Postura correta: dicas de um profissional e exercícios para mantê-la

Escrito por
Em 01.06.20

iStock

Sabemos da importância da postura correta e que devemos nos atentar a ela para evitar dores e lesões. Por isso, conversamos com o personal trainer Fernando Nonaka, que nos deu dicas para ter e manter a postura cotidianamente. Também separamos exercícios que podem ajudar na postura e garantir mais saúde e disposição. Fique com a gente e confira!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

10 dicas para ter a postura correta

A postura corporal se refere à posição em que nosso corpo está. A postura correta é aquela que nos permite realizar atividades sem desconforto e sem nos lesionar. Quer saber como manter a sua? Confira as dicas do personal trainer Fernando Nonaka e se cuide!

  1. Conheça seu corpo: aprender sobre a anatomia e biomecânica do corpo humano é importante para você saber qual postura manter no dia a dia e, assim, evitar lesões.
  2. Invista em ergonomia: equipamentos ergonômicos são aqueles que propiciam boas condições para trabalhar. Tê-los e usá-los no trabalho ou em casa é essencial para a segurança e evita lesões e desconfortos desnecessários.
  3. Policie sua postura no dia a dia: aprender a postura correta e ter móveis ergonômicos não adiantam se isso não for aplicado ao cotidiano, por isso, policie sua postura. É normal, às vezes, estarmos sem querer em posições desfavoráveis, mas saiba perceber e ajustar.
  4. Não fique muito tempo na mesma posição: no trabalho, é normal ficarmos horas na mesma posição, e isso pode ser muito prejudicial. Fernando indica que levantar a cada hora de trabalho e dar aquela alongada é o ideal!
  5. Use o celular corretamente: é comum, ao usarmos o celular, deixá-lo na linha da cintura e inclinar a cabeça, o que resulta em uma posição inapropriada. Por isso, quando usar o aparelho, leve-o à altura dos olhos. Mas, cuidado: ficar longos períodos assim pode tensionar demais a musculatura braquial.
  6. Não exagere na carga: o personal trainer explica que o exagero de peso em bolsas e mochilas é prejudicial à saúde e pode causar lesões cervicais, assim como manter a bolsa em apenas um lado do corpo por longos períodos. Na academia, é a mesma coisa: não invista em muita carga sem a execução correta dos exercícios.
  7. Cuidado com o salto alto: o salto, se usado excessivamente, pode prejudicar sua postura e trazer malefícios à saúde, como lesões na coluna. Por isso, use de maneira moderada.
  8. Faça exercícios físicos moderados: fazer musculação e/ou pilates já tem demonstrado grandes benefícios para a saúde da coluna e correção de desvios posturais, já que ter o core fortalecido é essencial para evitar lesões.
  9. Durma corretamente: o primeiro passo é escolher um bom travesseiro e colchão. Embora não exista a melhor posição para dormir, pois isso depende de muitos fatores, em casos de dor na coluna e lombar é recomendável dormir na posição de decúbito lateral (de ladinho), pois preserva a curvatura da coluna.
  10. Faça uma avaliação física postural: a avaliação postural é importante, já que permite identificar possíveis desvios posturais e, assim, fazer exercícios mais específicos e se adequar à melhor postura. Se, apesar de seguir as orientações, você sentir dor, o ideal é procurar um médico, pois já pode existir alguma lesão. O profissional vai orientar qual o melhor tratamento ou encaminhar a um fisioterapeuta.

A manutenção da postura correta é uma tarefa diária, então não deixe de seguir as dicas e investir na saúde do seu corpo! Está esperando o que para colocar a teoria em prática?

Exercícios para ajudar com a postura

Sabendo da importância da postura correta e com as dicas certas, é hora de conhecer exercícios que podem te ajudar na missão de cuidar da coluna. Dá uma olhada no que separamos!

5 exercícios para fazer em casa

Nesse vídeo, você encontra dicas de exercícios para melhorar a postura. Eles são simples e não demandam nenhum equipamento. É praticidade e saúde!

Exercícios de pilates para a coluna

Se você adora pilates ou tem vontade de conhecer a prática, esse vídeo é para você! São exercícios focados na saúde da coluna e lombar para iniciantes. Confira e aproveite!

Yoga para a coluna

Continua após o anúncio

O yoga é uma prática relaxante e que pode ser também muito útil para a postura correta. No vídeo, você encontra uma professora ensinando movimentos que você pode praticar em qualquer lugar!

Exercícios de RPG para a postura correta

Alguns exercícios são verdadeiros aliados no fortalecimento do core e postura adequada. Dá uma olhada nesses movimentos e dicas para cuidar já do corpo!

Viu só como a postura correta é importante para a saúde e qualidade de vida? Não deixe de se cuidar! Veja também tudo sobre alongamento e se jogue na prática!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar