos na praticidade da organização”, sintetiza.

Por isso, tornar o espaço mais funcional e acessível é essencial, principalmente para os pais, que precisarão atender às necessidades da criança com rapidez e da forma menos trabalhosa quanto possível.

Assim, antes de qualquer coisa, é importante dispor os móveis de maneira que o espaço de circulação seja bastante livre. Um problema relacionado a isso é notado pela designer de interiores e personal organizer do Visite Nossa Casa Naila Broisler, que acredita que o excesso de mobílias pode deixar o quarto exagerado e recomenda que o enxoval seja adquirido em quantidade que possa ser armazenado sem exigir maiores adaptações no cômodo.

Unidos às questões de espaço, outros detalhes também devem ser vistos como prioridade. Para garantir um sono de boa qualidade ao bebê, Naila afirma que a localização das janelas deve ser bem combinada com a posição do berço a fim de prover à criança uma boa ventilação e uma iluminação que não atrapalhe também sua rotina de amamentação, além da observação da segurança contra quedas e entrada de insetos, por exemplo. O conforto térmico pode ser proporcionado conjuntamente com o piso escolhido para o quarto, que também deve ser de fácil limpeza.

Ideias de móveis e acessórios para o quarto do bebê

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Nos primeiros meses de vida, o quarto do bebê precisa ser mais condizente com as necessidades dos pais, mas assim que a criança começa a explorar o ambiente, outros cuidados e alguns atrativos se fazem necessários. Para evitar que reformas, grandes esforços e muitos gastos sejam necessários, uma solução inteligente é planejar o cômodo de forma que possa ser adaptado para diferentes idades apenas com a substituição de móveis ou itens decorativos.

Para garantir o seu conforto e não deixar nada faltar para os cuidados básicos do seu filho, as profissionais Ana Lúcia e Naila selecionaram os itens imprescindíveis para o quarto do bebê, lembrando que não é preciso gastar muito para ter móveis de qualidade, e o custo-benefício dever ser sempre levado em conta, já que alguns itens podem durar anos e serem reinventados para se adequarem a diferentes fases da vida da criança. Também vale ressaltar que ter todos esses itens no quarto do bebê não é uma obrigatoriedade e é possível adaptar o quarto conforme suas possibilidades para receber a criança com conforto e segurança.

  • Berço: como móvel mais importante do quarto de bebê, o berço deve ser de boa qualidade e vale a pena um investimento mais alto, principalmente se o modelo possibilitar armação para cama posteriormente. Independente de marca, Naila recomenda que seja verificada a garantia da peça pelo Inmetro.
  • Cesto: para facilitar o transporte do bebê adormecido, Ana Lúcia recomenda que um cesto ou mesmo o carrinho fique sempre à disposição dos pais e tenha um lugar certo para ser armazenado.
  • Cômoda: tanto para guardar roupas e peças do enxoval quanto para armazenar produtos de higiene, a cômoda pode ficar próxima ao trocador ou mesmo ser a base dele. Assim, a troca de fraldas e de roupas é facilitada pela possibilidade de se ter tudo à mão.
  • Trocador: podendo ser integrado com a cômoda ou um objeto avulso, o trocador geralmente é confeccionado como um colchão fino de espumada forrado por tecido e material plástico, o que facilita sua limpeza. A peça pode ser combinada com o tema ou com as cores do quarto ou pode ser de tons neutros.
  • Prateleiras: são a melhor alternativa para casos em que uma cômoda com gavetas não é uma opção. Sua instalação pode ser feita logo acima do trocador para que os itens de higiene do bebê fiquem dispostos organizadamente e ao alcance dos pais.
  • Poltrona: um móvel opcional é a poltrona, que pode ser posicionada no quarto da criança, principalmente para o conforto da mãe, que poderá amamentar o bebê com maior comodidade.
  • Abajour: para que o momento da amamentação seja mais prazeroso para a mamãe e o bebê, Naila recomenda que um abajour com dimerizador seja adquirido. A possibilidade de ajustar a intensidade da iluminação ajuda na criação de um ambiente mais íntimo e confortável.
  • Baú: outra peça opcional para complementar a decoração do quarto e torná-lo mais funcional é o baú ou uma grande caixa organizadora, que pode servir para armazenar fraldas, roupas de cama e, posteriormente, brinquedos.

Escolhendo a cor e a tinta certa para o quarto do bebê

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Prezar pelo bem-estar da criança é o ponto primordial na hora de montar o quarto do bebê e essa atenção deve ser dedicada também à escolha da tinta que cobrirá as paredes do cômodo. Para garantir que o ambiente esteja sempre limpo e que seu filho não corra nenhum risco de contaminação, recomenda-se o uso de tintas fabricadas a base de água e que sejam laváveis, como as acrílicas, indicadas pela designer de interiores Ana Lúcia Adriano, e as que não tenham acabamento totalmente fosco, conforme aconselha a profissional Naila Broisler.

Uma alternativa às tintas tradicionais é apresentada por Naila, que sugere a utilização de materiais minerais e ecológicos por “não possuírem auxílio de meio químico e não eliminarem toxinas”, explica. Hoje, no Brasil, a principal fornecedora com essa proposta é a Tinta Solum.

No que diz respeito a cores, é consenso entre as designers que a tonalidade escolhida deve estar de acordo com o gosto da família e principalmente da mãe, que deve passar mais tempo no quarto com o bebê por conta da amamentação. O gosto da criança, em primeiro momento, não precisa ser levado em consideração, já que esse tipo de preferência é formado ao longo da vida, a partir das experiências pessoais de cada um e não está diretamente ligada a convenções sociais.

Além disso, Ana Lúcia lembra que a percepção visual do bebê ainda está em formação e, por isso, é muito diferente da visão dos adultos. A distinção de cores ainda é muito simples em suas primeiras semanas de vida, mas as tonalidades já são percebidas, principalmente as mais vibrantes, o que justifica sua evitação. “É recomendado não abusar de cores quentes como o vermelho e amarelo em locais do campo de visão do bebê, como o teto ou parede frontal ao berço, pois podem trazer agitação em um momento que deve ser para descanso, amamentação e sono”, especifica Naila.

Transmitindo sensações para o quarto do bebê através das cores

A agitação é apenas um exemplo dos efeitos que as cores podem causar sobre as pessoas. Por motivações psicológicas, as cores têm a capacidade de transmitir sensações afetivas, materiais e em alguns casos físicas também, como frio e calor. Portanto, para alinhar seus votos ao bebê com as características desejadas para o quarto, pode ser interessante pesquisar um pouco sobre teorias das cores que, apesar de serem várias e inexatas, estabelecem várias convergências.

Abaixo, você confere algumas das sensações geralmente associadas às cores mais comuns nos quartos de bebê.

Branco e off-white

Foto: Reprodução / Project Nursery

Foto: Reprodução / Project Nursery

A cor branca e suas tonalidades derivadas estão afetivamente associadas à paz, limpeza, pureza e infância. Já materialmente, suas principais associações são com neve e leite. Porém, seu uso isolado, sem combinações com outras cores ou tons, pode remeter à carência e, com o tempo, tornar-se também irritante, podendo até aumentar a tendência ao desenvolvimento de caracteres esquizoides.

Em uma escala cromática mais avançada, aproximando-se dos tons de cinza, o branco ou “off-white” também se estabelece relações com a sabedoria, a maturidade e o passado.

Da esquerda pra direita: Suvinil Branco; Coral Sopro de Neve; Lukscolor Wool | Imagem: Dicas de Mulher

Da esquerda pra direita: Suvinil Branco; Coral Sopro de Neve; Lukscolor Wool | Imagem: Dicas de Mulher

Azul

Foto: Reprodução / Project Nursery

Foto: Reprodução / Project Nursery

Segundo estudiosos, o azul é a cor mais lembrada pela sociedade ocidental para fazer referências a valores como simpatia, harmonia e amizade. Além disso, suas associações materiais estão ligadas a elementos como céu, ar e água.

Por ser uma cor fria e relacionada ao céu, as sensações afetivas transmitidas pelo azul são de verdade, paz, serenidade, fidelidade, sonhos e eternidade. Em tonalidades escuras, essa cor também é associada a sobriedade, nobreza e intelectualidade.

Da esquerda pra direita: Suvinil Geleiras; Coral Azul Feriado; Lukscolor St. Petesburg | Imagem: Dicas de Mulher

Da esquerda pra direita: Suvinil Geleiras; Coral Azul Feriado; Lukscolor St. Petesburg | Imagem: Dicas de Mulher

Rosa

Foto: Reprodução / Decorating Den Interiors

Foto: Reprodução / Decorating Den Interiors

Comumente considerada uma cor feminina, o rosa simboliza ternura, inocência e amabilidade. Cabe ressaltar que a origem da consideração de “cor de menina” se deve apenas ao nome da flor e aos nomes próprios Rosa, tradicionalmente femininos.

Da esquerda pra direita: Canção de Ninar (Suvinil); Primrose (Lukscolor); Ameixa Japonesa (Coral) | Imagem: Dicas de Mulher

Da esquerda pra direita: Suvinil Canção de Ninar; Lukscolor Primrose; Coral Ameixa Japonesa | Imagem: Dicas de Mulher

Amarelo

Foto: Reprodução / Kate Mogul Interior Design

Foto: Reprodução / Kate Mogul Interior Design

Vibrante, o amarelo é uma cor que provoca dinamismo aos ambientes. Materialmente, suas ligações são com o verão, o calor do sol e flores.

Por ser uma cor quente, suas associações afetivas estão próximas às do vermelho, mas causam menos irritação. Conforto, esperança, espontaneidade e euforia são algumas das sensações causadas pelo amarelo, que, em tons mais fortes, pode também remeter ao ciúme, ao egoísmo e à inveja.

Da esquerda pra direita: Pão de Queijo (Suvinil); Picnic (Lukscolor); Dia Dourado (Coral) | Imagem: Dicas de Mulher

Da esquerda pra direita: Suvinil Pão de Queijo; Lukscolor Picnic; Coral Dia Dourado | Imagem: Dicas de Mulher

Verde

Foto: Reprodução / Project Nursery

Foto: Reprodução / Project Nursery

O verde, de um modo geral, é uma das melhores cores para quartos, pois é considerado relaxante e estimulador do sono. Por estar relacionada à ecologia, a cor também transmite calma e frescor, além de sensações afetivas como serenidade, coragem, tolerância e saúde.

Da esquerda pra direita: Coral Florestas do Norte; Suvinil Absinto; Lukscolor Oakland | Imagem: Dicas de Mulher

Da esquerda pra direita: Coral Florestas do Norte; Suvinil Absinto; Lukscolor Oakland | Imagem: Dicas de Mulher

Roxo

Foto: Reprodução / Annette Tatum

Foto: Reprodução / Annette Tatum

Resultado da mistura do azul com o vermelho, o roxo e seus tons adjacentes, como o violeta e o lilás, estão afetivamente ligados ao autocontrole, à calma, à dignidade, à grandeza, à delicadeza e à fantasia, o que pode estimular a imaginação.

As associações materiais dessa cor remetem à janelas, à noite, à aurora e ao mar profundor.

Da esquerda pra direita: Coral Uva Suave; Suvinil Ikebana; Lukscolor Twilight | Imagem: Dicas de Mulher

Da esquerda pra direita: Coral Uva Suave; Suvinil Ikebana; Lukscolor Twilight | Imagem: Dicas de Mulher

Tons terrosos

Foto: Reprodução / Elizabeth Gordon

Foto: Reprodução / Elizabeth Gordon

Mais próximos do marrom, os tons terrosos, por serem diretamente relacionados à terra, remetem a fecundidade. Afetivamente, suas associações são à resistência, vigor e melancolia.

Da esquerda pra direita: Palito de Picolé (Suvinil); Bronze Tibetano (Coral); Estocolmo (Lukscolor) | Imagem: Dicas de Mulher

Da esquerda pra direita: Suvinil Palito de Picolé; Coral Bronze Tibetano; Lukscolor Estocolmo | Imagem: Dicas de Mulher

Dicas para não errar na decoração

Com a cor do quarto definida, fica mais fácil pensar na decoração. O ideal é optar por peças e móveis que complementem o ambiente que você deseja que seja criado para o seu filho, mas, de todo modo, é importante previnir para que alguns erros muito comuns não sejam cometidos.

  • Evite exageros: é importante manter o quarto arejado e com um bom espaço para circulação. Para tanto, vale eliminar móveis que não serão usados por algum tempo e, principalmente, “um erro que está totalmente relacionado com isso é o exagero no enxoval feito pela família. É importante adquirir apenas uma quantidade de roupas e acessórios que possam ser armazenados com praticidade”, observa a designer de interiores Naila Broisler.
  • Cuidado com o tema: para não deixar o quarto cansativo, é interessante não utilizar as mesmas imagens e figuras muitas vezes repetidas. Além disso, vale optar por temas mais neutros, já que não é possível ter certeza de quais serão os gostos pessoais do seu filho.
  • Atenção aos tecidos: tanto para poltronas quanto para a roupa de cama do bebê, é importante escolher tecidos que sejam fáceis de limpar e secar, assim como se certificar de que os materiais não causarão alergias ou serão desconfortáveis.
  • Evite tapetes: bonitos, fofos e ótimos aliados para criar um ambiente aconchegante, os tapetes também exigem cuidados especiais. Para quartos de bebês, o ideal é escolher modelos que não sejam muito felpudos ou escorregadios. Essa opção ajuda a evitar acidentes e protege a criança de alergias e contaminações.
  • Verifique onde ficam os pontos de energia: muitas vezes esquecido, esse é um cuidado necessário mesmo antes do início da montagem do quarto do bebê. Naila lembra que tomadas podem vir a ser necessárias em casos de inalação, por exemplo. Por isso, certifique-se de que os pontos de energia serão de fácil acesso.
  • Não tenha medo de ousar: para tornar o quarto do seu filho um ambiente único, a criatividade é o melhor caminho. Fuja do lugar-comum e procure ideias alternativas para deixar tudo com a cara da família e ainda mais cheio de carinho!

Os estilos mais comuns de decoração para quarto de bebê

Toda decoração é única e, quanto mais personalizada, melhor. No entanto, alguns estilos de quarto de bebê nunca saem de moda — ou proporcionam maior liberdade para que a família inove e deixe o espaço da criança confortável, bonito e cheio de amor.

Provençal

Inspirado no estilo decorativo do sul da França, o quarto provençal é elegante e luxuoso. Seus móveis são sinuosos, com silhuetas bem definidas e, geralmente, fabricados em pátina. As cores mais utilizadas nesse tipo de decoração são as neutras e detalhes mais delicados, como florais ou xadrezes, também formam uma boa composição.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethcoombs" target="_blank">Modern Antiquity</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/bridgetray1970" target="_blank">Ray Interior Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/artforkids/afk-furniture" target="_blank">AFK Furniture</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/rockabyemommy/rockabye-mommy-llc" target="_blank">Rockabye Mommy</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://www.pinterest.com/pin/30258628723078593/" target="_blank">Pinterest</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/jackandjillinteriors/jack-and-jill-interiors" target="_blank">Jack and Jill Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/carolecarr/carole-carr-design" target="_blank">Carole Carr Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/mccroskeyinteriors/mccroskey-interiors" target="_blank">McCroskey Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethdinkel" target="_blank">Elizabeth Dinkel</a>

Clássico

Tão tradicional quanto o provençal, o quarto de decoração clássica também aparece mais em tons neutros, com cores mais focadas apenas nos objetos decorativos. Seus móveis contam com linhas mais retas e são considerados coringas para quem não quer correr o risco de errar.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethcoombs" target="_blank">Modern Antiquity</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/bridgetray1970" target="_blank">Ray Interior Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/artforkids/afk-furniture" target="_blank">AFK Furniture</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/rockabyemommy/rockabye-mommy-llc" target="_blank">Rockabye Mommy</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://www.pinterest.com/pin/30258628723078593/" target="_blank">Pinterest</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/jackandjillinteriors/jack-and-jill-interiors" target="_blank">Jack and Jill Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/carolecarr/carole-carr-design" target="_blank">Carole Carr Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/mccroskeyinteriors/mccroskey-interiors" target="_blank">McCroskey Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethdinkel" target="_blank">Elizabeth Dinkel</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/lorigentile" target="_blank">Lori Gentili Interior Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/studioschicketanz" target="_blank">Studio Schicketanz</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/marisamoore/interior-style-by-marisa-moore" target="_blank">Interior Style by Marisa Moore</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/lisaball" target="_blank">Design By Lisa</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/amberinteriors" target="_blank">Amber Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.alexandraabujamra.com.br/" target="_blank">Atelier Alexandra Abujamra</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.adebaby.com.br/galeria_meninas.swf" target="_blank">Ade Baby</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/144154/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://laybabylay.com/brigies-room-update" target="_blank">Lay Baby Lay</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.macarenagea.com/2014/05/28/baby-nursery-scandinavian/" target="_blank">Macarena Gea</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.interiorclip.com/interior/1920x1255/design-an-eco-friendly-modern-baby-nursery-modern-baby-nursery-design-ideas-18141.html" target="_blank">Interior Clip</a>

Colorido e divertido

Os quartos coloridos ou divertidos são os menos procurados, segundo a especialista Naila Broisler. Menos preso a inspirações tradicionais, esse tipo de quarto costuma trazer um mix de estilos, misturando móveis vintage com acessórios minimalistas e dando liberdade para que a família crie um ambiente novo e mais personalizado para o bebê.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethcoombs" target="_blank">Modern Antiquity</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/bridgetray1970" target="_blank">Ray Interior Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/artforkids/afk-furniture" target="_blank">AFK Furniture</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/rockabyemommy/rockabye-mommy-llc" target="_blank">Rockabye Mommy</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://www.pinterest.com/pin/30258628723078593/" target="_blank">Pinterest</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/jackandjillinteriors/jack-and-jill-interiors" target="_blank">Jack and Jill Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/carolecarr/carole-carr-design" target="_blank">Carole Carr Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/mccroskeyinteriors/mccroskey-interiors" target="_blank">McCroskey Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethdinkel" target="_blank">Elizabeth Dinkel</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/lorigentile" target="_blank">Lori Gentili Interior Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/studioschicketanz" target="_blank">Studio Schicketanz</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/marisamoore/interior-style-by-marisa-moore" target="_blank">Interior Style by Marisa Moore</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/lisaball" target="_blank">Design By Lisa</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/amberinteriors" target="_blank">Amber Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.alexandraabujamra.com.br/" target="_blank">Atelier Alexandra Abujamra</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.adebaby.com.br/galeria_meninas.swf" target="_blank">Ade Baby</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/144154/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://laybabylay.com/brigies-room-update" target="_blank">Lay Baby Lay</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.macarenagea.com/2014/05/28/baby-nursery-scandinavian/" target="_blank">Macarena Gea</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.interiorclip.com/interior/1920x1255/design-an-eco-friendly-modern-baby-nursery-modern-baby-nursery-design-ideas-18141.html" target="_blank">Interior Clip</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/stewarthorton" target="_blank">Horton & Co. Designers</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/benedictaugust/benedict-august" target="_blank">Benedict August</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/rlreider/rachel-reider-interiors" target="_blank">Rachel Reider Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/user/nessadee" target="_blank">Nessadee</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/annettetatum" target="_blank">Annette Tatum</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.apartmenttherapy.com/a-bright-urban-nursery-for-baby-my-room-210951" target="_blank">Apartment Therapy</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.apartmenttherapy.com/my-room-baby-davis-155113" target="_blank">Apartment Therapy</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.apartmenttherapy.com/my-room-baby-bootschicago-il-154626" target="_blank">Apartment Therapy</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://design-milk.com/the-finished-nursery-and-welcome-little-milk/" target="_blank">Design Milk</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://projectnursery.com/projects/modern-garden-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/scarletts-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/an-urban-graphic-bay-area-nursery-for-west/" target="_blank">Project Nursery</a>

Temáticos

Recomendado por Ana Lúcia Adriano para criar um espaço lúdico no qual o bebê sinta-se envolvido pela imaginação, o quarto temático é concebido a partir da escolha de um personagem, história ou assunto. As imagens podem aparecer na roupa de cama, em quadros e no papel de parede, mas com cautela para que a decoração não se torne enjoativa.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethcoombs" target="_blank">Modern Antiquity</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/bridgetray1970" target="_blank">Ray Interior Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/artforkids/afk-furniture" target="_blank">AFK Furniture</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/rockabyemommy/rockabye-mommy-llc" target="_blank">Rockabye Mommy</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://www.pinterest.com/pin/30258628723078593/" target="_blank">Pinterest</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/jackandjillinteriors/jack-and-jill-interiors" target="_blank">Jack and Jill Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/carolecarr/carole-carr-design" target="_blank">Carole Carr Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/mccroskeyinteriors/mccroskey-interiors" target="_blank">McCroskey Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethdinkel" target="_blank">Elizabeth Dinkel</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/lorigentile" target="_blank">Lori Gentili Interior Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/studioschicketanz" target="_blank">Studio Schicketanz</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/marisamoore/interior-style-by-marisa-moore" target="_blank">Interior Style by Marisa Moore</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/lisaball" target="_blank">Design By Lisa</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/amberinteriors" target="_blank">Amber Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.alexandraabujamra.com.br/" target="_blank">Atelier Alexandra Abujamra</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.adebaby.com.br/galeria_meninas.swf" target="_blank">Ade Baby</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/144154/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://laybabylay.com/brigies-room-update" target="_blank">Lay Baby Lay</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.macarenagea.com/2014/05/28/baby-nursery-scandinavian/" target="_blank">Macarena Gea</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.interiorclip.com/interior/1920x1255/design-an-eco-friendly-modern-baby-nursery-modern-baby-nursery-design-ideas-18141.html" target="_blank">Interior Clip</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/stewarthorton" target="_blank">Horton & Co. Designers</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/benedictaugust/benedict-august" target="_blank">Benedict August</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/rlreider/rachel-reider-interiors" target="_blank">Rachel Reider Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/user/nessadee" target="_blank">Nessadee</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/annettetatum" target="_blank">Annette Tatum</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.apartmenttherapy.com/a-bright-urban-nursery-for-baby-my-room-210951" target="_blank">Apartment Therapy</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.apartmenttherapy.com/my-room-baby-davis-155113" target="_blank">Apartment Therapy</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.apartmenttherapy.com/my-room-baby-bootschicago-il-154626" target="_blank">Apartment Therapy</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://design-milk.com/the-finished-nursery-and-welcome-little-milk/" target="_blank">Design Milk</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://projectnursery.com/projects/modern-garden-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/scarletts-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/an-urban-graphic-bay-area-nursery-for-west/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/leclairdecor" target="_blank">Leclair Decor</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/ralc" target="_blank">Ishoka London</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/kristinashleyinteriors" target="_blank">Kristin Ashley Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/dvira" target="_blank">Dvira - Interior Design Toronto</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/noha_hassan_smith" target="_blank">Noha Hassan Designs</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/chdmag" target="_blank">Charleston Home + Design Mag</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://projectnursery.com/projects/toy-story-boys-room/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/robot-nursery-2/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/macey-quinns-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/selahs-explorer-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>

Decoração para comprar

Hoje em dia, há inúmeras opções de produtos para bebês no mercado; há também as peças decorativas que podem ser facilmente adaptadas para o quarto do seu filho e, ainda, aquelas mais neutras, que conversam com o restante do ambiente e se adequam ao contexto em que são inseridas.

Na hora da compra, mais importante do que a beleza dos objetos, é verificar sua qualidade, durabilidade e segurança. Não hesite em fazer perguntas aos vendedores e procure o selo do Inmetro dos produtos, principalmente do berço. Também “é interessante pesquisar o nível de satisfação dos clientes da loja que você estiver consultando e o seu tempo de mercado, essas são mais algumas garantias do nível das peças”, sugere Ana Lúcia.

Na galeria abaixo, estão disponíveis alguns itens que podem fazer toda a diferença no quarto do seu bebê e que podem ser adquiridos em lojas virtuais.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethcoombs" target="_blank">Modern Antiquity</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/bridgetray1970" target="_blank">Ray Interior Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/artforkids/afk-furniture" target="_blank">AFK Furniture</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/rockabyemommy/rockabye-mommy-llc" target="_blank">Rockabye Mommy</a>
Foto: Reprodução / <a href="https://www.pinterest.com/pin/30258628723078593/" target="_blank">Pinterest</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/jackandjillinteriors/jack-and-jill-interiors" target="_blank">Jack and Jill Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/carolecarr/carole-carr-design" target="_blank">Carole Carr Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/mccroskeyinteriors/mccroskey-interiors" target="_blank">McCroskey Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/elizabethdinkel" target="_blank">Elizabeth Dinkel</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/lorigentile" target="_blank">Lori Gentili Interior Design</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/studioschicketanz" target="_blank">Studio Schicketanz</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/marisamoore/interior-style-by-marisa-moore" target="_blank">Interior Style by Marisa Moore</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/lisaball" target="_blank">Design By Lisa</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/amberinteriors" target="_blank">Amber Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.alexandraabujamra.com.br/" target="_blank">Atelier Alexandra Abujamra</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.adebaby.com.br/galeria_meninas.swf" target="_blank">Ade Baby</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/144154/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://laybabylay.com/brigies-room-update" target="_blank">Lay Baby Lay</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.macarenagea.com/2014/05/28/baby-nursery-scandinavian/" target="_blank">Macarena Gea</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.interiorclip.com/interior/1920x1255/design-an-eco-friendly-modern-baby-nursery-modern-baby-nursery-design-ideas-18141.html" target="_blank">Interior Clip</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/stewarthorton" target="_blank">Horton & Co. Designers</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/benedictaugust/benedict-august" target="_blank">Benedict August</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/rlreider/rachel-reider-interiors" target="_blank">Rachel Reider Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/user/nessadee" target="_blank">Nessadee</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/annettetatum" target="_blank">Annette Tatum</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.apartmenttherapy.com/a-bright-urban-nursery-for-baby-my-room-210951" target="_blank">Apartment Therapy</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.apartmenttherapy.com/my-room-baby-davis-155113" target="_blank">Apartment Therapy</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.apartmenttherapy.com/my-room-baby-bootschicago-il-154626" target="_blank">Apartment Therapy</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://design-milk.com/the-finished-nursery-and-welcome-little-milk/" target="_blank">Design Milk</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://projectnursery.com/projects/modern-garden-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/scarletts-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/an-urban-graphic-bay-area-nursery-for-west/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/leclairdecor" target="_blank">Leclair Decor</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/ralc" target="_blank">Ishoka London</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/kristinashleyinteriors" target="_blank">Kristin Ashley Interiors</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/dvira" target="_blank">Dvira - Interior Design Toronto</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/noha_hassan_smith" target="_blank">Noha Hassan Designs</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://www.houzz.com/pro/chdmag" target="_blank">Charleston Home + Design Mag</a>
Foto: Reprodução / <a href="http://projectnursery.com/projects/toy-story-boys-room/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/robot-nursery-2/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/macey-quinns-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>
Foto: Reprodução / <a href=" http://projectnursery.com/projects/selahs-explorer-nursery/" target="_blank">Project Nursery</a>
Adesivo de parede por R$72,00 na <a href="http://www.elo7.com.br/adesivo-bailarina-bela/dp/4FC5EE#nd=0&df=d&uso=o&pso=up&osbt=b-o&srq=0&sv=0" target="_blank">Elo7</a>
Almofada para amamentação por R$83,90 na <a href="http://www.bebefacil.com.br/descanso-de-pescoco-microsoft-blue-captain---classic-for-baby/p" target="_blank">Bebê Fácil</a>
Almofada personalizada com nome por R$36,00 na <a href="http://www.loja.ideiafofa.com.br/product/797610/mini-nuvem-personalizada" target="_blank">Ideia Fofa</a>
Apoio para troca de fralda por R$79,90 na <a href="http://www.bebefacil.com.br/segura-nene-em-malha-blue-captain---classic-for-baby/p" target="_blank">Bebê Fácil</a>
Almofada Lepetit Robot por R$29,90 na <a href="http://www.bebestore.com.br/bebestore/produto/almofada-lepetit-robo--corttex/721036" target="_blank">Bebê Store</a>
Kit de higiene por R$124,90 na <a href="http://www.tricae.com.br/kit-economico-zoo-verde-carinha-de-bebe-70827.html" target="_blank">Tricae</a>
Kit de lençol básico por R$120,00 na <a href="http://www.elo7.com.br/kit-basico-estrela/dp/4FB096#nd=0&df=d&uso=o&pso=up&osbt=b-o&srq=0&sv=0" target="_blank">Elo7</a>
Lixeira boné azul por R$39,90 na <a href="http://www.tricae.com.br/lixeira-bone-azul-detalhes-61913.html" target="_blank">Tricae</a>
Luminária pendente por R$274,71 na <a href="https://www.etsy.com/pt/listing/203249793/kids-lampchildrens-lamplamp-for?ref=sr_gallery_20&ga_search_query=abajour+beb%C3%AA&ga_search_type=all&ga_view_type=gallery" target="_blank">Etsy</a>
Luminária de parede por R$401,49 na <a href="https://www.etsy.com/pt/listing/190560483/sleepy-star-wall-lamp-with-glowing?ref=sr_gallery_32&ga_search_query=abajour+beb%C3%AA&ga_search_type=all&ga_view_type=gallery" target="_blank">Etsy</a>
Móbile musical girafas por R$129,90 na <a href="http://www.bebestore.com.br/bebestore/produto/mobile-musical-girafas--dican/45589" target="_blank">Bebê Store</a>
Quadro “sonhe grande, pequenino” por R$50,34 na <a href="https://www.etsy.com/pt/listing/154931057/dream-big-little-one-quote-art-print?ref=sr_gallery_41&ga_search_query=quarto+beb%C3%AA&ga_search_type=all&ga_view_type=gallery" target="_blank">Etsy</a>
Pôster “bom dia, bebê” por R$15,75 na <a href="https://www.etsy.com/pt/listing/225540541/bonjour-bebe-nursery-wall-art-printable?ref=sr_gallery_41&ga_search_query=beb%C3%AA&ga_order=most_relevant&ga_search_type=all&ga_view_type=gallery" target="_blank">Etsy</a>
Régua de crescimento para parede por R$79,90 na <a href="http://www.bebestore.com.br/bebestore/produto/regua-de-crescimento-ovelha--sonho-de-luz/847240" target="_blank">Bebê Store</a>

Decorando com economia

Preparar o quarto para a chegada do bebê não precisa ser uma tarefa que envolva altos custos. É possível deixar o espaço confortável e bonito sem gastar muito e preocupando-se apenas com fatores realmente importantes, como a qualidade e o acabamento dos móveis, para que acidentes sejam evitados.

Reaproveitar móveis antigos, utilizar o berço de um filho mais velho ou parente, e dar uma nova utilidade para mobílias abandonadas, além de proporcionar uma economia de dinheiro, também são opções mais sustentáveis, por evitar o descarte. Para tanto, o principal segredo é usar a imaginação e apostar nas suas ideias para reformas e reinvenções.

A profissional Naila Broisler dá algumas dicas de itens que podem ser feitos em casa por você com materiais simples, como um cabideiro para pendurar roupas utilizando apenas uma ripa de madeira e ganchos, uma variação de carimbos para parede produzidos com EVA e até pendentes para lâmpadas, que só precisam de moldes de bexiga, barbantes cola e tesoura.

Faça você mesma a decoração

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para se divertir, exercitar a criatividade e deixar o quarto do seu bebê lindo e cheio de amor em cada detalhe, use a internet a seu favor e coloque a mão na massa!

Abaixo, você confere uma seleção de vídeos que te ensinam a confeccionar cinco itens decorativos diferenciados, fáceis de fazer e que podem dar um toque todo especial ao ambiente.

Móbiles

Ótimos para aguçar a visão da criança e provocar outros estímulos sensoriais, os móbiles ficam pendurados sobre os berços e apresentar diferentes formas e cores para o bebê. Essa peça decorativa pode ser feita em diversos materiais e confeccionada em casa sem grandes segredos.

Luminária de bexiga e barbante

Os pendentes para iluminação ajudam a diminuir a intensidade da luz e até a criar diferentes sombras nas paredes. A técnica do barbante com bexigas também pode ser utilizada para criar moldes para outras peças decorativas, como caixas e cestas.

Letras decorativas

Usar as iniciais ou o nome completo do seu filho também é uma opção bacana para deixar o quarto com mais personalidade. Com moldes, em caixas de madeira ou confeccionadas com papelão, as letras decorativas podem ser pintadas e desenhadas da forma que mais combinar com o ambiente.

Kit higiene

Caixas para guardar pomadas, lenços umedecidos, algodões e outros itens de higiene podem ser confeccionadas com facilidade em MDF. Basta adquirir as peças em lojas especializadas em artesanato e pensonalizá-las com tinta, aplicação de tecidos e até de pedraria.

Almofada para amamentação

As almofadas para amamentação são perfeitas para proporcionar maior conforto à mamãe, e quem já tem alguma familiaridade com a costura pode fabricá-las em casa. Para este item, o legal é procurar tecidos que combinem com o restante da decoração do quarto, fazendo com que a peça fique ainda mais pessoal e especial para o bebê.

A ideia é que essas dicas deixem a família mais tranquila na hora de preparar um cômodo tão importante, com o qual é preciso ter o máximo de cuidado. Mesmo porque além da certeza de que o quarto oferecerá ao bebê toda segurança necessária e será um ambiente tranquilo e acolhedor, é possível que o recinto da criança seja bem decorado gastando-se pouco.

Assuntos: Bebês

Dicas pela Web